Preconceito Sócio econômico , a mãe da discriminação.
0
0

Preconceito Sócio econômico , a mãe da discriminação.

porque ser pobre é um problema na sociedade ? por que pessoas que não tem uma condição financeira robusta não é tratada da mesma forma que alguém que o possui. confira isso neste artigo que critica o os motivos desses fatos na minha opinião.

Edilson
9 min
0
0

O mundo passa por mudanças constantes, tanto tecnológicas quanto por comportamento, mas existem coisas que nunca mudam, independente da época que vivemos, e uma delas com toda certeza é a divisão por classes inferiores e superiores, classes estas determinadas obviamente, por um grupo mais forte, influente e dominante, sendo os demais obrigados a seguir.

Email image

Biologicamente falando, todos os seres humanos são iguais, mesma cor de sangue, mesmos órgãos, ou seja, maquinas projetadas para terem a mesma funcionalidade, mas isso é só um mero detalhe no mundo cruel e desigual que vivemos, onde poucos são tratados como deuses e muitos tratados como lixo.  o ser humano ama se colocar em uma bolha, tribo ou qualquer coisa que gere uma divisão de povos: países, gêneros, raças, etnias e etc., o que deveria ser pautado apenas como algo no caráter informativo de cada um, acabou virando uma forma de separação entre os "melhores" dos "piores" de forma irônica. Brancos começaram a se sentir superiores a negros, homens das mulheres, europeus do resto do mundo, colonizadores dos colonizados, mas a mãe de tudo isso tem nome e se chama poder financeiro. 

Ter mais dinheiro que os outros implica na abertura de portas exclusivas que apenas "alguns" podem ter.  nesta semana que escrevo esse artigo, tivemos dois casos  que podemos levar como exemplo: Vitor Augusto 25 anos, pobre, negro, morador de Franco da Rocha, morreu após passar o dia todo agonizando porque os hospitais públicos ficavam o jogando de um lado a outro, por ser obeso não tinha estrutura  e foi atendido de forma improvisada no chão de uma ambulância, enquanto se ouvia os gritos suplicantes de sua mãe ao fundo, pedindo para que não deixassem seu filho morrer. mas a pergunta que ninguém faz é, se Vitor fosse alguém com dinheiro, tivesse milhares de seguidores em uma rede social ou amiguinhos poderosos , será que ele estaria vivo? teria recebido o atendimento correto, que na teoria deveria ser para todos os seres humanos?. Do outro lado temos a apresentadora Luciana Gimenez, ela se acidentou enquanto esquiava nos alpes, tendo posteriormente quatro fraturas em seu corpo, foi levada para o hospital rapidamente, passou por cirurgia e esta bem agora, nada melhor do que ter acesso a todo o conforto e rapidez que o dinheiro pode pagar, além de ser muito bem tratada pela equipe que a recebeu, tirando fotos para sua rede social e recebendo o "carinho" de seus fãs, com mensagens de melhoras e "emojis" coloridos.  depois desses fatos, nós fazemos uma reflexão, por que um merece viver mais do que o outro? porque não se tratam as pessoas com menos dinheiro de forma igual e humanizada ? , e porque o pobre continua sendo tratado igual lixo, enquanto ricos usufruem de todo o conforto, e ainda posam de forma hipócrita em suas redes como paladinos da moral e da bondade, para enganarem sua fazenda de gados abobalhados, que são incapazes de pensar por si só e precisam seguir alguém para terem algum sentido em suas vidas, dando atenção a uma pessoa rica, lhe enviando mensagens de carinho quando eles se sentem tristes, mas são incapazes de ter a mesma empatia quando alguém lhe pede ajuda na rua. 

Em todas as áreas da vida, o preconceito sócio econômico se faz presente, mas um rico critica-lo implica em ter que abdicar de luxos para não ser hipócrita, por isso é tão comum que apenas as  causas LGTB, racial e feminista serem defendidas mais abertamente por famosos e influentes, pois fazer isso lhe rende mais curtidas, seguidores e depois obviamente mais dinheiro em suas contas cheias. é inegável que o preconceito contra o pobre é o mais notório, inclusive praticado pela própria esquerda politica, que em tese deveria defende-los, mas se tornou em um antro de falsidade, utilizando a pauta apenas para sua própria promoção.  a prova mais contundente de que a esquerda hoje defende mais os ricos que os pobres, é a nova onda de racismo estrutural,  pessoas de classe média alta, utilizam o argumento de que se pessoas negras forem confundidas com um trabalhador é um "insulto", como se o trabalhador comum fosse algo abaixo do que aquela pessoa representa, isto é uma verdadeira forma de preconceito travestida de racismo, a pessoa  ter se sentido ofendida por ser comparada a uma classe, que ela julga inferior. 

Se analisamos o racismo em si, vamos encontrar diversas formas de discriminação, existem pessoas que julgam a pele negra como algo inferior a branca, mas a forma econômica é muito mais perceptível. quando os negros receberam sua liberdade após anos de maus tratos, foram jogados em uma sociedade que não os aceitavam, por não terem oportunidades e serem proibidos do acesso a uma vida igualitária, o resultado foi a pobreza,  isto ajudou a colocar a pecha de que pessoa negra é igual pessoa pobre, e sendo pobre, e não tendo o que oferecer, faz com que viva no ostracismo social.  se analisarmos apenas o caráter das pessoas somente por suas postagens, teremos uma noção errada de quem elas realmente são, em tempos onde alguns ex-funcionários tem a coragem de levar a público maus tratos sofridos por gente famosa, imagine quantos não sofreram o mesmo ou até pior, mas o medo de levar a público e sofrer represálias fazem com que o silêncio se torne uma opção. 

Ser pobre em qualquer país é algo difícil, e no Brasil não é diferente, ainda mais com a  mania que o brasileiro possui de tratar bem apenas aqueles que podem lhe oferecer algo em troca.  todos os gringos falam de como são bem tratados por aqui, mas o que eles não sabem é existe um algo a mais, como receber dinheiro ou até mesmo esperando favores, muitos lendo a isso podem dizer que isso é mentira, mas porque: bolivianos, haitianos, venezuelanos e Africanos não são tratados do mesmo jeito que americanos e europeus ? ...  o motivo é o mesmo que foi apontado anteriormente , esses países tem em suma maioria, habitantes pobres, então por que tratar bem aqueles que não possuem nada a oferecer materialmente falando.  Obviamente existem pessoas boas tanto no Brasil quanto no mundo, que não tratam seres humanos dessa forma bizarra, mas elas não a maioria, se uma nação que não trata nem os seus semelhantes por este mesmo motivo, imagina as pessoas que vem tentar a vida aqui vinda de países mais pobres. 

O maior sofrimento dos menos afortunados é na área da saúde, ter que esperar horas para ser atendido, ser jogado de um lugar para o outro, esperar meses para conseguir um atendimento médico, se tratado de forma grosseira pelos profissionais de saúde, ficar em ambientes sujos e sem estrutura, é só mais um dos inúmeros sofrimentos que pessoas pobres passam no Brasil. podemos notar que quando alguma autoridade politica ou artista famoso precisa de serviços de saúde, correm rapidamente para hospitais como: Albert Einstein, Sírio libanês, hospital de base em Brasília entre outros de alto padrão, mas nunca recorrem ao SUS, querem os melhores especialistas que o dinheiro pode pagar, querem quartos que são melhores que muitas casas de família, querem ser paparicados e ter uma equipe médica completa a sua disposição, enquanto milhares são tratados como nada e de forma completamente desumana. Virginia Fonseca, famosa "youtuber", quando foi dar a luz a o seu segundo filho, postou em sua rede social uma imagem com diversos profissionais prontos para dar todo o conforto durante seu parto, enquanto isso milhares de mulheres são submetidas a procedimentos dolorosos, além de serem maltratadas enquanto estão em trabalho de parto, depois ficam em um quarto sujo com pelo menos mais três mulheres sem conforto algum não conseguindo descansar mesmo após passar por tanta dor.  a medicina é algo que se tornou muito elitista, é difícil de aceitar que algo de que todos precisam, seja tão segregado, mas a explicação é até simples, já que a maioria das pessoas que cursam medicina são compostas por pessoas de renda alta, até porque onde se viu um trabalhador que ganha o salário mínimo conseguir bancar uma mensalidade que custa o triplo de seu salário. como somente ricos conseguem estudar, eles ditam como irão trabalhar, e servir gente pobre , para alguns esta totalmente fora de questão, quando se pode trabalhar em uma clinica particular ganhando muito mais e atendendo pessoas de sua "classe".

dizer que o mundo é justo e que apenas trabalho faz alguém melhorar de vida, é algo que chega a ser uma verdadeira piada de mal gosto, a vida é seletiva com as pessoas, não significa que o que acontece com um vai acontecer com todos, a direita politica tem muito desse discurso falso de igualdade, esquecem que as pessoas que enriquecem com seu trabalho é muito pequena se comparado a população geral, significa em outras palavras que para existir um rico é necessário pelo menos vinte pobres para servi-lo. falar essas coisas é muito melhor do que criar um mundo onde as oportunidades sejam de fato para todos. 

A Pobreza é a verdade do mundo cruel e injusto que vivemos, ela mostra as mazelas de uma sociedade doente a muito tempo, que inclusive de forma debochada utiliza pessoas pobres como moeda de troca para aumentarem seu engajamento social, utilizando a hipocrisia e o fingimento para enganar os outros. não acredito em racismo estrutural, acredito que existe estrutura sócio econômica mais preconceituosa com quem vive na pobreza, e nessa estrutura há pessoas de todas as cores e credos,  mas todas juntas por um elo que faz o mundo trata-las de forma indiferente, desumana e cruel, algo que muitas vezes você nasce assim, e que não deveria ser discriminado, mas é, principalmente em um mundo onde dinheiro é o deus supremo.