Pingback
Pingback
Um sininho 100%📨
13
0

Um sininho 100%📨

Um dos maiores desafios dos criadores de conteúdo hoje é fazer chegar a toda sua audiência, aquilo que produz. Uma vez que as redes sociais de  formas distintas e pelos mais variados motivos  tem limitado, cada vez mais, a distribuição de con...

Equipe Pingback
7 min
13
0
Unsplash, Notification.
Unsplash, Notification.

Um dos maiores desafios do criador de conteúdo hoje é fazer chegar a sua audiência, tudo aquilo que produz. Uma vez que as redes sociais de  formas distintas e pelos mais variados motivos  têm limitado, cada vez mais, o alcance dos seus usuários. 

Ao fazer cada uma das suas postagens, apenas uma parte da sua audiência, recebe o que você publicou, especialmente, aquele grupo que ativou as tão faladas notificações.

Giphy, Notification.
Giphy, Notification.

Mas, afinal o que é esse tal alcance?

O alcance representa o número de pessoas que entraram em contato com uma publicação. Você notou uma diminuição brusca no alcance orgânico nas redes sociais?

Provavelmente, sim isso acontece com maior intensidade desde 2018 quando, por exemplo, o Facebook passou por implementação  em seu algoritmo que afeta o alcance das publicações em geral. E existem estratégias para deixar seu alcance maior nas suas redes sociais.

Tá se perguntando o que é algoritmo?

O algoritmo é um mecanismo criado pelos desenvolvedores para solucionar um problema ou  resolver tarefas, no caso das redes sociais a tarefa dos algoritmos são identificar preferências do usuário que são colhidas por meio das suas interações, e solucionar o "problema" do que deve ser entregue a esse usuário com base nos dados coletados. 

No Instagram

Atualmente, o algoritmo do Instagram identificam, entre outras coisas:

  • Tempo de visualização do post;
  • Engajamento;
  • Curtidas;
  • Posts salvos;
  • Número de comentários;
  • Compartilhamento de publicações;
  • Interação com stories;
  • Visualização de vídeos; 
  • Pesquisas na aba explorar;
  • Participações em lives;
  • Número de conversas por direct.

Para driblar a perda de alcance você pode

 Utilizar vídeos

Grave alguns vídeos sobre um tema relacionado ao nicho que você atua.

- Filme os bastidores do seu trabalho;

- Um antes e depois.

Investir nos Stories 

Crie conteúdos que promovam a interação das pessoas, como:

- a caixinha de perguntas e as

- enquetes, por exemplo. 

 Fazer Lives

As LIVES não  perderam o valor. E os algoritmos da plataforma costumam valorizar a utilização do recurso e a interação dos participantes durante a transmissão. 

Seja criativo e aposte nesse tipo de recurso.

No Twitter

O caráter cronológico, da rede é mantido, já que os usuários publicam seus últimos acontecimentos. Mas isso não significa que não haja a interferência de algoritmo, eles só executam sua tarefa de um modo diferente, como: 

  • analisando as temáticas;
  • formato de conteúdo;
  • relacionamento de um perfil com outro;
  • engajamento do tweet publicado.

Seu padrão de entrega então fica estabelecido em 3 parâmetros:

  • tweets ranqueados: ao abrir o aplicativo, é apresentado alguns tweets selecionados com base no comportamento do usuário e no destaque daquele post. 
  • caso você tenha perdido: são tweets considerados relevantes, como notícias ou com muitas interações, mas que não tinham sido vistos antes no momento original de postagem.
  • timeline do Twitter: nessa seção aparecem todos os tweets em ordem cronológica reversa ou que amigos tenham curtido ou respondido, além de anúncios e contas sugeridas.

Para driblar a perda de alcance você pode

Ser pessoal: não tuite como um robô as pessoas esperam desfrutar de algo familiar, eles querem se identificar de alguma forma.

- Usar imagens: uma pesquisa do Buffer descobriu que as imagens triplicam a taxa de retweets e quase dobram a taxa de curtidas.

Saber quando tweetar: o Twitter é sensível ao tempo. E é bom saber que só o início do fluxo do usuário é afetado significativamente e de forma opcional.

No YouTube

O algoritmo do YouTube é, essencialmente, um atualização repetida de feedback em tempo real, que adapta os vídeos aos diferentes interesses de cada espectador é como se estivesse em loop sem fim com atualizações da preferência do usuário”. E para fazer isso, o algoritmo do YouTube se fundamenta nos dados colhidos sobre o desempenho dos vídeos e nos dados de personalização de acordo com o comportamento do usuário.

Dados de desempenho

  • Cliques no vídeo - são considerados os dados de impressões x visualizações; 
  • Tempo assistido do vídeo - conta o tempo de exibição ou de retenção do vídeo;
  • Interações no vídeo - likes, dislikes, comentários ou compartilhamento;
  • Popularidade do vídeo - a velocidade de visualização do vídeo e a sua taxa de crescimento;
  • Vídeo novo - novos vídeos também podem receber atenção extra;
  • A frequência de envio do canal- com qual frequência o canal envia novos vídeos;
  • Tempo da sessão - quanto tempo as pessoas passam na plataforma depois de assistir o vídeo.

Dados de personificação

  • Canais e tópicos assistidos anteriormente;
  • Envolvimento com vídeos anteriores;
  • Quanto tempo o usuário passa assistindo um vídeo;
  • Quantas vezes o vídeo já apareceu para o usuário;

Para driblar a perda de alcance você pode

- Otimizar seus vídeos para pesquisas populares - por meio do YouTube Studio, identificar quais são as consultas mais populares que direcionam tráfego na rede social.

- Criar um título que desperte atenção - insira palavras estratégicas no título.

- Manter a frequência das postagens - postagens constantes mantêm a audiência, o engajamento e despertam a atenção do algoritmo do YouTube.

Todas essas estratégias apresentadas até aqui, não garantem que você irá alcançar sua audiência na totalidade, mas certamente contribuirão para ampliar de alguma forma sua audiência. E o uso das redes sociais de certa forma é complementar, devido ao tipo de conteúdo produzido em cada uma delas: uma tem foco na distribuição de vídeos, outra é um micro blog, etc...

Na Pingback

Buscamos uma forma dessa restrição de alcance não acontecer com as suas postagens, já que os seguidores do seu canal estão lá porque querem receber o que você produz, eles são a sua comunidade.

Construímos para você um acesso à sua audiência - no caminho oposto das outras plataformas  - permitimos que o criador de conteúdo possa enviar seus posts sem desvios para o e-mail da pessoa inscrita, no seu canal. Isso possibilita  sua comunidade receber 100% do que você publicar na plataforma. Sem ficar limitado por intervenções que podem ou não mostrar seu conteúdo.

O seguidor está inscrito no seu canal? Ele recebe seu conteúdo.

E só você pode limitar quem irá receber, cada uma das suas publicações, selecionando a  sua audiência gratuita ou  paga do modo que você desejar. É o seu sininho 100% , ativado por você ao enviar sua postagem.

Giphy, Notification.
Giphy, Notification.

Em busca do Vale encantado

Você sabia que 4,14 bilhões de pessoas em todo o mundo usam o e-mail? E os especialistas esperam que esse número aumente para 4,59 bilhões até 2025. A verdade é que nenhuma rede social sequer chega perto do alcance potencial do e-mail. 

Número de usuários de e-mail, em milhões, em 16/09/2021.
Número de usuários de e-mail, em milhões, em 16/09/2021.
Número de usuários em cada uma das redes sociais, em 16/09/2021
Número de usuários em cada uma das redes sociais, em 16/09/2021

E quem usa e-mail?

Os millennials, provavelmente é o grupo etário que mais usa o e-mail. Um estudo da Adobe de 2018, mostra que aqueles que nasceram entre 1981 e 1996 passaram 6,4 horas por dia em e-mails. E 41% chegam a verificar seus e-mails de trabalho na cama, antes de dormir, e os mesmos 41%, também fazem isso em outros momentos fora do horário de trabalho. 

SEO

As suas postagens na Pingback, além de chegar direto ao seu seguidor por e-mail,  estão estruturadas para que sejam encontradas de forma orgânica, pelos sites de busca, te entregamos pronta toda estrutura de SEO.

Você alcança a sua audiência de forma direta e cresce de forma orgânica ao ser encontrado nos buscadores, quando uma pessoa pesquisa algo relacionado a sua temática de conteúdo.

Com essas estratégias para melhorar o seu alcance nas redes sociais, você pode ampliar ainda mais a divulgação do seu canal na Pingback, não é verdade? Agora só falta você fazer parte da nossa comunidade Pingback Creators Club, para aprimorar a sua escrita e conhecer estratégias de monetização para seu canal.