INTRODUÇÃO ALIMENTAR DO BEBÊ: COMO COMEÇAR?
52
0

INTRODUÇÃO ALIMENTAR DO BEBÊ: COMO COMEÇAR?

Flávia Lopes Rodrigues
0 min
52
0
Email image

Chegou a hora do bebê comer e você está perdida (o)?


Calma!


O primeiro passo e o mais importante é manter a calma e buscar muuita informação. 


A recomendação da OMS e da Sociedade Brasileira de Pediatria é que a introdução alimentar aconteça impreterivelmente quando o bebê completa 6 meses de vida, tendo sido alimentado exclusivamente de leite materno ou de fórmula. (Para bebês prematuros será de acordo com a idade corrigida).


É também preciso ter os sinais de prontidão, que são os sinais que indicam, em termos de desenvolvimento, que o bebê está preparado para receber outros alimentos além do leite, são eles:

  • O bebê senta-se bem sem apoio ou com mínimo apoio;
  • O reflexo de protrusão da língua, ou seja, de empurrar os sólidos para fora da boca com a língua, já está diminuído;
  • O bebê mostra interesse em mastigar;
  • Mostra interesse pela comida e a leva à boca;
  • Começa a pegar os alimentos com o movimento de pinça- entre o polegar e o indicador.

    Se completou 6 meses e não possui os sinais de prontidão: Espere!

    Esse momento é de conhecimento, o bebê precisa saber qual a cor, textura e sabor de cada alimento. Portanto fique longe de liquidificador e peneira . POR FAVOOOOR! Não ouça os antigos, eu imploro! Vai virar uma mistureba de cor e sabor que uma criança não reconherá o que é o quê, não estimula a mastigação, destrói as fibras e aumenta as chances de engasgo (o engasgo acontece mais com alimentos líquidos do que sólidos).

    Os alimentos ofertados influenciam na formação do paladar, então quanto mais variedade de alimentos saudáveis, maiores as chances desse bebê fazer escolhas mais saudáveis ​​quando adulto.

    Ofereça frutas ou legumes cozidos amassados ​​com o garfo mesmo, ou em pedaços que a criança pode segurar. Pode oferecer TODAS as frutas (inclusive polpa de maracujá puro e limão), pode TODOS os legumes e verduras, pode TODAS as carnes, pode TODOS os temperos naturais.

    Não precisa adicionar sal ou açúcar, a criança não conhece o que é isso e não sentirá falta, assim você ajuda que ela tenha menos chances de desenvolver Diabetes ou Hipertensão futuramente.

    DICA FUNDAMENTAL: O  leite materno continua sendo o principal alimento até 12 meses, portanto a introdução alimentar não é sobre comer e sim sobre conhecer os alimentos e formar hábitos saudáveis. Não se fruste se uma criança não ingerir o alimento, ela irá amassar, jogar, bater, esfregar e isso faz parte de tudo. Descomplique e seja leve.

    Procure um Nutricionista Materno Infantil para lhe oferecer maiores informações.