Carne Mal Passada Sangrando? A Verdade Nua e Crua!
10
0

Carne Mal Passada Sangrando? A Verdade Nua e Crua!

Sabe aquela famosa carne “mal passada” que frequentemente é confundida com “sangrando”?

Marco Rodrigues
2 min
10
0

Sabe aquela famosa carne “mal passada” que frequentemente é confundida com “sangrando”?

Email image

Então, temos uma notícia para você, não é sangue.

Surpreedi você né?!

Pois é, no próximo churras de família, você vai poder explicar para àquela sua tia, que sempre reclama que a carne está “mugindo”, àquela que você simplesmente tem vontade de pegar um carvão e servir no prato rsrs…que aquela cor vermelha, na verdade, é a proteína da carne!

SAÚDE E HIGIENE

Por questões de higiene e saúde, os órgãos reguladores, como o Instituto de defesa agropecuária do Espírito Santo, por exemplo, orientam que:

“Assim que ocorre o abate do animal, deve-se ocorrer uma sangria completa dele, realizada com este suspenso pelos membros posteriores, ou, por outro método estabelecido em norma complementar.

Portanto, nenhuma manipulação poderá ser iniciada, até que o sangue tenha escoado o máximo possível, respeitando o período mínimo de sangria estabelecido em norma.”

Logo após o abate do animal, cumpre-se o rito de escoamento do sangue, sobrando muito pouco no coração, pulmões e em algumas partes que sequer chegam às mesas (exceto em casos muito específicos).

HEMOGLOBINA E MIOGLOBINA

O sangue é vermelho, porque contém a proteína chamada hemoglobina, presente apenas no tecido sanguíneo e possui como função básica transportar oxigênio pelo organismo.

Já a cor vermelha da carne que comemos, não é por causa da hemoglobina, e sim, da mioglobina, que também é uma proteína e sua função é acumular oxigênio nas células musculares para a produção de energia necessária à contração muscular.

Peraí que você já vai entender melhor tudo isso!

Todas as carnes vermelhas, como a de bovinos, ovinos e suína, são provenientes de músculos usados por muito tempo, realizando atividades realmente extenuantes.

Veja os músculos de um bovino por exemplo, estes carregam um animal enorme o tempo todo e, realizar o trabalho de segurar em pé um grande animal, exige uma grande quantidade de oxigênio como combustível e é aí que a mioglobina entra cumprindo seu papel.

Portanto, quando você servir aquela carninha mal passada para sua tia, basta dizer que não é sangue e sim mioglobina, que está tudo certo.

E AGORA?

Agora que você entendeu que o sangue da carne mal passada não é sangre, aproveita e compartilha esse texto com os amigos e a tia!