Cala a boca, Marinho!
3
0

Cala a boca, Marinho!

Marinho, jogador do Flamengo e com recente passagem pelo Santos, mais uma vez causa polêmica por sua boca. Em entrevista ao UOL Esporte, o atacante afirmou que "lá não tinha como almejar títulos", se referindo ao Santos.

Lucas Nutti
4 min
3
0
Foto: Paulo Paiva/AGIF
Foto: Paulo Paiva/AGIF

Marinho, jogador do Flamengo e com recente passagem pelo Santos, mais uma vez causa polêmica por sua boca. Em entrevista ao UOL Esporte, o atacante afirmou que "lá não tinha como almejar títulos", se referindo ao Santos.

Me desculpe o torcedor santista, mas nesse ponto, Marinho está certo. A realidade no time da baixada é de reestruturação e muita aposta nos jogadores da base. Mas, isso não significa que Marinho, recém saído do clube, deva dar entrevista falando muito.

Outra frase que considero acertada do jogador, é a que ele declara "Cheguei aqui por tudo que fiz no Santos". Isso mesmo, Marinho! Você só está hoje no Flamengo por causa do Santos. E é por isso que justifico o título do texto. Depois de várias passagens frustradas por grandes times do Brasil, Marinho se destacou muito no Santos.

Foi mal no Fluminense (time que o revelou), mal no Cruzeiro, mal no Grêmio. Até chegar e se destacar no Santos, Marinho era apenas o jogador do meme "sabia não, que merda hein". Pouco se lembrava de seus lances e de sua carreira como jogador. Marinho era tratado com deboche pela imprensa, pelos apaixonados por futebol e nunca recebeu o reconhecimento como atleta.

Em 2019, entrou o Santos na vida de Marinho. Jorge Sampaoli, como o próprio Marinho já disse, reensinou o atacante a jogar futebol, principalmente levantando a cabeça e procurando seus companheiros em campo. O Santos brigou firmemente com o Flamengo pelo título do Brasileirão daquele ano. Ficou com o vice.

Em 2020, Marinho manteve a boa forma de jogo, porém sofreu com algumas lesões. Acontece que, nos melhores momentos do Santos na temporada, Marinho ou estava fora por lesão ou suspenso (frequentemente). Quando estava em campo, contribuiu muito para que o Santos fosse até a final da Libertadores.

E falando a verdade, Marinho pipocou na final da Libertadores contra o Palmeiras. Sumiu do jogo, não conseguiu se desvencilhar da marcação palmeirense e pouco tocou na bola. Há quem diga que Marinho jogou a final machucado, mas eu prefiro acreditar que, se ele estava em campo, é porque tinha condições de jogo. Apenas pipocou mesmo, na única oportunidade da carreira que ele teve de disputar uma final como protagonista.

Depois da derrota na final, foi só ladeira abaixo. Marinho foi várias vezes à mídia e cobrou muito da diretoria, dos jogadores, da torcida e até do departamento médico santista. Em entrevista ao Flow Podcast, Marinho disse que o DM do clube se recusou a fazer uma cirurgia que ele precisava. Em outra oportunidade, em live com o jornalista Ademir Quintino, Marinho cobrou publicamente a diretoria por reforços e dinheiro, além de dizer publicamente que queria ir embora do clube, forçando sua saída e tumultuando o vestiário santista.

Marinho cuspiu no Santos. Não foi profissional. Talvez nunca tenha sido.

O jogador que, saiu de um ostracismo na carreira, em que era conhecido apenas por uma entrevista "engraçada" que deu, e chegou até a final da Libertadores como protagonista do time. Após tudo isso, Marinho diz novamente em entrevista que não há como brigar por títulos com o Santos.

É, Marinho... Não dá mesmo. Você provavelmente tem razão em dizer que o Santos não almeja nada em 2022 além de se manter na série A do Brasileirão, mas nunca terá razão em expor suas insatisfações publicamente, ser ingrato com o único time que te deu destaque e respaldo para ser atleta.

Parece que Marinho novamente quer ser conhecido por suas palavras, suas entrevistas, do que pelo seu futebol. Tudo bem, Marinho. Você tem o direito de falar o que quiser, mas isso não te faz uma pessoa melhor.

E agora, no Flamengo, Marinho vai brigar por títulos, porém não como protagonista, obviamente. Será reserva a maior parte da temporada e não terá papel importante nos planos flamenguistas.

Ao dizer que vem pro Flamengo para brigar por títulos e que não dava para almejar isso com o Santos, Marinho assina o atestado de incapacidade. Marinho assume que não é capaz de ser protagonista em um time gigante e que precisa de jogadores (muito) melhores do que ele para ser campeão de algo.

Se ele quer apenas a medalha, se quer apenas segurar a faixa de campeão, sem o protagonismo, tudo bem. Cada jogador que escolha como quer ser conhecido pela carreira. E o Marinho já fez sua escolha...

Marinho quer ser conhecido pelas suas palavras, não pelo futebol.

E como diz o poeta: "tá tudo bem". Sim, está tudo bem mesmo. Mas se ele quiser focar no futebol, Marinho deveria calar a boca. Simples e fácil.

Treine, corre e se dedique. Fale menos, Marinho.

Você não seria o Rei da América 2021 se não fosse o Santos. Sabe quem você seria sem o Santos?

"Sei não..."