Transformando a Liderança
0
0

Transformando a Liderança

Matheus Carvalho
0 min
0
0

Ontem, segunda-feira (03/02/2020) às 20:30, eu estava no Instagram assistindo uma live, de um cara que eu admiro muito e tenho como referência na minha área, o senhor @Ricardo Basaglia, diretor geral da Michael Page junto ao Mestre e desenvolvedor de times de alta performance @Bernardinho (um senhor pouco conhecido, rsrs).

Esse papo me ensinou muito e quis compartilhar um pouco dele aqui.

O Senhor Ricardo compartilhou uma fórmula que ele gosta muito para desenvolver times de lideres que é basicamente;

Performance é = talento - interferência. Talento é tudo que a pessoa tem de experiencia, habilidade, tudo que ela traz para entregar resultados. Interferência é tudo que pode fazer com que atrapalhe essa entrega. As vezes falta treinamento, motivação, falta clareza no que essa pessoa precisa fazer, e as vezes podem ser problemas pessoais...

Estou no inicio de minha carreira e poder ouvir um profissional falar com tanta propriedade sobre um determinado assunto é incrível. Mas de tudo isso que ele falou, o que mais me marcou foi;

"as vezes podem ser problemas pessoais"

E as pessoas não percebem que problemas pessoais podem interferir no trabalho assim como os do trabalho podem interferir em casa. Nós como lideres, gestores, administradores, precisamos compreender que o propósito das pessoas tem alinhamento com outras pessoas; familiares, namorados(as), amigos(as), necessidades básicas. Precisamos entender que antes do resultado que desejamos, vem as "objeções" que precisamos entender para que haja essa entrega.

E como um líder pode, dentro do espaço de trabalho fazer com que esse profisisonal que tem o seu talento singular entregue o que é demandado?

Diminuindo a interferência. Porque não adianta nada você ter um talento nota 9, mas tendo uma interferência nota 7 e um resultado de entrega 2. Então as vezes é mais fácil, comodo e até mais barato ter um talento nota 7 e interferência nota 1 entregando algo equivalente a uma nota 6.

Porque o único lugar que você vai encontrar dentro da alta perfomance que consegue potência e controle no ápice, é na engenharia. Você conseguirá ter os dois, potência e controle.

Exemplo: Você tem um carro de F1 com uma velocidade de 320 Km/h e o piloto com o carro na mão.

Nesse caso você consegue...

Só que quando falamos de pessoas ou você tem potência ou você tem controle. Ter os dois no extremo certamente será algo bem difícil, uma hora um deles vai cair.

Mas ainda sim existem pessoas que pensam

"Quero gente criativa no meu time que inove que traga ideia e que siga uma manual de 380 paginas do complice." - frase do Senhor Ricardo Basaglia.

O que é impossível. Principalmente com uma série de requerimentos e pré-requesitos.

Quando falamos de time, de quipe, ainda falamos sobre pessoas e sempre será sobre isso, pessoas. Pois não importa se sua empresa faz carros, motos, comida, independente de qual for o seguimento, ela terá pessoas. E você só consegue lidar com pessoas, sendo uma, agindo como uma e entendendo que da mesma forma que você tem problemas e tenta resolve-los, pessoas como você fazem o mesmo, as vezes conseguimos resolver, as vezes não, e no final, está tudo bem, não somos perfeitos e precisamos lidar com isso.

Minha mensagem final para vocês que leram esse artigo é que, muitas funções já deixaram e deixarão de existir em função dos avanços da técnologia, mas algo que independente de qualquer coisa nunca deixará de existir, é o ser humano, pessoas, sentimentos e é com esse pensar que deixos vocês para refletirem.

Obrigado!