O futebol NÃO perde sem a Itália
0
0

O futebol NÃO perde sem a Itália

Contrariando uma das frases mais clichês do mundo futebolístico, o futebol não perde com a vitória da Macedônia do Norte sobre a tetracampeã do mundo, Itália. Quem perde, é a própria Itália, sem mais.

Lucas Nutti
3 min
0
0
Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Contrariando uma das frases mais clichês do mundo futebolístico, o futebol não perde com a vitória da Macedônia do Norte sobre a tetracampeã do mundo, Itália. Quem perde, é a própria Itália, sem mais.

Nós, fãs de futebol, apaixonados pelo esporte, não devemos lamentar a derrota da "Squadra Azzurra". Devemos aplaudir a história escrita frente aos nossos olhos. Pois, o futebol sempre foi, e sempre será, imprevisível. Um feito histórico aconteceu no dia 24 de março de 2022, que provavelmente será lembrado por toda história.

Aos 47 minutos do segundo tempo, Aleksandar Trajkovski marcou para sua nação e destruiu as esperanças italianas de voltar a Copa do Mundo, depois de ficar de fora em 2018. Após o tetra em 2006, a Itália amargou duas eliminações seguidas na primeira fase, em 2010 e 2014, e agora, fica de fora da segunda Copa seguida. Ironicamente, um feito histórico!

O mais irônico é lembrar que, depois de ficar de fora da Copa de 2018, a Itália engatou 36 jogos de invencibilidade, coroados com o título da Eurocopa 2020 (disputada em 2021). Apenas após nove meses depois da conquista europeia, a Itália passa provavelmente pelo pior momento da história de sua seleção.

Mas o que a Macedônia do Norte tem com isso? Absolutamente nada! Eles fizeram seu papel como adversário e venceram o jogo. Culpa da péssima pontaria italiana, com 34 chutes e apenas cinco em direção ao gol. Mas também "culpa" da aplicação tática da equipe macedônia. Jogaram os 90 e poucos minutos com muita organização e foram premiados ao fim da partida com o gol após grande atuação dos 11 em campo.

À Itália: não é terra arrasada! Foram dois (grandes) tropeços nas eliminatórias, o empate contra a Irlanda do Norte, quando era só ganhar e ir à Copa diretamente, e esta derrota para a Macedônia do Norte. O trabalho evoluiu desde 2018, mas sem dúvida, não há desculpa para ficar novamente fora de uma Copa do Mundo.

À Macedônia: o futebol respira! Sempre ter Brasil, Argentina, Alemanha, Itália, França e outros nas fases finais da Copa do Mundo, é bem chato. As famosas "zebras" são motivos que tornam o futebol tão apaixonante e cativante. O menor vencendo o maior, o pior batendo no melhor, Davi ganhando de Golias e Macedônia ganhando da Itália. Isso é futebol!

Obrigado por não deixar o futebol (mais) chato, Macedônia. Sempre vou ter minha torcida para as zebras. É incrível ver a Croácia em final de Copa, a Coreia do Sul e a Turquia na semifinal, Gana nas quartas e Nigéria nas oitavas. 

O futebol não pode depender apenas dos grandes (não é mesmo, Superliga?!) e os pequenos devem ser cada vez mais competitivos e mais surpreendentes. O futebol não perde sem a Itália na Copa. O futebol ganha (e muito) com a história sendo escrita com Macedônia eliminando a Itália e disputando a vaga com Portugal.

E se a Macedônia do Norte eliminar Portugal também? Tirar Cristiano Ronaldo de sua provável última copa e uma equipe muito estrelada portuguesa, seria um cenário incrível. Talvez não para portugueses ou para fãs do jogador, mas... Se nós nunca esqueceremos esta eliminação da Itália, imagina se a Macedônia tira Portugal também?

O futebol é apaixonante e a Macedônia é gigante!