Achismos políticos
0
0

Achismos políticos

como prever o futuro ? realmente fica difícil sem bola de cristal ou maquina do tempo, mas existe alguns resquícios que podemos seguir, na tentativa de prever o que nos espera politicamente.

Edilson
8 min
0
0

Não existe nenhuma ferramenta capaz de prever o futuro, ainda mais o mundo politico, que é cheio de mudanças constantes, porém podemos capaz de chegar próximo a fatos, utilizando a lógica de poder e os interesses de grupos figuras que fazem parte do mundo parlamentar. abaixo alguns dos achismos sobre o que irá acontecer ao longo dos próximos anos no Brasil e em algumas partes do mundo:

um horizonte de perspectivas, apenas de perspectivas que sirvam para quem tem poder de muda-las.
um horizonte de perspectivas, apenas de perspectivas que sirvam para quem tem poder de muda-las.

Lula: o atual presidente do país tem vários defeitos, mas tem uma grande capacidade de negociação, persuasão e retórica. dono de uma inteligência que ele usa apenas para seus interesses e do seu partido,  mas o que sobra em um lado não consta no campo econômico. lula esta seguindo os mesmos passos de seus aliados na américa do sul, é provável que o Brasil entre em uma recessão devido a má gestão econômica que ficará a cargo de seu dublê, senhor Fernando Haddad, que somente está lá para que o presidente  possa atuar diretamente sobre a economia do jeito que bem quiser. se realmente esta crise econômica acontecer, os programas sociais não serão suficientes para conter a grave inflação que irá tomar conta do país, afugentando investidores e gerando menos empregos. o empresário se sentindo ameaçado, pega suas coisas e vai embora, deixando trabalhadores e suas famílias desamparadas sem renda.  Presidente vendo isso começará a perder sua popularidade, e figuras que antes o apoiavam, irão passar a critica-lo, numa clara tentativa de se desassociar de sua imagem, isto não é difícil prever, haja visto que muitas promessas de campanhas já estão sendo descumpridas com poucos dias de governo. 

Jair Bolsonaro:  Se existe alguém que ama cair em armadilhas politicas essa pessoa se chama Jair Bolsonaro, isso se dá muito por ter se juntado a uma horda de bajuladores ao seu redor, que não critica suas ações, que apenas batem palmas para suas besteiras. essa semana, postou em suas redes sociais um vídeo questionando novamente as eleições,  mesmo após o quebra-quebra que foi realizado por seus apoiadores nas sedes dos três poderes, agravando sua situação, que pode inclusive leva-lo a prisão a qualquer momento. O nome do ex-presidente já consta no inquérito de investigação, inclusive colocado pelo seu antigo procurador geral da república Augusto Aras, que durante o seu mandato salvou ele e sua família, mas que agora trabalha sob novas ordens. esse mesmo procurador, que diziam que era nota "sete para cima" , o mesmo que não fez investigação nenhuma em seu governo, dando paz para que os corruptos, possam roubar em paz. na atual situação de Bolsonaro, vemos duas hipóteses para seu futuro: a primeira é que ele seja preso diretamente, o problema é que nessa altura do campeonato, uma revolta seja iniciada com mais baderna por parte de seus apoiadores, gerando uma crise ainda mais intensa. a segunda opção é a diluição do Bolsonarismo, em outras palavras, deixa-lo sangrar e minar seus direitos políticos para que nesse processo seu apoio popular seja perdido aos poucos, e consequentemente sua prisão sem maiores resistências.  se depender de sua inteligência, Bolsonaro irá dar ainda mais munição para que seus adversários possam liquida-lo.  Mas em um futuro distante, como já havia mencionado em outros artigos deste blog, não seria loucura pensar que o PT em caso de morte politica de Jair Bolsonaro, tentasse revive-lo futuramente, pois Bolsonaro atua mais como seu aliado do que como inimigo, suas ações permitiram que o petismo voltasse com muita moral e força, e mesmo contrariados, os petistas sabem que precisam de um inimigo como ele, para que possam continuar vivendo a sombra de um possível retorno, se deixarmos que o governo Lula continue com seus holofotes virados, as pessoas irão perceber que não existe muita diferença entre o Bolsonarismo do petismo, mas as semelhanças são muito mais perceptíveis. 

Brasil:  Tudo indica que teremos uma crise econômica grande nos próximos anos, guerras em curso como a Ucrânia fazem com que a cadeia de suprimentos fique alterada assim como as politicas intervencionistas que o ministro da economia Fernando Haddad quer colocar em pratica. o governo quer gastar, e gastar muito, mas para isso é necessário aumentar a arrecadação de impostos, isso vai frear o consumo com o encarecimento de itens sazonais, como eletrônicos, diminuindo aos poucos a demanda por mão de obra principalmente no varejo, que tende a ser o setor mais afetado, o que pode levar a demissões em massa. com mais pessoas procurando emprego, as vagas serão mais concorridas, com salários mais baixos e sem estimulo para investir aqui, novas vagas vão ser cada vez mais escassas.  também poderemos ver um acirramento de medidas que vai dividir ainda mais a população,  com politicas de proteção a minorias que na teoria deveria servir para gerar igualdade, mas que podem dar poderes a pessoas má intencionadas afim de prejudicar desafetos, e uma delas já esta em curso que é a lei "antipiada" sancionada pelo presidente Lula junto com Silvio Almeida (criador da teoria do racismo estrutural) ministro da cidadania e direitos humanos. Lei que pode colocar humoristas na cadeia por contar piadas em palcos, sendo a parte mais curiosa dessa lei, é que foi proposta por uma Bolsonarista, Tia Eron (PRB-BA) e recebeu o voto sim de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), os mesmos que dizem lutar pela liberdade de expressão, mas que ajudam leis, que servem para calar pessoas. (link abaixo)

Rússia e Ucrânia: A Guerra na Ucrânia vai demorar mais que o esperado, o que pode desencadear uma guerra em maior escala. a OTAN não para de municiar o país contra os russos, o que vem irritando o Kremlin, embora para ambos os lados não seja interessante ampliar o conflito para uma escala global, mesmo assim não podemos duvidar da insanidade de Vladmir Putin, que se continuar tendo mais baixas devido aos armamentos ocidentais, pode simplesmente apertar o botão vermelho e colocar a Europa inteira sobre escombros, se isso acontecer uma resposta da OTAN também significaria o fim da humanidade, que não suportaria o devastador poder de uma guerra nuclear. Oligarcas russos, devem perder a paciência com Putin, suas ações estão gerando uma enorme bolha de problemas internamente, com sanções internacionais que estão esmagando a economia do país, inclusive a quem defenda, que o processo de queda do atual presidente aconteça ainda este ano. 

América do Sul: A politica na américa do sul dá sinais que pode ter uma nova guinada a direita, o primeiro país a realizar o pleito será a Argentina, que vive um momento conturbado, com brigas entre o legislativo e o executivo, que devido a forte crise econômica promovida por Alberto Fernandez e sua politica intervencionista, jogou o país vizinho no abismo em que se encontra, o que pode fazer com que ele perca votos justamente na classe mais pobre, que foi a mais afetada. claro que podemos colocar isso na conta de uma guerra que afetou a cadeia de suprimentos, além de uma crise formada pela pandemia da COVID-19, porém a forma implacável de fechar o país sem ter um plano econômico bem traçado, jogou o povo argentino nessa turbulência, sendo que não há perspectivas para sair. No chile Gabriel Boric esta sendo duramente criticado devido a sua tentativa de mudar a constituição e seus perdões concedidos a ex-guerrilheiros, sua avaliação esta muito ruim perante a opinião publica.  é muito improvável que a esquerda  saia completamente fora do controle da América do Sul, porém novos governos de centro e centro direita surjam como contraponto a guinada a esquerda, que foi iniciada em 2020. 

Estados Unidos:  A aprovação do presidente Joe Biden esta caindo , chegando em ultimo numero divulgado em 36%, enquanto o legislativo começa uma ofensiva , principalmente após documentos secretos serem encontrados em sua casa, é provável que neste cenário o partido democrata pense em um outro nome , pois o atual presidente é visto como um homem fraco, que retirou a ajuda a outros países pobres como o Afeganistão, permitindo que o Taliban voltasse ao poder, enquanto gasta milhões com a guerra na Ucrânia, que ameaça legalizar o aborto em todo o país deixando cada vez mais seu mandato impopular. se não esta bom para Democratas , para republicanos idem, Donald Trump quer voltar a presidência, só que uma ala do partido enxerga nele uma grande chance de fracasso, devido a suas declarações e seu posicionamento explosivo. esta ala quer alguém mais moderado, que seja firme nas decisões mas polido nos discursos , e nesse caso o atual governador da Flórida Ron de Santis surge como uma boa opção, mas Trump é irredutível, quer ele ser o candidato a presidência, sabe que se for irá perder, sua rejeição é enorme, sua forma de falar e tratar as maiorias são grosseiras, sua politica anti-imigração covarde e desumana, exala preconceito contra imigrantes, esses que ajudaram a tornar a américa grande com seu suor e trabalho, essas pessoas e seus filhos, o enxergam como alguém que não os quer ali, que a contribuição deles não ajudaram em nada o crescimento do país, e olhando por essa ótica eles tem razão. 

 em meios a tantos "achismos", nos resta esperar para o que de fato irá acontecer, pois nessa simulação de democracia, todos tem poder, mesmo o povo, que assiste como mero expectador ,passivamente, a destruição de seu mundo, devido ao ego e a falta de sensibilidade de seus lideres.