O que aprendi com a briga da OpenAI entre Musk e Sam Altman
0
0

O que aprendi com a briga da OpenAI entre Musk e Sam Altman

Você sabia que as sociedades empresariais podem estar em risco mesmo sem que os sócios percebam? O caso da OpenAI x Musk revelou sinais claros que poderiam ter sido evitados.

Kim | Jogo do Equity03/30/2025
2 min
0
0

Saudações, Partner!

Você sabia que as sociedades empresariais podem estar em risco mesmo sem que os sócios percebam? O caso da OpenAI x Musk revelou sinais claros de problemas que podem afetar qualquer empresa, e você pode estar vivendo a mesma situação sem saber.

Contexto. Elon Musk enfreta hoje uma disputa com Sam Altman pelo controle da OPEN AI. Hoje, Musk não faz mais parte do conselho e Sam Altman está tocando o negócio, tendo como principal parceiro a Microsoft. Isso ocorreu em razão de alguns sinais críticos que foram revelados.

Mudança na visão original do negócio. Como vimos no caso da OpenAI, mudanças de direção da empresa podem ser perigosas para a estabilidade de uma sociedade. Afinal, quando você entra em um negócio você espera que ele não mude de direção de forma abrupta.

Existem duas ferramentas que podem impedir isso: alinhamento prévio e reuniões de sócios quinzenais.

Divergências sobre o controle da empresa. Quando as opiniões sobre quem tem o controle não estão alinhadas, o crescimento da empresa fica comprometido.

Nessa caso, é possível estabelecer um acordo de divisão de poderes para delimitar alçadas, voto, veto e preferências.

Falta de transparência nas decisões. Decisões importantes devem ser tomadas de forma aberta, ou o risco de mal-entendidos e disputas cresce.

Conflitos sobre o rumo estratégico. Quando os sócios não concordam sobre os objetivos de longo prazo, a empresa pode se perder em seus próprios objetivos.

Esse é um dos principais impasses societários de difícil solução. Alguém precisar ceder para dar certo ou o rompimento é inevitável. Como de fato aconteceu na OpenAI.

Quer evitar problemas com sócios e criar alianças sem perder o controle da empresa? Leia o Livro: O Jogo do Equity.

Forte abraço,

Kim Ferreira de Melo
Fundador do Corplaw Advogados
Advogado Especialista em Societário/M&A
📖 Autor do livro O Jogo do Equity
📱 Siga-me no Instagram
🔗 Conecte-se comigo no LinkedIn

Support
More Options