Seja capitão de si
0
0

Seja capitão de si

Seja capitão de si, seja capitão do seu destino! A princípio, quando se lê essa frase, facilmente passa em nossa mente, uma ideia preconceituosa sobre palestrantes renomados, aquele coach gordo que te ensina a emagrecer, ou, aquele professor ...

Marco Rodrigues
3 min
0
0

Seja capitão de si, seja capitão do seu destino! A princípio, quando se lê essa frase, facilmente passa em nossa mente, uma ideia preconceituosa sobre palestrantes renomados, aquele coach gordo que te ensina a emagrecer, ou, aquele professor de negócios que nunca atuou em uma empresa (E, você tem todo direito de pensar assim!). Mas, deixando um pouco de lado todo essa nossa bagagem preconceituosa, bem puxada para o lado “motivacional”, se pararmos para pensar de cabeça aberta para o real significado que essa frase carrega, certamente é possível tirar boas lições para a vida. 

Email image

A palavra capitão Deriva do latim, passando ao baixo latim de caput a capitanis, ou o chefe ou o que comanda. Para fins de “viagem”. Consideremos que o capitão em questão, seria aquele que comanda uma embarcação em uma determinada missão, e aqui em nossa “viagem” a missão seria a de levar a embarcação do ponto de origem “A” para o destino “B”. Antes de partir, o capitão se reúne com sua equipe, e traça um plano para que a embarcação e todos que estão à bordo, cheguem no destino final ilesos.  Nesta discussão, foi discutido pontos como:

- Quantidade necessária de suprimentos (alimentos, água, rum, medicamentos, roupas, cobertores, combustível, etc.);

- Equipamentos necessários para a missão (Armas, cordas, luz de emergência, ferramentas de manutenção, motores reserva, etc.)

- Habilidades necessárias por tripulante (enfermeiro, mecânico, estrategista, faxineiro, cozinheiro, etc.)

- Estabelecimento de planos de contingência (Se o dia for de tempestade, deve-se acionado o plano “A”, será necessário reduzir a velocidade, a equipe que cuida do peso da embarcação deve adotar uma postura mais rigorosa e avaliar se existe a necessidade de esvaziar pouco, médio, ou, muito a embarcação, etc. Mas, se o dia apresentar calor, seguirá o plano “B”, onde a velocidade será a máxima e a postura da equipe toda é de apenas manter os níveis mínimos de segurança. Ou, se acontecer determinado evento, supondo que a embarcação tenha batido, a equipe deverá acionar a guarda costeira, avaliar a necessidade de esvaziar a embarcação para ganhar tempo, distribuir coletes salva-vidas, preparar botes, etc.)

Eis o segredo sobre ser capitão da sua vida, notem que aqui podemos fazer um paralelo com as nossas vidas, pois assim como o mar está para o barco, a vida está para nós! O Mar simplesmente é superior a qualquer embarcação, é simplesmente uma força da qual não temos controle e, não podemos apenas navegar por ela sem preparo, não podemos encará-lo deixando o nos levar (como diria o Zeca Pagodinho). Agora, como reagiremos aos eventos da natureza (ou a vida), isso sim está sob controle, por isso é necessário ter a mesma postura de um capitão da embarcação no exemplo acima, em nossas vidas.  Pois, se queremos conquistar objetivos, também teremos o ponto de partida e o ponto de destino, devemos questionar o que é necessário fazer para chegar no destino, qual o recurso necessário (seja conhecimento, material, espiritual, comportamental, etc.), assim como não existe constância no mar, sabemos que a vida não é uma constante e eventos podem ocorrer, qual a postura necessária diante de um evento, quão frágil eu estaria se eu perdesse um parente, emprego, ou, qualquer outra perda relevante (e aqui cabe uma reflexão pessoal). O que não pode acontecer é deixar a vida nos levar, um mínimo de “planejamento”e “fazejamento” é necessário, pois como é citado no filme Alice no país das maravilhas:  - “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve!”.