Aí vem a Fórmula 1 2022!
0
0

Aí vem a Fórmula 1 2022!

Depois de anos de "maus tratos" à maior categoria do automobilismo mundial por parte da imprensa brasileira, em 2021, fomos agraciados pela união de uma brilhante transmissão (e cobertura) por parte da nova emissora detentora dos direitos e c...

Lucas Nutti
3 min
0
0
Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Depois de anos de "maus tratos" à maior categoria do automobilismo mundial por parte da imprensa brasileira, em 2021, fomos agraciados pela união de uma brilhante transmissão (e cobertura) por parte da nova emissora detentora dos direitos e com uma inesquecível temporada.

Sim. 2021 foi a temporada mais disputada que já vi. A melhor da minha breve vida de 26 anos como fã de automobilismo. 2021 era a segunda melhor, apenas atrás de 2008 (que tristeza só de lembrar de "Cadê o Glock?! Cadê o Glock?!"), o dia 12 de dezembro de 2021 coroou minha escolha pela melhor temporada que já vi.

Não vi Senna X Prost. Não vi Schumacher X Villeneuve. Mas vi Hamilton X Verstappen e sei que meus netos, que serão obrigados a gostar de automobilismo, perguntarão sobre como foi a temporada de 2021. E eu? Com certeza falarei com muita alegria e lágrimas nos olhos só de lembrar da emoção.

Mas após uma temporada perfeita (ou quase...), o que a Fórmula 1 nos reserva em 2022?

Não sabemos. Os famosos testes de pré-temporada são inconclusivos, como sempre. A Mercedes não teve bom desempenho nas voltas em Barcelona e no Bahrein, como sempre. Mas quando a temporada começa a valer, Hamilton crava suas poles, como sempre.

Vamos todos levantar as mãos ao céu e pedirmos para uma competição leal, franca e tão disputada quanto ano passado. Mas desta vez, por que não incluir a Ferrari, a McLaren, a Alpine na briga? Se quiser, Fórmula 1, pode incluir a Haas, a Williams e todas as outras também.

Não quero temporadas como a era Hamilton de 2017-2020, nem as conquistas de Schumacher de 2000-2004. Que tal uma temporada tão boa quanto 2008 ou 2021?

Improvável. Não impossível. As mudanças no regulamento devem causar um grande reboliço nesta temporada. Podem mudar completamente o panorama da categoria, reduzindo as diferenças entre todas as equipes. Mas...

As mudanças no regulamento também podem distanciar ainda mais as maiores equipes, que têm mais dinheiro para gastar e ajustar seu carro. Principalmente a própria Mercedes, que, desde o início de 2020 já está focada neste carro de 2022.

Se os tempos de Hamilton e Russell nos testes de pré-temporada serão a realidade do ano, só saberemos a partir do primeiro fim de semana de Grande Prêmio, também no Bahrein. Mas como diz o poeta: "O golpe tá aí, cai quem quer". 

E já caímos vários anos seguidos.

Mercedes, por favor, colabore com o espetáculo. Red Bull, por favor, continue bem competitiva (calma, Verstappen, calma!) McLaren, Ferrari, Alpine, Williams... Voltem à melhor forma! Aston Martin, Alfa Romeo, AlphaTauri... Surpreendam, eu te imploro! Haas, por favor... Quero ver 1-2 no Bahrein, ou, serei #FreeMick!

Em dezembro, quero voltar aqui e escrever "2021? Nem lembro mais", de tão boa que será a temporada 2022. A Fórmula 1 nunca me deixou na mão, sei que não será agora.