O que é KPI? Tudo sobre os indicadores chaves
4
0

O que é KPI? Tudo sobre os indicadores chaves

Você sabe o que é um KPI? Neste texto, explicamos a você como eles podem ajudar a sua empresa a crescer e alçar novos voos!

Equipe Pingback
8 min
4
0

A sua empresa ou negócio monitora a performance das ações que executa? Há um acompanhamento para medir se os objetivos que você traça têm sido alcançados? Pois bem, se acaso não, você precisa saber o que é KPI.

Não é segredo para ninguém que não basta apenas fazer ações no mundo digital, há também a necessidade de monitorar como elas estão alcançando o público-alvo e se vem tendo o retorno que se deseja. Desse modo, além de tudo há uma economia, tendo em vista que é possível direcionar os esforços ao que, de fato, implica bons resultados.

Você, certamente, não vai continuar investindo em uma medida que não esteja rendendo o esperado. Em um mundo globalizado e com tamanha concorrência entre os diferentes mercados, cada dia é mais importante acertar nas ações para, em um primeiro momento, sobreviver, e se destacar em meio aos concorrentes.

Um KPI ou key performance indicator serve exatamente para isso. Ela analisa o desempenho das diferentes ações, de modo a medir quais resultados elas geram.

Lembrando que ela é útil tanto para grandes empresas, quanto para médias e pequenas empresas. Até porque, quanto maior a empresa e o número de stakeholders que ela possui, mais difícil se torna medir os processos separadamente.

Neste texto, vamos apresentar a você o KPI. Você vai descobrir como para que ela serve, quais são os seus tipos e como escolher os melhores KPIs para o seu negócio. Tudo isso para alavancar as ações do seu negócio.

Já adianto, de antemão, que os seus objetivos dizem muito da importância dos KPIs, hein? E aí, vamos lá?!


O que são e para que servem os KPIs?

Email image

Como já dissemos, KPI é a sigla da expressão key performance indicator. Em nosso português, indicador-chave de performance.

Trata-se de uma estratégia que pode avaliar as iniciativas, processos e ações de um negócio. Basicamente, ela analisa se estão atendendo às expectativas do público.

É possível analisar uma série de indicadores em um negócio. Até porque, nos dias atuais, o fluxo de informação é cada vez maior, tendo em vista que temos o ambiente digital. Ou seja, é importante saber quais são os melhores indicadores para se observar.

É claro que esses indicadores dependem muito de cada negócio. O tamanho da empresa, seu segmento e outros critérios interferem no que é melhor ou não para monitorar.

Estamos falando, portanto, sobre ferramentas de gestão que contribuem para saber se uma empresa está no caminho certo. Podendo ser qualitativos ou quantitativos, aliás, com acompanhamento por meio manual, por planilhas, ou automático, através de softwares.

Ah, e os KPIs podem apresentar tanto números, quanto resultados em porcentagem. Interessante, não é mesmo?

A diferença entre KPI e métrica?

É bastante comum fazer confusão com KPIs e métricas. No entanto, elas não são a mesma coisa.

Enquanto os KPIs são um conjunto de indicadores-chave que auxiliam a sua empresa a crescer, as métricas atuam com pontos específicos que você precisa medir. A questão, no entanto, é que, trazendo bons resultados à sua campanha, uma métrica pode se tornar um KPI.

Você precisa, então, perceber quais elementos podem te ajudar a tomar as melhores decisões em sua empresa. Desse modo, uma métrica pode se tornar um indicador, bem como é com esse pensamento que você escolhe os melhores KPIs.

Quais são os tipos de KPI que podem ser usados?

Email image

Agora que você já sabe o que é um KPI, é momento de saber quais os tipos você deve usar. São muitos os indicadores-chaves possíveis, então você precisa escolher quais são aqueles que melhor vão ajudar a sua empresa.

Há três categorias que os dividem: primários, secundários e práticos. Eles atuam de forma interdependente, comunicando entre si. Sem dúvida alguma, são importantes para a tomada de decisão de um negócio.

Primários

Os KPIs primários, por exemplo, são aqueles que encontramos primeiramente. Quando falamos de marketing digital, os KPIs primários são os indicadores que indicam os resultados, ou seja, informa como a sua estratégia está correndo.

Entre eles, estão os leads, o tráfego, o custo de aquisição por lead, a receita total, a taxa de conversão e a receita por compra.

Secundários

Os KPIs secundários, por sua vez, são aqueles que estão na responsabilidade dos setores da diretoria. Eles estão, portanto, à frente das estratégias que a empresa adotou para cada área, o que permite um monitoramento mais próximo, de modo a identificar o que está dando certo e o que está dando errado.

Alguns deles que posso citar são o custo por lead em cada estágio de um funil; os assinantes da newsletter; as visitas que se repetem no blog; os assinantes do blog; a origem do tráfego; o preço médio por transação; e o custo por visitante. Lembrando que os KPIs secundários precisam justificar os primeiros.

Práticos

Por fim, os KPIs práticos devem explicar os resultados que os KPIs primários e secundários apresentaram.

Eles vão analisar, por exemplo, o número de visualizações de vídeos e outras publicações; quais páginas tiveram destaque e foram mais acessadas; o alcance de cada publicação; o tráfego e as interações; quais as palavras-chave que foram escolhidas para que a página da empresa fosse escolhida; bem como o ranqueamento da página da empresa, em comparação com as outras.

Como escolher bons KPIs para o seu negócio?

Email image

Agora, vou me aproximar um pouco mais do seu negócio. Você tem ideia de como escolher as melhores KPIs, aquelas que realmente vão fazer a diferença em sua empresa?

Em primeiro lugar, um bom KPI precisa responder ao seu objetivo. Isso porque eles são responsáveis por medir o desempenho de cada um dos seus objetivos.

Lembrando que, optando por indicadores errados, eles vão mostrar performances erradas. E, assim, você pode acabar tendo a falsa impressão de que tudo está indo bem.

Lembrando que o dever do KPI é mostrar se a estratégia que você adotou está apresentando os resultados que você esperava e, portanto, alcançando os objetivos definidos. Ele precisa ser transparente e mostrar, por exemplo, que sua empresa está crescendo no mercado.

Afinal, são os KPIs que vão te ajudar a fazer as melhores escolhas para o seu negócio. Com informações precisas, seus indicadores-chave primários vão conseguir te orientar, bem como os indicadores-chave secundários e os práticos.

Precisa ser mensurável

Um bom KPI para a sua empresa precisa ser mensurável. Ou seja, ele deve estar disponível para que você possa mensurá-lo.

Isso até pode parecer óbvio, mas é importante se certificar disso. Pense, por exemplo, na possibilidade de querer quantificar os leads de uma página. Você só vai conseguir fazer isso se estiver os gerando, não é mesmo?

Desse modo, é importante que você tenha conhecimento sobre tudo que envolve a sua empresa. Com informações precisas, vai ser possível escolher KPIs úteis para o alcance de seus objetivos.

Deve ser atingível

Nunca dê um passo maior do que você pode dar. De nada adianta, então, definir um KPI que você não pode alcançar, porque o fim você já conhece.

Além da frustração por não conseguir o que tinha em mente, vai haver o prejuízo de tempo, já que esforços terão sido dirigidos em vão. Além de um eventual investimento em dinheiro. Dessa maneira, portanto, defina KPIs que você pode atingir.

Mais uma vez, é importante conhecer o seu negócio para traçar objetivos alcançáveis. Toda empresa deseja crescer e alçar novos horizontes, mas cada uma pode dar diferentes passos em relação a esse crescimento.

Concorda comigo?

Deve ser relevante de verdade

O que é relevante para a sua empresa pode não ser relevante para um outro negócio. Ou seja, saiba bem o que é importante para você, porque isso vai te ajudar bastante a escolher os melhores KPIs.

Não se deixe levar pela vaidade de apresentar números, a princípio, agradáveis, mas que não revelam nenhum resultado concreto. Pensemos, por exemplo, em indicadores primários como comentários, curtidas e compartilhamentos no Facebook. Eles podem parecer importantes, mas não são concretos.

É mais importante ter acesso a números que, eventualmente, não sejam tão positivos, mas que mostrem a realidade das coisas. Só assim, você vai conseguir traçar caminhos mais assertivos para o alcance dos seus objetivos.

Desse modo, então, mantenha sua cabeça ligada no que é mais relevante para a sua empresa!

Precisa ser temporal

Quando você escolher algum KPI, precisa ter em mente o período de tempo que vai precisar investir para alcançar o objetivo que você deseja. Seriam dias, semanas, meses? Não atire no escuro, portanto, mas define bem um prazo.

Do mesmo modo, atente-se a uma medição constante. Não adianta medir quando lhe dá vontade; é preciso acompanhar com uma periodicidade demarcada, para entender o que está funcionando e o que está dando errado.


Ao fim desta leitura, espero que você tenha entendido bem sobre os KPIs. A princípio, até pode parecer um bicho de sete cabeças, mas aos poucos tudo vai ficando mais claro.

Neste momento, com toda certeza você sabe que os seus objetivos são muito importantes para que haja uma boa experiência com KPIs. Tudo depende, portanto, do que você planeja para a sua empresa, a curto, médio e longo prazos!

Até a próxima.
Equipe Pingback. 🏓