Algoritmos como uma fábrica de bolos: Parte 1 - O que é algoritmo.
0
0

Algoritmos como uma fábrica de bolos: Parte 1 - O que é algoritmo.

Olá, bom dia.

Nilton Gonçalves Junior
2 min
0
0
Email image

Olá, bom dia.

Sabemos que pra boa parte das pessoas, só falar de algoritmos já faz terem uma má vontade de aprender ou conhecer sobre.

Esse artigo será o primeiro de vários que irei demonstrar os conceitos de algoritmos de forma a facilitar seu entendimento e principalmente ensinar que embora linguagens de programação sejam mais complexas e chatinhas de se aprender, o conceito por trás é aplicado diariamente em nossas vidas. 

Para tal, utilizarei o conceito de "receita de bolo", aprofundando de forma que no final dessa série de artigos tenhamos uma estrutura similar a uma fábrica de bolos toda utilizando-se de conceitos de algoritmos. Então vamos começar:

1 - O que é algoritmo

Se formos utilizar o conceito Made In Wikipedia,

Em matemática e ciência da computação, um algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema. Segundo Dasgupta, Papadimitriou e Vazirani; Algoritmos são procedimentos precisos, não ambíguos, padronizados, eficientes e corretos.".

Mas vamos simplificar os termos pouco esse conceito?

Algoritmos são uma série de passos para fazer qualquer ação. Lembre-se dessa frase pois ela será importante até o fim desse artigo. 

Vamos a um exemplo?

Imagine o seguinte: O que fazemos todo dia antes de ir trabalhar ou ir pra escola? Vamos colocar um passo-a passo do que fazemos?

Eu por exemplo:

  • Acordo;
  • Levanto da cama;
  • Preparo meu café da manhã;
  • Como meu café da manhã;
  •  Tomo meu banho;
  • Arrumo minha mochila;
  • Visto minhas roupas do dia e;
  • Saio de casa.

Guarde 5 minutos pra pensar o que você faz todo dia nessa situação. Quase que padronizado. Isso é, de forma genérica, um algoritmo. Nós todos durante nosso dia-a-dia realizamos uma série de ações padronizadas pra resolver um problema. Seja na hora de pedir um ônibus (esticamos o dedo, o motorista sinaliza que vai parar, vamos até o ponto de parada do ônibus e subimos) até o simples ato de escovar o dente.

Não existe pessoa no mundo que mesmo que inconscientemente não resolva algo de maneira padronizada. Vivemos num mundo de padrões e indiretamente algoritmizados (sei que essa palavra não existe mas nada define melhor rs).

Com todo esse exemplo, vamos aplicar isso a algo de conhecimento mais geral de forma a completar nosso objetivo com esse artigo que é criar uma fábrica de bolos completamente conceitual? Veremos no próximo artigo intitulado de: Parte 2 - Como fazer um bolo?

Até breve (e prometo não demorar tanto até chegar no próximo capítulo haha).