Como captar leads para o seu negócio? 7 dicas para conseguir!
2
0

Como captar leads para o seu negócio? 7 dicas para conseguir!

Conheça passo a passo como captar leads e conquistar futuros clientes para seu negócio!

Equipe Pingback
8 min
2
0

Quem trabalha com marketing digital sabe o quanto é importante saber captar leads para uma empresa. Afinal, eles são futuros clientes.

A boa notícia é que há múltiplas formas para transformar meros visitantes em leads. E nós vamos mostrar diversas estratégias para captar leads.


O que são leads?

Email image

Em primeiro lugar, vamos em busca de uma definição para "leads". Estamos nos referindo a pessoas que, de alguma maneira, se interessam pelo o que sua empresa oferece. Pessoas que lhe dão a possibilidade de entrar em contato com elas, com base em algum dado.

"Como assim?", você pode perguntar. Pois bem, quando a sua empresa consegue algum e-mail, está alcançando um lead. Isso porque você passa a ser capaz de enviar a esse e-mail conteúdos que podem promover uma compra.

Cabe ressaltar, no entanto, que a maior parte dos leads ainda não está propensa a uma compra. Ou seja, ainda não conta com qualificação.

Por isso, é importante enviar aos leads conteúdos que venham convencê-lo a realizar uma compra. As soluções que a sua empresa oferece precisam ir de encontro com os problemas dos leads, portanto.

Como captar leads? Confira nossas dicas

Agora, vamos às dicas que você vai receber para captar leads. Sem dúvida alguma, cada uma delas vai ser útil para alcançar bons resultados.

Marketing de conteúdo

Sem dúvida alguma, o marketing de conteúdo é um dos artifícios mais eficazes para a captação de leads. Não por acaso, aliás, ele cada vez mais tem sido usado por empresas dos mais diversos portes.

Quando falamos em marketing de conteúdo, estamos nos referindo, especialmente, à criação de um blog em que os assuntos de seus textos dizem respeito às palavras-chave mais populares de seu público-alvo. 

Ou seja, o intuito é oferecer conteúdo para as buscas que o seu público faz pelos principais buscadores, como o Google.

É claro que esses textos devem contar com relevância e informação de qualidade. Afinal, só assim os leitores vão encontrar valor e depositar confiança no blog.

Do mesmo modo, um modo de nutrir os leitores com conteúdos é oferecer o download de materiais que se aprofundem nos temas tratados em cada texto, como e-books, por exemplo. Lembrando que infográficos e vídeo-aulas também são boas alternativas.

Dessa maneira, o leitor se torna lead, já que vão deixar os seus e-mails em troca do download de materiais como esses. E, tendo em vista que eles deixaram seus dados ao pesquisarem sobre determinados assuntos, eles não são desqualificados.

Sua empresa, então, conhece quais são os seus problemas e pode oferecer soluções.

Indicações de clientes

Não é segredo para ninguém que, quando se sentem desapontados com algum produto ou serviço que uma empresa oferece, um cliente pode comentar sua a sua experiência negativa, não é mesmo?

Do mesmo modo, quando há satisfação, por que não indicar a empresa aos amigos e familiares?

Saiba que não há nenhum problema em pedir indicações aos seus clientes. É até um modo de estreitar a relação de sua empresa com eles, se pensarmos por esse lado.

Trata-se, aliás, de uma prática comum em B2C (business to consumer), podendo também ganhar adaptação para B2B (business to business). Ou seja, não hesite em pedir indicações aos seus clientes.

Co-marketing

Você conhece ou ao menos já ouviu falar a respeito de co-marketing? Pois bem, estamos falando a respeito do relacionamento com parceiros.

Nós sabemos que é importante para uma empresa se expor, de modo a agregar valor aos seus produtos e serviços, ou seja, às suas soluções. O co-marketing, então, permite a uma empresa falar sobre questões comuns a seus parceiros, trocando experiências e contatos que já existem.

Esse tipo de ação tende a alavancar a reputação e a autoridade de sua marca na rede. Além disso, traz relevância aos seus conteúdos nos buscadores, dando um gás em seu ranqueamento nos buscadores da web.

Ao fim, portanto, tem-se um maior tráfego em seus conteúdos. Bom, não é mesmo?

Vale lembrar que o link building também é uma boa opção nesse sentido. Afinal, com ele você cria parcerias com segmentos complementares ao seu negócio, desde que não sejam concorrentes, é claro.

Redes sociais

Quem não está nas redes sociais hoje em dia? Eu, você, seus familiares e amigos, vizinhos... Todo mundo! Não por acaso, lá estão estão empresas de pequeno, médio e grande porte: ou seja, trata-se de um terreno fértil para a captação de leads.

Um bom modo de usar as redes sociais, aliás, é escrevendo conteúdos informativos.

Desse modo, você pode usá-las para escrever a respeito dos temas que se relacionam com a sua empresa, o que vai contribuir para apresentar a sua marca como expert no assunto. Além disso, a escrita e publicação de conteúdos lhe dá a oportunidade de estreitar laços com os seus seguidores.

Afinal, à medida que as pessoas forem interagindo e fazendo comentários, você pode atraí-las, de modo a transformá-las em leads.

Lembre-se de que ainda há outras várias redes sociais que são um terreno fértil para a captação de leads. Temos o Facebook, o Instagram, o Twitter e tantas outras... Cada uma, é claro, com a sua própria linguagem, o que evidencia a necessidade de contar com um bom social media em sua equipe.

Afinal, ele sabe como trabalhar com o seu público nessas plataformas como ninguém.

Landing pages

Uma landing page é perfeita para captar novos leads. Cada uma possui um formulário que deve ser preenchido pelo visitante, que entrega informações preciosas à sua empresa, como o e-mail.

Em geral, os visitantes preenchem os formulários com a promessa de uma recompensa, que pode ser o download de um e-book ou de uma vídeo-aula, por exemplo.

Com o e-mail em mãos, você pode enviar ao lead conteúdos referentes à sua empresa. Assim, você tem um potencial cliente em mãos.

Pop-ups

Apostar em pop-ups interativas é outra maneira de captar leads para a sua empresa. Trata-se de uma medida simples e que pode trazer bons resultados.

Você se lembra de ter entrado em algum site e, em algum canto da tela, surgir um pop-up lhe oferecendo, por exemplo, uma newsletter em troca do seu e-mail? Pois bem, muitas vezes essa tentativa funciona, se a recompensa que a empresa oferece vai de encontro com as necessidades e os desejos do visitante.

Além disso, saiba que há várias plataformas que desenvolvem pop-ups de forma gratuita. O Thrive Leads, o Hello Bar e o Sumo, por exemplo, são algumas das mais populares. Basta conhecer e criar!

Formulários

Formulários, no geral, sempre são bons captadores de leads. Afinal, é por meio deles que os visitantes informam seus e-mails e iniciam uma relação junto à sua empresa.

Além disso, é por meio deles que os visitantes demonstram algum interesse em sua marca. Dessa maneira, deixe sempre visíveis os formulários.

Posicione-os bem, com clareza e destaque os dados que você realmente precisa captar. Evite trabalhar com formulários muito longos, porque eles podem afastar futuros leads.

E seja direto, porque os visitantes, na maioria das vezes, não querem perder tempo. Lembre-se de que estamos falando de um processo de troca; certo?

Webinars

Outro modo de atrair leads para a sua empresa é promover webinars. Estamos falando de palestras transmitidas ao vivo, se acaso o termo não for do seu conhecimento.

O ideal, nesse caso, é convidar as pessoas com alguma antecedência, quer seja através de redes sociais, quer seja por meio do blog do seu negócio. Desse modo, você pede o e-mail dessas pessoas, para que possa enviar a elas o link para a transmissão do webinar.

Assim, se o visitante se interessar, ele se torna lead.

Dicas para fazer a captura de leads de forma eficiente

Defina sua persona

Um primeiro passo para captar, de modo eficiente, um lead é saber quem é ele. Você não pode se dirigir ao visitante sem se atentar a qual é o seu perfil.

Desse modo, pense na persona como uma representação do seu cliente ideal. Ela tem, como base, dados reais do seu público, como características demográficas. Além disso, há por trás da persona histórias fictícias a respeito de seus objetivos, motivações e até mesmo dramas pessoais.

Dirija-se, então, a essa persona. Fuja de discursos gerais, porque eles não podem chegar a ninguém. Mantenha, portanto, o foco.

Capriche nos materiais ricos

Se você busca por atenção, então deve investir em bons e ricos materiais para captar leads. Lembre-se de que há muita coisa pela internet, então você deve se destacar.

Desse modo, produza materiais ricos com base no seu conhecimento ou com base em sua empresa. Se for possível, também atrele conteúdos que, de alguma forma, dialogam com o seu público.

Assim, vai ser mais fácil alcançar novos leads.

Ofereça incentivos para converter leads

Por fim, a nossa última dica. Você deve oferecer incentivos para tornar leads os seus visitantes.

É possível trabalhar com um botão call to action ou com um infográfico, por exemplo. Por meio da landing page, o seu visitante se vê atraído pela proposta e lhe fornece seu e-mail, tornando-se um lead.

Enfim, seguindo esse passo a passo, com toda certeza a sua empresa vai receber novos leads. O caminho, portanto, você já conhece. Resta, então, executá-lo!


Comece a converter leads com a Pingback!

Com a Pingback, você alcança sua audiência com newsletters e conteúdos em diversos formatos, criando uma base fiel de assinantes e tendo a opção de criar assinaturas para ganhar dinheiro com aquilo que você sabe de melhor: criar conteúdo de qualidade.

Além disso, tenha acesso e controle de 100% da sua lista de assinantes. Afinal, ela é sua. Comece agora a escrever com a Pingback.

Até a próxima!

Equipe Pingback. 🏓