Como o torneio que antecedeu a Libertadores, vencido pelo Vasco, inspirou os europeus a criarem a Champions League
2
0

Como o torneio que antecedeu a Libertadores, vencido pelo Vasco, inspirou os europeus a criarem a Champions League

Sabia que o torneio antecessor da Libertadores inspirou os europeus a criarem a Liga dos Campeões da Europa? Eu conto a história nesse texto.

Júnior Pereira
4 min
2
0
Email image

Aproveitando que amanhã começam as oitavas da #Libertadores, eu fui atrás de uma história para mostrar como o futebol da América é foda.

Saca só.

Em 1948 o Colo-Colo chegou ao quinto título consecutivos do VINHEDÃO e estava em busca de novos desafios.

Os dirigentes, então, tiveram a ideia de criar um torneio intercontinental entre os campeões de cada país para eleger um campeão continental.

Batizada como Campeonato Sul-Americano de Campeões, a competição foi disputada no Chile entre 11 de fevereiro e 17 de março de 1948 e contou com 7 clubes:

Colo-Colo 🇨🇱

River Plate 🇦🇷

Litoral 🇧🇴

Nacional 🇺🇾

Deportivo Municipal 🇵🇪

Emelec 🇪🇨

Vasco 🇧🇷

Disclaimer: Como na época ainda não existia o campeonato brasileiro, o Brasil foi representado pelo Vasco, atual campeão carioca - que na época era considerado o principal torneio do país. 

O elenco do Vasco era base de seleção brasileira que viria a disputar a copa de 1950.

Voltando... 

Todos os jogos foram no Estádio Nacional do Chile, com uma média de 40 mil torcedores por jogo e foi realizada no esquema de TODOS CONTRA TODOS em turno único.

Vasco (com 9 pontos) e River Plate (com 8) chegaram à última rodada com chances de título.

Os dois se enfrentaram na "final" e um empate bastava para os cruz-maltinos.

O que aconteceu.

Garantindo o primeiro título continental da América do Sul (que só viria a ser reconhecido como tal em 1996) e também o primeiro título de um time brasileiro em solo estrangeiro.

Elenco do Vasco campeão da Campeonato Sul-Americano de Campeões
Elenco do Vasco campeão da Campeonato Sul-Americano de Campeões

O Campeonato Sul-Americano de Campeões não foi organizado pela Conmebol, mas teve seu aval. 

Porque até 1955, as confederações de futebol (FIFA, UEFA E CONMEBOL) entendiam que eles deveriam organizar apenas as competições que envolviam seleções.

O campeonato de 1948 teve apenas uma edição (e uma taça bem DIFERENTONA), mas mesmo assim, foi pioneiro no modelo de "Torneio de Campeões" e inspirou o que hoje conhecemos como a Liga dos Campeões da Europa.

Email image

E como esse torneio influenciou na criação da Champions League?

Em 2008, o Globo Esporte exibiu uma série de reportagens sobre a Libertadores. Em uma delas, o título do Vasco no Campeonato Sul-americano de 1948 foi abordado.

Na reportagem, o pesquisador chileno Sebastián Salinas revelou que o torneio serviu de inspiração para a criação da Copa dos Campeões da Europa sete anos mais tarde. A ideia foi levado ao Velho Mundo pelo jornalista francês, Jacques Ferran, que cobriu o torneio Sul-Americano. Ele chegou nos dirigentes europeus com o seguinte argumento:

“Como a Europa, que queria estar à frente do resto do mundo, não era capaz de realizar uma competição nos moldes do Campeonato Sul-Americano de 1948? Precisávamos seguir este exemplo.”

No mais belo exemplo do euro centrismo, eles, em alguns anos, organizaram um formato de campeonato que unia os campeões dos países filiados à UEFA para eleger o campeão europeu. E No melhor estilo “pode copiar, só não faz igual” a UEFA batizou de Copa dos Campeões Europeus…

O primeiro campeão foi, claro, o Real Madrid que desde aquele época ja mandava no futebol europeu.

Elenco do Real Madrid com a taça da 1ª edição da Copa dos Campeões da Europa
Elenco do Real Madrid com a taça da 1ª edição da Copa dos Campeões da Europa

Curiosamente, a primeira edição da Copa dos Campeões foi em 1955, mesmo ano que a FIFA baixou uma regra que permitia/exigia que as confederações continentais organizassem os campeonatos dos clubes confederados. 🤔

A primeira edição da Libertadores veio acontecer em 1960 - vencida pelo Peñarol - cinco anos depois da Copa dos Campeões Europeus.

O que ficou, para a história, como se a América do Sul tivesse copiando os "vanguardistas" europeus.

Às vezes é difícil acreditar que o futebol da América do Sul não deve nada ao europeu, mas eles por muitos anos - e até os dias atuais - precisam do que o nosso sofrido continente gera e exporta para eles.

Sem as ideias e a mão de obra latina, dificilmente a Europa seria o que é.

Por: Júnior Pereira