Introdução | ||
Criar um app por si só já é uma tarefa complexa. Criar um que resolva, de fato, as demandas de clientes reais, é mais complexo ainda. São necessárias reuniões, estimativas, planos de negócio e conhecimento técnico para fazer tudo acontecer dentro do prazo. | ||
Ao longo dos anos nós da Olympus dedicamos nossa atenção e tempo para buscar, adaptar e melhorar processos que tornem essa tarefa mais simples. A partir dos nossos estudos nós criamos um método que aplicamos com todos nossos parceiros para entender os objetivos do projeto e modelar uma entrega que exceda as expectativas. | ||
Nós nunca havíamos compartilhado em detalhe nossos processos. Mas um convite do nosso amigo e youtuber Lucas Montano fez com que começássemos a nos mover num sentido diferente. | ||
O convite foi para cocriarmos o Memo, um aplicativo de aprendizado gamificado baseado em Anki e aplicado a programação. O objetivo do app será ajudar os inscritos do canal a praticarem seus conhecimentos técnicos de maneira divertida e engajada. | ||
Além disso, e talvez ainda mais importante, é que todo esse processo será completamente documentado em texto por aqui e por vídeo no canal do Lucas. Dessa maneira você poderá acompanhar todos detalhes desde a concepção inicial do app até o lançamento de um produto já refinado. | ||
Tudo que você gostaria de saber sobre os processos utilizados no mercado para idear um projeto real, desenhar as funcionalidades iniciais, estimar o escopo e colocar tudo em produção para o lançamento de um MVP serão cobertos nessa série de artigos e vídeos. | ||
Neste primeiro artigo da série iremos conhecer mais do método de desenvolvimento da Olympus e quais foram as resultantes da aplicação deste método no projeto proposto pelo Lucas. | ||
Qual nosso background? | ||
Somos um time de especialistas em desenvolvimento de software apaixonados por processos, qualidade de software e experiência do usuário. Nossa equipe se formou dentro do Apple Developer Academy, um projeto de pesquisa e desenvolvimento realizado pela Apple, e desde nossa união já impactamos milhares de usuários em mais de 10 países diferentes com nossos apps sendo múltiplas vezes destacados dentro da App Store. | ||
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Quais são nossas referências? | ||
Nosso processo atual é a resultante da união do conhecimento que construímos ao longo dos anos estudando a respeito e a experiência prática que obtivemos ao desenvolver software para clientes no mundo real. Dito isso existem 3 livros que foram muito formadores para nosso processo e gostaríamos de destaca-los aqui. São eles: | ||
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A partir do balanço entre estudo e prática nós desenvolvemos a nossa metodologia própria divida em 4 fases principais: R&D, shaping, produção e finalização. | ||
Qual objetivo de cada fase? | ||
R&D | ||
Essa fase representa o começo do projeto e tem 3 objetivos principais: mergulhar a equipe no contexto do projeto e seu público através de pesquisas e entrevistas, definir quais serão os objetivos do projeto e definir as métricas que serão utilizadas para avaliar as resultantes. | ||
Shaping | ||
Aqui que o projeto começa a tomar forma. Os objetivos dessa fase são definir a estrutura do projeto, realizar estudos sobre tecnologia, definição da arquitetura, definição das regras de negócio, identificação e resolução dos "buracos negros" (veremos mais sobre na sessão detalhando o processo de shaping). | ||
Produção | ||
Fase de criação e refino do design do projeto e codificação do design e regras de negócio definidas anteriormente. O objetivo aqui é transformar em realidade todos os estudos e estruturas mapeadas até então. Aqui também realizamos os testes (automatizados e manuais) e validações necessárias da tecnologia. | ||
Finalização | ||
Ao fim do processo adicionamos a fase de finalização para realizar os últimos ajustes necessários para o lançamento do projeto e também para o acompanhamento do lançamento em si. O objetivo dessa fase é colocar o projeto final na mão dos usuários. | ||
OBS: durante este primeiro artigo iremos descrever em maior detalhe as fases de R&D e Shaping, as duas partes que já realizamos do projeto até agora. Nos próximos artigos da série teremos o detalhamento das resultantes das próximas fases. | ||
O SCRUM em cada uma das fases | ||
Cada uma das fases são compostas por um conjunto de uma ou mais Sprints de 2 semanas. A Sprint é o período produtivo da equipe e começa com uma reunião de planejamento onde definimos e estimamos as tarefas que serão executadas naquela semana. Depois das duas semanas o fim da Sprint é marcada pela reunião de revisão e retrospectiva onde apresentamos o que foi entregue para a equipe e partes interessadas (clientes, fornecedores, parceiros e etc). | ||
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R&D: Mergulhando no contexto | ||
A fase de R&D (research & development) é onde toda nossa pesquisa e desenvolvimento iniciais do projeto acontecem. Ela é o primeiro passo após o início do projeto. Nela temos 3 principais ferramentas que utilizamos e seus usos variam de projeto para projeto. São elas: | ||
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Essas ferramentas são utilizadas ao longo dos 5 momentos que compõe essa fase de R&D. Esses momentos não necessariamente precisam acontecer na mesma ordem, mas todos estão presentes nos nossos projetos. | ||
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R&D Aplicado: Resultantes da Pesquisa | ||
O Memo tem o objetivo de ser um projeto educacional focado em desenvolvedores de software. Sendo assim nossa fase de R&D envolveu uma boa pesquisa de referências de UX/UI e estudos de artigos científicos e métodos de aprendizagem que nos ajudassem a criar uma experiência fluída ao usuário e que também o engajasse no processo de aprendizagem. | ||
Com o resultado dessas pesquisas nos construímos um mood board que pode ser visualizado clicando aqui. O intuito do mood board é agrupar todas as referências visuais encontradas e conectar isso com os data findings, que são os artigos, dados e materiais relevantes que a equipe encontrou durante suas buscas. | ||
Dois destaques dessa fase de pesquisa foram o Janki Method (um método de aprendizagem baseada em Anki criada por Jack Kinsella) e o curso Aprendendo a Aprender da Coursera. Ambas são fontes riquíssimas, gratuitas e muito aprofundadas sobre as áreas de conhecimento do projeto. | ||
A equipe também mapeou os vídeos mais assistidos do canal do Lucas para entender as preferências do público e comparou com as perguntas mais votadas no Stack Overflow (plataforma de perguntas & respostas para desenvolvedores) para entender as dúvidas de programação em geral. | ||
Outro ponto de vista importante é a opinião do mercado de trabalho, por isso buscamos mapear as perguntas mais realizadas durante entrevistas de recrutamento para as vagas almejadas pelo nosso público alvo, dessa maneira podemos conectar o conhecimento técnico com a prática do mundo real. | ||
Shaping: Dando a forma inicial | ||
A partir dos estudos do material resultante da fase de R&D o nosso time entra na fase de Shaping com o objetivo de desenhar o "esqueleto" do projeto. Durante essa fase, contamos com 3 ferramentas principais e utilizamos cada uma de acordo com a necessidade de cada projeto: | ||
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Shaping Aplicado: A Estrutura modelada | ||
Nosso processo de Shaping para o Memo começou logo após a apresentação dos resultados do processo de R&D para equipe. Começamos pela nossa ferramenta base nesse processo: o breadboarding. | ||
Identificamos em nossas pesquisas que a presença de alguma forma de acompanhamento dos resultados ao longo do tempo seria essencial para ajudar o usuário a perceber sua evolução no estudo. Por isso logo decidimos que deveríamos ter a presença de alguma forma de análise de estatísticas para o usuário. Chamamos essa sessão de Analytics. | ||
Além disto, por ser um sistema de aprendizado baseado em Anki, o app deveria contar com diversas listas de cards compostos de perguntas/respostas que serviriam para o usuário memorizar o conteúdo sendo revelado a cada jogada. O local onde o usuário veria essas listas seria chamado de Lista de Decks. | ||
A dinâmica para versão inicial será simples: o usuário terá diversos decks (conjuntos de cards) com perguntas e respostas de conteúdos relevantes para o público alvo. Durante o game ele irá ler a pergunta e ver a resposta de cada card, ao visualiza-la ele deverá marcar se lembrava ou não da resposta correta. Ao fim do processo todos dados seriam mapeados para o analytics. | ||
Próximos passos | ||
Chegamos ao fim da fase de shaping com um entendimento muito maior do projeto, qual será sua estrutura e quais serão os elementos necessários para criarmos uma primeira versão do app. Nos próximos artigos iremos descrever em detalhes os processos de produção e finalização do projeto. Aguardamos vocês lá. | ||
Alguma dúvida ou sugestão? Escreva para gente! | ||
Caso tenha alguma pergunta, feedback ou proposta envie um e-mail para hi@olmps.co. |