Arbitragem do futebol Brasileiro e o VAR, isso sempre dá o que falar..
1
0

Arbitragem do futebol Brasileiro e o VAR, isso sempre dá o que falar..

Quando entramos em um debate a respeito do futuro para qual caminha a sociedade não podemos deixar de tocar no assunto que diz a respeito a tecnologia, de certa forma ela está presente em quase tudo que fazemos e quase tudo que usamos desde u...

Thiago Meschke
4 min
1
0

Quando entramos em um debate a respeito do futuro para qual caminha a sociedade não podemos deixar de tocar no assunto que diz a respeito a tecnologia, de certa forma ela está presente em quase tudo que fazemos e quase tudo que usamos desde uma tecnologia simples como o uso de uma calculadora até os mais complexos como a fabricação de um carro elétrico.

O uso da tecnologia nos esportes não é algo novo, como por exemplo, revelar se a bola passou ou não da linha do gol. Já podemos dizer que esse é um problema no qual dificilmente voltaremos a nos preocupar já que se essa tecnologia tivesse sido implementada antes do ano de 2010 a Seleção da Inglaterra teria empatado o jogo contra a Alemanha (Em um "chutaço" de Frank Lampard nas Oitavas de finais da Copa do Mundo de 2010) e o jogo poderia ter dito outro desfecho. O chip na bola foi implementado e utilizado durante a Copa das Confederações em 2013 e Copa do Mundo em 2014, no Brasil e acabou funcionando muito bem apesar de ainda ocorrerem algumas intervenções para confirmar gols claros. Esses avanços para os esportes vão tornar os erros humanos bem menos frequentes, mas isso não quer dizer que a tecnologia vai se tornar  um milagre para resolver tudo e aqui estamos para falar a respeito do uso do VAR no auxílio da tomada de decisão pela arbitragem brasileira.

Todos que acompanham o Futebol em si mais precisamente o Futebol Brasileiro já notaram que as polêmicas e as reclamações a respeito da arbitragem ganham cada vez mais força, mas será que o VAR pode resolver esses problemas que vira e mexe prejudica a sua equipe ou os dirigentes das equipes não se importam muito em "resolver" esse problema.

Faremos uma comparação rápida de alguns pontos a respeito da utilização do VAR no Brasil e na Inglaterra (o campeonato mais valioso do mundo):

Profissionalismo: No futebol Brasileiro o que acontece em muitos casos é que os árbitros exercem outras funções que não são relacionadas ao futebol, fator que acaba colocando em xeque o amadorismo da arbitragem Brasileira diferentemente da arbitragem Inglesa na qual todos os árbitros são profissionais da arbitragem e comi isso contam com todo treinamento e apoio que se faz necessário.

Rigidez: Em um campeonato onde se prioriza a bola rolando e não são marcadas faltas com tanta frequência, no campeonato Inglês o árbitro de campo tem muito mais autonomia e poder de decisão fazendo com que o VAR seja utilizado mais perto da finalização do que desde a origem do lance em si. Diferentemente no Brasil que o VAR acaba servindo de muleta para quase todas as decisões dos árbitros e bandeiras.

Transparência: No campeonato Brasileiro o árbitro quando é chamado caminha até o VAR e com a ajuda da cabine de arbitragem analisa o lance e toma a sua decisão, já no campeonato Inglês o telão transmite toda e qualquer imagem que está sendo analisada na cabine do VAR o que acaba deixando todos aqueles presentes no estádio menos angustiados.

É verdade que CBF toma algumas ações para isso melhorar, por exemplo, todas as conversas que são feitas na sala do VAR agora podem ser ouvidas posteriormente em seu site oficial, mas não podemos negar e sim concluir que a utilização do VAR no campeonato Inglês é muito mais positiva que negativa que no Brasil e todos esses aspectos deveriam ser trazidos para o campeonato Brasileiro o mais rápido possível, porque se lá funciona tão bem aqui também pode funcionar da mesma forma.

O que acontece e podemos ver com clareza é que os responsáveis sobre esses assuntos aqui no Brasil não levantam essa bandeira, não correm atrás dessas melhorias já que enquanto a arbitragem comete os seus erros ou o VAR falha, os dirigentes dos clubes Brasileiros nunca vão "ter culpa" do resultado das suas equipes e consequentemente da má gestão do clube, pois sempre tentam jogar a culpa para cima da arbitragem e com isso escondem toda a sujeira debaixo dos panos.

Email image