Vai valer à pena
0
0

Vai valer à pena

Matheus Carvalho
0 min
0
0

"Vai valer à pena". Esse dito popular foi destrinchado por três grandes pensadores que eu admiro e respeito muito, Mario Sergio Cortella, Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé no programa Conversa com o Bial.

Esse episódio teve algumas indagações e a mais profunda foi sobre a tão temida e famosa busca pela felicidade. 

E para falarmos sobre o tema Felicidade podemos utilizar a reflexão sobre esse dito popular. Quando paramos para pensar na frase dita, é interessante a reflexão, seja ela qual for, menos de senso padrão. Vai valer à pena quer dizer que é necessário a dor, a pena se refere a dor. Ela diz que todo sacrifício feito em prol de algo sempre tem sua recompensa em cima daquilo que foi almejado, gerando assim a tão famosa felicidade. 

Indo mais a fundo é legal entender que a geração da felicidade através da "dor" sofrida para conquistar tal coisa não é somente felicidade, mas sim empolgação. Segundo o livro The Four Hours Work Week do excelente altor Tim Ferriss diz, em minhas palavras

O oposto de felicidade não é tristeza, mas sim tédio, assim como o oposto de tristeza não é felicidade, mas sim empolgação.

Fazer algo que gera tal estado de gozo em cima da realização de uma atividade que da prazer, como exercícios físicos, dança, são atividades empolgantes e que geram um nível de felicidade muito alto em quem está praticando pois é de sensação empolgante consequente em felicidade.

Vai valer à pena. Sua dor é algo que irá lhe gerar empolgação dependendo de como você aborda tal ação. Só depende de você. Claros exemplos disso são; o nascimento de um filho. É algo que pode ser muito doloroso - e eu acredito que seja, e muito - mas que quando a criança vai para o colo da mãe ou/e do pai, o estado de prazer, empolgação e felicidade que aquilo gera, é sem tamanho, aquela ação valeu à pena.

Temos também o famoso dito " No pain no gain" para a galera da musculação e que também já se tornou bem popular em outra colocações. Mas que também é um valioso exemplo de como a dor pode ser empolgante, não no sentido masoquista mas sim da busca pelo resultado almejado e sendo ele um resultado que gera felicidade, alegria e claro, empolgação no seu processo de construção.

Então se eu pudesse dizer algo para você, eu diria

Encontre na sua dor, empolgação, para que você tenha felicidade na sua dificuldade e não tédio. Pois, não é a tristeza na dor que paralisa, mas sim a falta de ação em resolver aquilo que te faz sofrer.