Guerra Racial , a quem interessa isso ?
0
0

Guerra Racial , a quem interessa isso ?

Como uso oportunista de pautas sociais estão acabando com lutas verdadeiras e que precisam de seriedade, movimentos que se dizem preocupados com sociedade civil estão criando tensão e divisão, que pode acabar em desastre.

Edilson
8 min
0
0

Judeus e negros são alguns dos povos que mais sofreram injustiças na história da humanidade. séculos de maus tratos, sendo tratados como seres inferiores fizeram que em determinado ponto da história recente, movimentos em prol da igualdade e da liberdade entre os povos fossem assim criados, garantindo em tese que eventos como o nazismo e o apartheid nunca mais sejam reproduzidos.  entretanto o que estamos vivenciando nos dias atuais não é a busca pela igualdade, mas sim uma mistura de tensão racial (utilizando o nós contra eles) e também uma vontade imensa de pessoas querendo aparecer, utilizando pautas tão sensíveis fingindo se importar, e assim utilizar a fórmula magica para o sucesso nos diais atuais, que é: pautas sensíveis + conteúdos publicados em massa e seguidores = capitalização com publicidade em suas páginas pessoais.

protestos  nos EUA contra a policia e a supremacia branca. note que a maioria os manifestantes são brancos. 
protestos  nos EUA contra a policia e a supremacia branca. note que a maioria os manifestantes são brancos. 

Os dias atuais mostram como as redes sociais são um espelho da hipocrisia desta sociedade, hipocrisia esta que não surgiu com as redes, apenas ficaram escancaradas e mostram que o sentimento de sobrevivência, que existe nos animais também existe nos humanos, só que de forma muito mais insensível, haja visto que nos animais, existe muito mais honra em suas ações do que em humanos. ser hipócrita e bajulador virou sinônimo de sobrevivência para vários parasitas que querem viver uma boa vida e apostam alto na falsidade para atingir suas metas de vida, e para isso usam todo o tipo de mecanismos, inclusive pautas sensíveis que durante décadas ficaram no ostracismo social, mas somente hoje com o advento do "marketing pessoal", onde pessoas se vendem como produtos nas vitrines sociais em troca de "likes", parece ser  bem rentável aparentar ser "um bom ser humano" pois existe muita gente inocente que acredita que essas ações são genuínas, quando na verdade são apenas ferramentas para aumentarem seus engajamentos e automaticamente sua capitalização.

Assim como toda a ação humana na terra, seja ela física ou cultural, existem resquícios, ou como podemos chamar "subprodutos", e estes com o tempo tendem a trazer desastres em cadeia gravíssimos: como o esgoto humano que destrói  o solo,  como a poluição acaba com o ar, como os milhares de prédios, que  fazem com que você não consiga enxergar o horizonte e como o uso excessivo de agrotóxicos nos alimentos que causam doenças. soluções pontuais tendem a estancar o problema , mas seu uso exagerado ajudam a criar problemas sérios, e usando essa analogia podemos colocar os defensores de redes sociais , que usam sistematicamente problemas sociais seríssimos como o racismo, homofobia, nazismo como forma de mostrar ao mundo, "olha como sou legal", "olha como eu sou justo", tudo isso para apenas para inflar o seu ego, já que vivem em uma bolha cercada de bajuladores, que em troca de algumas migalhas que caem de suas bocas, fazem afagos a sua "aura" celestial . as consequências dessas ações são varias, uma delas atos é a contribuição para a criação de grupos extremistas, que enxergam essa falsidade e começam a combater justamente utilizando o preconceito para tal, deslegitimando lutas sérias que não podem ser usadas como brinquedos na mão de gente que na realidade, não se importa com ninguém além de si mesmo. um exemplo claro disso é a atriz Cássia Kiss, após declarar que pessoas do mesmo sexo não podem se reproduzir, foi duramente criticada nas redes por seus colegas de emissora, que a taxaram de preconceituosa. além disso vizinhos de  condomínio solicitaram que ela fosse retirada do local onde vivia. tudo muito bonito não ? a justiça social foi feita ? o problema é que, ao fazerem isso para demonstrar virtude, fez com que diversas pessoas  se solidarizassem com ela, validando o que ela fala, e quem sofre com isso é principalmente o homossexual pobre, que começa a ver sua luta por respeito sendo destruída e invalidada, por que pessoas ricas que querem usar sua pauta para aparecerem, assim como políticos que usavam e usam pessoas pobres em seus palanques, para demonstrarem a quem  estava assistindo, que eles eram pessoas do "povo" preocupados com o bem estar alheio, quando na verdade estavam querendo apenas o poder que emana daquelas pessoas, e após eleitas desaparecessem por quatro anos.  

Dividir para conquistar é uma tática antiga, muito utilizada ao longo da história e isso vai totalmente contra ao que se prega no conceito de igualdade, onde todos aqueles que vivem numa sociedade devem ter os mesmos direitos e serem tratados sem distinção, mas isso é diferente quando vamos ao campo pratico.  Malcolm "X" e Martin Luther King Jr, são os maiores exemplos dessa dicotomia, enquanto Malcolm pregava que os negros deveriam se vingar dos brancos por todo o dano causado ao longo da história, reacendendo uma guerra racial, onde pessoas de raça diferentes nunca poderiam conviver em harmonia, Martin Luther king queria o contrario, queria justamente que brancos e negros vivessem em harmonia e que o ódio entre si terminassem, que pudessem dialogar e deixar suas diferenças para trás e viverem de forma igualitária. agora imagina se o plano de Malcolm "X" tivesse dado certo, e entrássemos em uma guerra racial, certamente o racismo entraria numa espiral de ódio que provavelmente nunca terminaria,  pois ao classificar alguém ou determinado grupo da sociedade como inimigo, esse grupo automaticamente também o enxerga de volta da mesma maneira. nos dias atuais já temos esta divisão, temos uma tensão grande principalmente entre cristãos e progressistas, onde os progressistas acusam os cristãos de serem homofóbicos e retrógrados, enquanto uma parcela grande dos cristãos enxergam os progressistas como  criadores do caos e servos do demônio que só querem destruir as famílias. esta tensão esta sendo muito bem aproveitada para criar o extremismo entre setores da sociedade, e assim os poderosos podem controlar suas massas de manobra com mais facilidade e alcançar suas metas de poder. 

Após o fim da segunda guerra muitos eventos deploráveis aconteceram no mundo, apartheid, a divisão social dada aos negros nos anos sessenta, guerras no sudeste da Ásia, guerras no oriente médio, ditaduras espalhadas pelo mundo, guerra fria.  criar um mundo igualitário seria a melhor forma de impedir que fatos como esses se repitam, mas quando uma geração começa a banalizar fatos que mancharam a história humana, criam nos bastidores simpatizantes, ou seja devido a forma como os assuntos estão sendo tratados , é possível que exista nos bastidores, pessoas que vejam no preconceito, realmente uma  forma lógica de tratamento aos demais. grupos neonazistas estão  ainda agindo nas sombras, alguns a policia consegue conter, porém devem existir muitos ainda a serem combatidos. A melhor forma de combater o preconceito é através da conscientização e de leis duras, e não colocando qualquer declaração ou atitude dentro do mesmo cesto, ao fazer isso , como esta sendo feito atualmente, o discurso de ódio ao invés de ser extinto começa a ganhar adeptos.

Mas a quem realmente interessa uma guerra racial ? esta guerra interessa principalmente aqueles que se dizem defensores de um lado, veja o quanto esse assunto vem sendo discutido, sempre há um viés por trás: quando um novo participante entra no "BBB ", sempre tocam no assunto, para alguém negro é uma forma subliminar de falar que é merecedor do prêmio por ser alguém injustiçado socialmente, mesmo que na realidade seja alguém bem sucedido. para uma pessoa branca, a estratégia é se intitular como alguém que queira mudar, o famoso "descontruído"  , que ao fazer isso quer apenas buscar a aceitação do telespectador, para que tenha empatia com ele e faze-lo ficar e ganhar o prêmio final. veja , estamos usando apenas um "reality show" como exemplo, mas nenhum desses justiceiros sociais da internet querem de fato,  acabar com as injustiças, querem apenas se utilizar do tema para sensibilizar o publico e com isso conseguir vantagens pessoais. a mesma lógica pode se aplicar com os influenciadores digitais, os novos "eu sou modelo !" da era atual , que são capazes de fazer "dancinhas" para o "tiktok" no leito de morte da própria mãe para ganhar algumas visualizações. esses amam utilizar esse artificio, porque o mercado publicitário e diversas marcas , querem algo que chamem a atenção dos consumidores e para isso apostam em pessoas que fazem de tudo para atrair esse público, fazendo coisas deploráveis  como lamber assentos sanitários, sensualizar o tempo todo, fazer musicas com cunho baixo, mentir sobre fatos, bajular políticos, difamar pessoas e fingir se importar com racismo e homofobia, tudo isso em nome do dinheiro.

O futuro é incerto, mas a escalada de tensão racial que esta sendo feita de forma silenciosa, esta dividindo ainda mais a sociedade. Enquanto oportunistas continuarem a se apropriarem de pautas sociais, continuaremos a ver muito mais preconceito, muito mais injustiça. assuntos sérios devem ser tratados por gente séria , e não pode ser usado como forma de capitalizar em cima da dor alheia, e enquanto finge que se importa.