Ballon d'Or ou Bola de Ouro, polêmica a vista!
3
0

Ballon d'Or ou Bola de Ouro, polêmica a vista!

Chegamos ao ponto crucial da temporada Europeia e é claro que não é a primeira vez que os amantes de futebol "polemizam" a maior premiação individual feita ao melhor jogador da temporada no futebol, claro essa entregue pela France Football e ...

Thiago Meschke
3 min
3
0

Chegamos ao ponto crucial da temporada Europeia e é claro que não é a primeira vez que os amantes de futebol "polemizam" a maior premiação individual feita ao melhor jogador da temporada no futebol, claro essa entregue pela France Football e não pela FIFA.

Tal prêmio é entregue após uma votação entre 180 jornalistas renomados do mundo inteiro no qual os mesmos se posicionam a partir de um ranking entre o primeiro e quinto lugar, no qual o primeiro jogador recebe seis pontos, o segundo quatro, o terceiro três pontos, o segundo dois e o quinto, um ponto e consequentemente quem terminar com o maior número de pontos dentre os jogadores fica com o prêmio. No caso de empate, o jogador que aparecer no ranking mais vezes em primeiro recebe o prêmio.

Mas porque inúmeras vezes a entrega desse prêmio causou polêmica?! Será pelo fato de que a votação é feita muito mais por jornalistas "fãs" do que por especialistas em futebol?! Não sabemos, mas vamos lá retornamos ao ano de 2013, melhor ano da vida futebolística de Frank Ribery (Jogador Francês e na época, jogador do Bayern de Munique) competiu o prêmio com Messi (Jogador Argentino e agora no PSG) e Cristiano Ronaldo (Jogador Português e agora no Manchester United), o Francês foi o único jogador que ganhou todos os títulos coletivos no ano por sua equipe e mesmo assim ficou em TERCEIRO e entre os três quem levou a Bola de Ouro para casa, Cristiano Ronaldo! Agora vejamos, a pouco tempo atrás em 2018 o vencedor do prêmio foi Luka Modric (Jogador Croata e do Real Madri) o meia foi campeão da Champions League com o Real Madrid e vice da Copa do Mundo com a sua seleção, o mais curioso é que naquele ano quem "destruia" no futebol era seu companheiro de equipe, Cristiano Ronaldo.

Desse modo, podemos analisar a "polêmica" premiação, embora tenha sido justa para alguns o resultado do prêmio de 2021. A bastante tempo já se falava que o prêmio seria entregue a Lionel Messi , mas Robert Lewandowski (Jogador Polonês e do Bayer de Munique) fazia sombra a Messi por sua excelente temporada fazendo gol atrás de gol, fazendo com que o Futebol Alemão parecesse ser fácil, mas "Lewa" que faz ser fácil. Que Messi jogou demais na temporada, isso é um FATO, podemos dizer que ninguém é melhor que Messi e nunca será, o cara é um "ET". Fez 38 gols e 18 assistências em 48 jogos pelo Barcelona, mas o único título foi uma Copa do Rei e o ápice do ano de Messi foi a conquista da Copa América por sua seleção na qual não "brilhou".

Mas se temos um prêmio como dito, individual, Messi no ano de 2021 (Janeiro a Dezembro) teve número monstruosos com relação a qualquer outro jogador que estava participando da premiação, seja ele, Jorginho (Campeão da Eurocopa pela Itália e da Uefa Champions League pelo Chelsea, mas que figurou apenas em 3 colocado).

Justo ou não, o prêmio já foi entregue e agora não tem mais como voltar atrás o que seria justo que acontecesse foi dito por Messi no dia da premiação:

Quero também dizer ao "Lewa" que é uma honra disputar o prêmio ao lado dele, acho que ano passado todo mundo concordou que você foi o ganhador. Robert, você ganhou ano passado merecidamente, e espero que a France Football possa entregar esse prêmio a você, porque você foi o ganhador justo e merece levar esse prêmio para casa.

Foto: Yoan Valat / EFE
Foto: Yoan Valat / EFE

Abrimos com polêmica e vamos terminar com ela, nosso "menino" Neymar que já tem os seus 29 anos nesse ano figurou apenas em 16º colocado. Neymar ainda tem chances de trazer essa Bola de Ouro para gente ou não se importa mais com o prêmio individual?