Falharão. Mas tentarão de novo, e de novo...
0
7

Falharão. Mas tentarão de novo, e de novo...

O que estamos vendo acontecer no Brasil é uma repetição da história do Papa Léguas e do Coiote. Na versão tupiniquim desse Cartoon Jair Bolsonaro é o Papa Léguas, e creio que não preciso dizer quem é o Coiote.

HS Naddeo
6 min
0
7
Email image

Acho difícil existir quem não conheça a história do Papa Léguas e do Coiote que passa a vida a persegui-lo sem conseguir pôr as mãos nele. Em todas as historinhas o Coiote prepara as mais mirabolantes armadilhas, ajudado pelos dispositivos ACME, que os desenhistas lhe proporcionam, e no fim, invariavelmente, sempre se dá mal.

O Papa Léguas nunca fez nada para o Coiote. Já o problema do Coiote era sua obsessão em comer o Papa Léguas, pois já não se tratava de matar sua fome. Se fosse só isso teria largado mão de uma presa tão esperta e ligeira e caçado algum outro animalzinho mais lerdo e fácil de abater.

Email image

O que estamos vendo acontecer no Brasil é uma repetição da história do Papa Léguas e do Coiote. Na versão tupiniquim desse cartoon Jair Bolsonaro é o Papa Léguas, e creio que não preciso dizer quem é o Coiote. Ao invés da marca ACME do desenho, os dispositivos mirabolantes são produzidos pelas marcas STF e TSE, e proporcionados por uma esquerda alucinada pelo poder. E também não há apenas um Coiote, mas vários, e mesmo assim o Papa Léguas da vez sempre leva vantagem.

A continuidade de Bolsonaro na presidência tem para essa turma de coiotes a mesma relevância que a continuidade do Papa Léguas tem para o Coiote do desenho: obsessão e fome. A diferença é que no desenho o Coiote quer encher a barriga. Na nossa versão os Coiotes querem continuar enchendo os bolsos de dinheiro público, e não só para eles.

De fracasso em fracasso na tentativa de derrubar Bolsonaro, os coiotes não entenderam que, igual ao desenho, a plateia torce pelo Papa Léguas, e não por eles. E a cada tentativa mal sucedida o que vemos é a plateia do Papa Léguas aumentar, e os poucos apoiadores dos coiotes se verem cada vez mais frustrados e obsecados por uma vitória que não virá nunca. Tanto que o desenho animado terminou sem que o Coiote conseguisse pegar o Papa Léguas. Até que fizeram uma versão paralela na qual ele atinge seu objetivo, mas só possível ser assistida na internet, porque nunca foi ao ar.

Os coiotes que perseguem o Papa Léguas não desistem, parecendo não importar o tamanho do fracasso ou a evidente falta de motivação para as ineficazes armadilhas que preparam. Já não se preocupam em disfarçar que a única motivação em derrubar Bolsonaro é dar a essa história um final que não faz sentido, não condiz com a realidade, e que contrária o bom senso, a lógica e a realidade, pois quem tem apoio do povo é Bolsonaro, e não os coiotes. Ao contrário, a cada fracasso dessa turma a plateia aplaude, e torce mais forte pelo Papa Léguas.

Talvez Bolsonaro não seja tão simpático a todos quanto o Papa Léguas do desenho animado, mas é tão rápido e perspicaz quanto ele: antecipa-se às armadilhas não apenas por ser inteligente, mas também pela obviedade dos seus perseguidores, que não se cansam de dar atestados de imbecilidade, parcialidade e de que não estão cumprindo as funções para as quais foram nomeados e sim promovendo uma perseguição insana a um presidente da república cujos únicos grandes crimes foram: ser democraticamente eleito pelo povo brasileiro e interromper um ciclo de roubalheira e empobrecimento da nação brasileira que beneficiou durante 3 décadas um grupo de coiotes e hienas que quer porque quer poder voltar a usurpar da boa fé e do fruto do trabalho de 215 milhões de brasileiros.

Email image

Não importa quantas vezes tentem, o resultado será sempre o mesmo resultado que o Coiote obteve na sua eterna perseguição ao Papa Léguas. Mas, se, por abuso de poder, uma hora dessas conseguirem pôr as mãos no presidente é bom que se preparem para uma reação da população jamais vista na história do Brasil. Se levarmos em conta a moral da história do desenho, coiotes são tapados e bem mais fáceis de serem abatidos. Melhor ainda, são eles mesmos que sempre cavam sua própria desgraça.

Hoje, existe um povo atento, informado, motivado pelo entendimento de que esse país foi comandado e aparelhado por bandidos durante muitos anos. Este governo possibilitou - a quem quis enxergar - que o Brasil é viável, rico e capaz de promover desenvolvimento e drástica diminuição da desigualdade se for comandado honestamente, se o dinheiro arrecadado com impostos for aplicado na solução das carências sociais que, até Bolsonaro, eram usadas como moeda de troca eleitoral com a população mais pobre e menos esclarecida. Mas, até essa camada da sociedade acordou ao ver ações e obras do governo que poderiam ter sido concluídas há muito tempo se o dinheiro não fosse desviado para sustentar lagostas, vinhos premiados, sítio em Atibaia e triplex no Guarujá. Grande parte do Nordeste viu a água chegar em suas torneiras, água que poderia ter chegado há 10 anos se não fosse todo o dinheiro desviado.

Talvez nem todos votem em Bolsonaro pela pessoa que ele é, mas porque, por exemplo, não querem mais voltar a um passado sem um marco sanitário que possa lhes garantir água potável e esgoto, carência que atinge 50% do povo brasileiro e para a qual por mais de 3 décadas os governantes anteriores deram de ombro. É bom lembrar também que os atuais representes dessa esquerda atrasada votaram contra o marco sanitário, assim como se opuseram a todos os projetos do governo que significaram avanço para o país. E é ao lado dessa gente que estão os coiotes.

Não há versão paralela possível para essa versão tupiniquim de coiotes atrás do Papa Léguas na qual os coiotes vençam no final. No Brasil de hoje os coiotes sempre se darão mal. Não importa quantas vezes tentem o final sempre será o mesmo, até que essa história saia do ar e o Brasil possa ter uma nova história, sem perseguições, cada um exercendo o papel que a Constituição Federal lhe atribui.

Se você não conhecia a história do Coiote e do Papa Léguas, ficou conhecendo. E se quiser conhecer mais ou matar a saudade, no YouTube há diversos vídeos, nos quais, tirando a versão paralela que nunca foi exibida na TV, o final é sempre o mesmo, como será o final dessa nossa história.

Email image

Compartilhe! Ajude este artigo a alcançar mais pessoas!

Inscreva-se na coluna. É de graça e você recebe os artigos pelo e-mail.

Twitter -@nopontodofato

GETTR - @nopontodofato

Instagram - @nopontodofato

Telegrama - t.me/nopontodofato