O que é marketing
0
0

O que é marketing

Seja você um profissional da área, um estudante, ou apenas um curioso, certamente já ouviu falar em diversos tipos de marketing: digital, conteúdo, inbound, pessoal, afiliados…

Ivan Silva
3 min
0
0

Seja você um profissional da área, um estudante, ou apenas um curioso, certamente já ouviu falar em diversos tipos de marketing: digital, conteúdo, inbound, pessoal, afiliados…

Porém, muitas vezes acabamos esquecendo de entender profundamente o conceito clássico do que é marketing e como aplicamos em cada estratégia do negócio.

Marketing...

É a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer necessidades e/ou desejos de um mercado consumidor

Ou seja, através da observação e identificação das necessidades e desejos de determinado grupo de pessoas, é possível criar produtos ou serviços que satisfaçam essa demanda, gerando lucro.

Para uma definição mais completa, a American Marketing Association diz que “marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”.

É perceptível, então, que a definição vai muito além da venda de produtos.

Inclusive, Peter Drucker já expressou essa relação da seguinte forma: “pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Porém, o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender tão bem o cliente de modo que um bem ou um serviço possa se adequar a ele e se vender sozinho.”

Existem vários exemplos de marcas que podemos analisar

O Google percebeu que as pessoas precisavam de acesso à informação de forma eficaz e organizada e criou o mecanismo de busca mais famoso do mundo.

Nathalia Arcuri se inconformou com a realidade de mulheres que aceitam relacionamentos abusivos por dependência financeira e criou o “Me Poupe”, hoje o maior canal de finanças pessoais do mundo.

A Amazon inovou ao atender demandas básicas do consumidor: oferecer produtos de qualidade por um preço justo e entrega muito rápida. Hoje se consolida como a segunda marca mais valiosa do mundo.

Para atender melhor os clientes que precisavam se deslocar da clínica veterinária até lojas especializadas, o médico veterinário Marcio Waldman criou a Petlove, o maior petshop online do país.

Consegue perceber o que todas essas marcas têm em comum? Todas olharam para o mercado consumidor, identificaram uma necessidade e criaram soluções para satisfazê-las. 

O primeiro passo para isso é de fato selecionar um mercado-alvo. A partir disso, você vai poder focar na captação, entrega de valor e fidelização dos clientes.

Relembrando: valor no marketing não é quanto se paga por um produto ou serviço. Valor é a percepção de custo/benefício que o consumidor tem da sua marca.