Banheiros neutros nas escolas e o seu uso político.
0
0

Banheiros neutros nas escolas e o seu uso político.

Uma nova briga entre os espectros de direita versus esquerda reacende a necessidade da lógica sobre banheiros neutros, como conciliar as demandas de ambos em um assunto tão sério.

Edilson
5 min
0
0

Uma nova briga entre os espectros de direita e esquerda, mais uma vez reacende a necessidade da lógica sobre banheiros neutros e como conciliar as demandas de ambos sobre um assunto tão sério.

Toda a briga política faz com que as ideologias, tanto a conservadora quanto a progressista, fiquem acima da racionalidade, interditando o debate sério, tornando difícil um concesso benéfico. a democracia nasce justamente entre a convergência de ideias distintas, o famoso suco de direita e esquerda, com isso poderemos construir uma sociedade capaz de abrigar a todos os pensamentos.  

Banheiros neutros nas escolas, estão entre as ideias mais difundidas entre os progressistas como medida antipreconceito, onde o argumento usado, é que esta funcionaria como uma forma de incluir pessoas que não se identificam com seus sexos biológicos, além de evitar discriminações e consequentemente a evasão escolar. olhando pela ótica progressista, homossexuais sofrem muito preconceito no ambiente escolar, é inegável que existam crianças que já são homossexuais de nascença, e o banheiro é um local muito suscetível ao preconceito e a prática do bullying. colocando-se no lugar de uma pessoa, que não se sinta encaixada, isso ocasiona a vergonha, e muitas vezes essa sensação de não pertencimento ao ambiente, leva ao abandono escolar e a problemas emocionais, o que é alto no público gay.

A escola deve ser um local de recreação muito importante na vida das crianças, talvez seja o último ambiente realmente saudável, que um cidadão frequente antes da fase adulta, que muitas vezes é cruel e cheia de percalços, por isso a importância de construir gerações mais empáticas e sociáveis se faz cada vez mais necessária, e a escola justamente é a base principal para aprender este tipo de tema. 

Os Conservadores argumentam que ter um banheiro neutro nas escolas é algo totalmente desnecessário, e que poderia inclusive aumentar os casos de abusos sexual dentro das escolas, além de estimular o sexo precoce entre crianças, tendo contato umas com as outras em um ambiente sem supervisão. As pessoas têm a liberdade de decidir qual a sua preferência sexual, mas este é um assunto que deve ser discutido apenas em uma idade, onde se tem maturidade para tal. olhando pela visão conservadora, realmente existem pontos racionais que merecem atenção, já que vivemos em um país onde tudo o que é criado como algo benéfico acaba sendo deturpado em prol da vontade de alguns. estamos em um lugar onde já se cogitou criar um vagão separado para mulheres, devido aos inúmeros casos de abuso sexual no transporte público, onde um sistema de transferência instantâneo de dinheiro sem taxas, fez aumentar o número de sequestros e golpes, onde a lei de trânsito somente é respeitada em locais onde possuem radares, onde se é necessário colocar seguranças em necrotérios para impedir que os cadáveres sejam violados, por estes e outros inúmeros motivos, fazem do Brasil um local onde qualquer ideia tenha que ser adaptada e muito bem pensada, para uma realidade de pessoas  acostumadas a tirarem vantagens de tudo. ter banheiros onde diversas crianças estão misturadas, é um prato cheio para que outras mais velhas possam abusar das menores dentro do banheiro. em fevereiro deste ano tivemos um exemplo na cidade de Anápolis em Goiás, num caso em que uma garota do 9° ano foi abusada dentro do banheiro por um garoto do 8°ano, na escola estadual josé Ludovico de almeida, onde o garoto chegou a encostar suas genitais nas nádegas da menina.

Então existem demandas sérias de ambos os lados, mas como resolver isso? embora discordem em vários pontos, ambas as visões de mundo têm um objetivo comum, o de cuidar para que o ambiente escolar seja seguro para todas as crianças, que as respeite e que seja saudável conviver, sendo assim deve existir novas propostas para que as escolas que serão construídas futuramente. deixarem obrigatoriamente um espaço reservado para a construção de banheiros neutros, onde estes teriam em sua capacidade, para comportar uma ou duas pessoas, o que poderia ajudar a resolver parte da questão, pois o aluno que não quisesse utilizar um banheiro com mais pessoas, teria a opção de usar um outro local onde poderia se sentir mais confortável.  mas não é somente criando espaços que a adequação de escolas a uma nova demanda deve ser feita, profissionais da educação também deveriam receber atualizações a cerca de como lidar com crianças no ambiente escolar, a falta de preparo, principalmente o emocional, faz com que adultos se tornem mais irracionais do que as crianças, como por exemplo, agir de forma impaciente e sem educação com os estudantes da mesma forma que os  professores também precisam ter mais sensibilidade, principalmente na resolução de conflitos entre alunos, ensinar e incentivar um bom convívio é deveria ser uma obrigação nas escolas, mas sem as pessoas certas, isso não acontece.

para alcançar um nível satisfatório para ambos os espectros de pensamento, é necessário sentar e colocar justamente os pontos que ambos concordam em prática, porém é difícil manter diálogo em uma cultura onde discordar virou ofensa, ou se segue fielmente o que manda a carta ideológica ou nada feito, pois os políticos brasileiros aprenderam que brigar dessa forma, ajuda a mascarar o que é feito nos bastidores, ou seja, podem se unir para receber emendas e verbas públicas, ou até mesmo aumentar o próprio salário, mas nunca podem concordar ou discutir assuntos que interessam e ajudem a sociedade, a melhorar e evoluir através do diálogo. 

O mundo nos mostra, que o debate equilibrado de ideias pode nos fazer melhorar a vida das pessoas, mas num país onde a desgraça alheia gera cada vez mais riqueza e visibilidade para algumas figuras que a exploram, não existe espaço para melhorias. enquanto os extremos puxam seu cabo de guerra ideológico, a sociedade compra a sua briga, e ajuda a sepultar chances de criar um mundo mais justo onde todos possam conviver.