Regulação sim ! censura não !
0
0

Regulação sim ! censura não !

Edilson
4 min
0
0

As redes sociais possuem uma importância muito grande nos dias atuais, as plataformas que antes tinham apenas o objetivo de aproximar pessoas e facilitar sua interação, hoje tem um papel de "termômetro da sociedade", onde podemos saber quase que em tempo real o que cada pessoa pensa sobre cada assunto ou como é o seu comportamento cotidiano. porém nos últimos anos , vemos percebendo que algumas atitudes que estão sendo tomadas dentro das plataformas por usuários, estão transformando, o que antes era para ser um espaço democrático de livre pensamento, num ambiente tóxico, onde mentiras, ódio e perseguição se fazem comum aos olhos.

Em ambiente com tantos usuários , plataformas como Instagram, Twitter , Facebook se tornaram muito comuns na vida cotidiana das pessoas, mas como qualquer ferramenta que inicia sem regras existe o efeito colateral. informações falsas circulam livremente, e causam danos a vida de quem vira alvo de uma "Fake News" termo em inglês utilizado para apontar uma mentira contada em ambiente on-line. esse tipo de artificio é usado para causar pânico , mas principalmente para assassinar a reputação de alguém que não se gosta, onde mentiras são divulgadas em massa principalmente em aplicativos de mensagens instantâneas como o "Whats app "trazendo consequências seríssimas para a vida da vitima, que tem que se defender sozinha, e muitas vezes não conseguindo provar que aquilo que esta sendo divulgado não é verdade. quantas pessoas foram acusadas de serem : pedófilos, estupradores, assaltantes, assassinos entre outras coisas, sendo que na verdade eram inocentes, e a ânsia por justiça, faz com que pessoas comuns sejam transformadas em "justiceiros" muitas vezes tirando a vida de outra pessoa que nada fez.

Na Europa medieval, era comum que pessoas que cometessem crimes fossem executadas em praça publica, isso de certa forma mudou, mas agora temos a versão moderna que é chamada de "cancelamento". a pratica consiste em perseguição digital, geralmente sendo o alvo pessoas publicas, que cometem algum "erro", como fazer uma piada fora de hora, dar uma declaração polemica, ou errar algum tipo de comportamento que é descrito como "imoral". ataques coordenados são lançados nas redes do alvo, principalmente como comentários ofensivos, mas existem casos onde patrocinadores são forçados a retirar seu apoio através de pressão desses grupos, fazendo a pessoa em questão perder sua renda, sendo os ataques somente cessados após retratação pública.

Only SubscribersTo access all content, you must subscribe to the Olhar Pragmático blog. You can also become a subscriber and have access to exclusive content.
We committed not to send spam and to respect the LGPD. Cancel whenever you want.