Os livros que li na pandemia, economia e desconforto
0
0

Os livros que li na pandemia, economia e desconforto

Para meu segundo texto aqui escolhi falar das coisas que a pandemia me proporcionou. Primeira delas, eu que, como a maioria dos brasileiros, não tinha noções de economia, investimentos, comecei a me aprofundar no assunto, no começo seguindo e...

Carlos Ferreira
3 min
0
0

Para meu segundo texto aqui escolhi falar das coisas que a pandemia me proporcionou. Primeira delas, eu que, como a maioria dos brasileiros, não tinha noções de economia, investimentos, comecei a me aprofundar no assunto, no começo seguindo especialistas no Instagram. Posteriormente comecei a ser influenciado a ler. Principalmente que para fazer investimentos, você precisa ter noção de economia. A economia de um país está fortemente ligada à política. Pronto. Comecei bem e acabei em um lugar desconfortável, na verdade ainda não acabei. Dos livros que li em 2021 vou comentar um pouco dos que eu mais gostei.

A LEI – Frederic Bastiat, SENSACIONAL, para quem pensa que a França só exportou os conceitos revolucionários está enganado. Este senhor que nasceu no início século 19 escreveu este sensacional livro em 1850, pareceria um livro contemporâneo se não fosse pela dificuldade de edição na época da caneta tinteiro.

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS, George Orwell, MUITO BOM, um socialista falando do socialismo, publicado em 1945, explica de forma muito simples o funcionamento do estado e as pessoas de poder.

O ANTIFRÁGIL – Nassim Taleb – MAGNÍFICO, foi o melhor livro que já li até hoje, embora tenha muitas referências que precisamos pesquisar, o livro te faz ver coisas que você não via e pensar em outras de forma que nunca pensou, recomendo fortemente.

1984 – George Orwell – BOM, escrito em 1949, um ano antes de sua morte, o livro descreve um mundo, que só tem três países em uma guerra eterna mas controlada, tomado por tiranos que impõem uma vida similar a todos, vigiados noite e dia pelo Big Brother.

GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA ECONOMIA BRASILEIRA – Leandro Narloch, MUITO BOM, O autor consegue passar de forma simples o que ocorre na economia e política brasileira, citando acontecimentos e notícias para explicar o que ocorre e o que deveria ocorrer.... Recomendo.

MENTES PERIGOSAS – Ana Silva – BOM, o livro fala sobre Psicopatia e a probabilidade de convívio com um psicopata. Embora a ideia principal do livro seja boa, achei um tanto repetitivo.

NÃO SR. COMUNA! – Evandro Sinotti – BOM, livro é bom, mas repetiu o que eu já havia lido em outros lugares.

O QUE O GOVERNO FEZ COM NOSSO DINHEIRO – Murray Rothbard – EXCELENTE, O Livro conta a história do dinheiro desde o escambo, evolução do livre mercado, a centralização dos governos, o lastro em metais preciosos, sensacional ..... Explica o princípio das criptomoedas, mesmo sem saber. Recomendo.

AS SEIS LIÇÕES – Ludwig Von Mises – PERFEITO – Quem leu meu primeiro texto aqui na PingBack já sabe o que eu penso deste livro.

SOBRE A IRA e SOBRE A TRANQUILIDADE DA ALMA – Sêneca- ÓTIMOS- Imagine que estes livros foram escritos contemporaneamente à Cristo, Seneca foi um estoico que se suicidou a mando de Nero. Nasceu em 4 A.C. e morreu em 65 D.C.

Além desses livros, comecei a leitura do ANDANDO DE TANQUE VAZIO, mas abandonei no meio do livro, por falta de interesse mesmo.

Agora até o final do ano devo acabar de ler ANATOMIA DO ESTADO, e na fila já estão, PODRES DE MIMADOS, UMA BREVE HISTÓRIA DO HOMEM, DEMOCRACIA O DEUS QUE FALHOU, A REVOLTA DE ATLAS, OS AXIOMAS DE ZURIQUE, O CAMINHO DA SERVIDÃO, e outros.

Obrigado Pandemia, você me fez mais culto, e muito mais preocupado. O saber traz desconforto.

Um abraço.