Como se tornar um desenvolvedor de Banco de Dados
77
0

Como se tornar um desenvolvedor de Banco de Dados

O mundo gera muitos dados - mais de 2,5 quintilhões (!!!) de bytes todos os dias para ser exato. E esse número só continua crescendo... Quase todas as organizações dependem de bancos de dados para discutir, organizar e utilizar suas coleções ...

Vanny
11 min
77
0
Email image

O mundo gera muitos dados - mais de 2,5 quintilhões (!!!) de bytes todos os dias para ser exato. E esse número só continua crescendo... Quase todas as organizações dependem de bancos de dados para discutir, organizar e utilizar suas coleções crescentes de dados. E é aí que entram os desenvolvedores de banco de dados! 

Os desenvolvedores de banco de dados ajudam as organizações a aproveitarem o poder dos dados, desde propriedade intelectual e informações de clientes até contabilidade e folha de pagamento. E nem vou entrar na parte analítica, em machine learning e nem nada disso ainda, vou deixar para a sessão *sci-fi que virou realidade*

Esse é um campo em que está crescendo rapidamente, digo isso pois da época em que eu estava na faculdade (2012) ainda estávamos discutindo se Big Data já era realidade, mas ainda era pauta de discussão se vingaria, do mesmo jeito que hoje temos a galera se questionando sobre web3 e seus correlacionados fatores. Consequentemente eu tenho acompanhado o aumento da demanda por desenvolvedores de banco de dados. Já havia sido previsto desde 2020 que administração e o desenvolvimento de banco de dados deveriam crescer 8% até 2030 de acordo com o Bureau of Labor Statistics.

Então, como você pode se tornar um desenvolvedor de banco de dados muito procurado?Neste post, abordaremos as habilidades, experiência, treinamentos e certificações que possa ajudá-lo a construir uma carreira sólida em banco de dados.

O que é um desenvolvedor de banco de dados?

Os desenvolvedores de banco de dados garantem que os sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD do português ou DBMS (Data Base Management System)no inglês) possam lidar com grandes quantidades de dados. Também chamados de programadores de banco de dados, os desenvolvedores geralmente trabalham como parte de uma equipe de desenvolvimento de software, já que na estrutura de uma software house (por exemplo) temos membros de uma equipe com funções distintas, cada um encarregado de um aspecto do software e o desenvolvedor cuida da parte que lida com os dados de um banco de dados.

Algumas funções de um desenvolvedor de banco de dados geralmente se enquadram em três áreas distintas:

  • Modificando e editando bancos de dados
  • Projetar e desenvolver novos bancos de dados
  • Resolução de problemas de banco de dados

Qual é a diferença entre um desenvolvedor de banco de dados e um administrador de banco de dados?

Freqüentemente me perguntam a respeito e há sempre confusão entre desenvolvedores de banco de dados e administradores de banco de dados (os famosos DBAs que do inglês significa DataBase Administrator).

Dependendo da organização, o DBA pode ter tarefas distintas ou adicionais a sua posição, mas a principal prioridade de um DBA é garantir que os bancos de dados funcionem sem problemas. Eles trabalham em conjunto com os usuários para manter, configurar e proteger os bancos de dados em uma organização. Já os desenvolvedores estão mais focados na criação de novos aplicativos ou na expansão dos recursos de bancos de dados já existentes. Eles estão menos concentrados nas tarefas diárias de manutenção e mais focados em mudar e melhorar a forma como as organizações usam os dados.

Aqui está uma listinha de alguns exemplos de tarefas típicas que os desenvolvedores de banco de dados realizam:

  • Projetam novos bancos de dados para atender às necessidades dos clientes e usuários.
  • Desenvolvem códigos para o banco de dados executar tarefas específicas, como extrair dados para relatórios, fazer atualizações ou excluir dados.
  • Modificam e atualizam bancos de dados existentes.
  • Usam bancos de dados para criar relatórios de BI.
  • Garantem que novos projetos de TI e de negócios atendam aos padrões e requisitos de banco de dados.
  • Criam documentação técnica para bancos de dados novos e existentes.

Dentre outras tarefas diárias e corriqueiras...

Mas como eu me torno um desenvolvedor de banco de dados?

Você pode seguir muitos caminhos diferentes para se tornar um desenvolvedor de banco de dados, já gente entrando como estagiário em Java e saindo como desenvolvedor PL/SQL (e vice-versa), mas o conjunto de habilidades essenciais, habilidades de programação e certificações ajudarão a lançar sua carreira com mais facilidade. Então segue algumas dicas:

1. Talvez obter um diploma de bacharel em uma área relacionada ou obter treinamento básico

Esse aqui é bem polêmico, mas se você está interessado em seguir uma carreira em desenvolvimento de banco de dados, obter um diploma de bacharel em uma área relacionada, como matemática aplicada ou ciência da computação, talvez seja uma boa idéia. Principalmente visando o futuro de sua carreira, algumas pessoas querem se tornar desenvolvedoras SQL para poder melhor trabalhar e entender conceitos em Artificial Intelligence por exemplo. 

Embora um diploma seja útil (em muitos casos), não é obrigatório, mas já foi gatekeeper - de qualquer forma, muitos desenvolvedores de banco de dados também se concentraram em desenvolver suas habilidades por meio de cursos de treinamento técnicos e também com certificações relacionadas a área. Minha carreira foi uma mistura de graduação+certificações+oportunidades de exercer meus conhecimentos (por exemplo vagas estágios).

2. Procure experiência em desenvolvimento de banco de dados no mundo real

Você TEM que desenvolver suas habilidades de desenvolvimento e programação. O SQL (Structured Query Language, em português: linguagem de consulta estruturada) é a linguagem principal que os desenvolvedores de banco de dados usam. O SQL permite que os desenvolvedores se comuniquem com o banco de dados e realizem uma variedade de tarefas.

Além de SQL, a maioria dos cargos de desenvolvedor também exige habilidades de programação em linguagem C, Python, PHP ou Java. Sem contar linguagens bash que são importantes, mas não tão importantes quanto é para um DBA, ferramentas úteis na navegação, manutenção e criação de rotinas e automações de um banco de dados.

Ao decorrer da minha carreira eu sempre trabalhei com diferentes tipos de ferramentas e linguagens para adequar ao o que o ambiente de trabalho necessitava para suas aplicações rodarem. Muitas empresas diferentes sistemas de gerenciamento de banco de dados, mas a maioria é construído em SQL. Então assim por dizer, como regra geral, se você deve por na cabeça que se você deseja trabalhar em uma empresa grande ou organização governamental, você deve ter conhecimento sólido em:

  • Oracle
  • Microsoft SQL Server

Agora se você planeja trabalhar em projetos menores, normalmente é utilizado:

  • MySQL
  • SQLite
  • PostgreSQL

Não tem certeza em qual plataforma você trabalhará? Concentre-se em aprimorar suas habilidades de SQL e programação primeiro, é a parte que você precisa estar mais alinhado. Cada sistema é criado no mesmo padrão de SQL, portanto, as habilidades de programação que você aprender são transferíveis, o que é ótimo!

3. Certificações são importantes?

As certificações de banco de dados de TI validam sua experiência para um empregador e solidificam sua experiência profissional. Aqui estão algumas das principais certificações de banco de dados Microsoft e Oracle:

Certificações de banco de dados Microsoft

Existia uma certificação da Microsoft chamada MCSA: SQL 2016 Database Development, mas ela foi descontinuada e não consegui achar nada oficial da Microsoft, porém, em minha experiência, certificações no geral, não importando a instituição de ensino é reconhecida. Então Coursera, Udemy, por exemplo, funcionam! Você vai aprender e poderá validar que teve as horas dedicadas a obter aquele conhecimento e dependendo de qual plataforma você usar, algumas disponibilizam projetos compartilháveis e isso é uma mão na roda na hora de apresentar o seu currículo.

Certificações de banco de dados Oracle

A Oracle também mudou bastante as estruturas de suas certificações, lembro de ter certificações para cada versão de seus SGBDs e por níveis (o que ainda parece existir), eu tenho algumas que já estão desatualizadas por conta disso, porém o conhecimento ainda é super válido.

Recomendo checar esse link e procurar escolas próximas ou cursos online que te preparem para as certificações caso não seja possível fazer o treinamento com a Oracle.

4. Desenvolva seus soft skills

Para avançar em sua carreira como desenvolvedor de banco de dados (e francamente, em qualquer carreira) você também precisa construir um arsenal de habilidades sociais.

Os desenvolvedores de banco de dados (e qualquer outro programador em qualquer outra linguagem) usam consistentemente as habilidades de pensamento crítico para traduzir os pontos fracos do negócio em soluções de banco de dados. Eles trabalham em estreita colaboração com usuários não técnicos para garantir que todos os bancos de dados estejam funcionando conforme o esperado. Eles também trabalham rotineiramente com executivos e gerentes em projetos.

Além das habilidades técnicas, os desenvolvedores de banco de dados precisam demonstrar que têm pensamento crítico, habilidades de comunicação e liderança para comunicar projetos técnicos em linguagem clara e concisa para o resto da empresa. Na real, nada que não seja também esperado de um desenvolvedor Java ou Cobol, comunicação sempre foi o ponto focal e quem estereotipou que profissionais de TI não se comunicação foram os filmes de besteirol americano que tentam fazer com que pessoas que trabalham ou são entusiasmadas com a tecnologia da informação sejam vistas como aberrações e seres que gostam de se manterem afastados, mesmo sabendo que em partes é real, já que somos todos diferentes um dos outros, mas a visão geral é apenas um estereotipo. 

Além de aprender as habilidades técnicas fundamentais, os desenvolvedores de banco de dados também devem possuir uma variedade de habilidades sociais. Devido à complexidade dos bancos de dados e aos requisitos de negócios emergentes, as habilidades de pensamento crítico são imprescindíveis - assim como a capacidade de se comunicar de maneira eficaz com colegas técnicos e não técnicos.

5. Tecnologias que você deveria aprender

Os sistemas de gerenciamento de banco de dados variam, mas a maioria é construída no padrão SQL. Portanto, ao começar seu aprendizado, concentre-se em desenvolver suas habilidades de SQL e programação. Esses fundamentos são altamente transferíveis se você precisar trabalhar posteriormente em diferentes plataformas.

Em seguida, complemente seu conhecimento aprendendo uma extensão procedural SQL (ou como eu gosto de chamar "pacote de expansão") em pelo menos um sistema específico; por exemplo, comece com Oracle PL/SQL.

O design do banco de dados também é uma função-chave da função de desenvolvedor de banco de dados, portanto, certifique-se de ter um bom conhecimento em um ou mais sistemas de banco de dados comuns, como Oracle Database e/ou MySQL.

Tecnologias como XML e Application Express (APEX) também são importantes para aprender. Muitos cargos de desenvolvedor de banco de dados exigem habilidades adicionais de programação, como C, Python ou Java, bem como um conhecimento sólido de sistemas operacionais.

Conforme seu conhecimento cresce, vale a pena validar sua experiência obtendo as certificações de desenvolvedor de banco de dados apropriadas. Isso é particularmente importante se você ainda não tem muita experiência de trabalho.

5. Ganhe experiência prática

Junto com seu aprendizado, é importante acumular o máximo de experiência prática possível. Comece projetando, criando e pesquisando pequenos bancos de dados relacionados aos seus hobbies e interesses - por exemplo, para categorizar músicas, vídeos ou organizar finanças e etc...

Você também pode oferecer suas habilidades de desenvolvimento de banco de dados para ajudar amigos, familiares ou pequenas empresas em seu bairro ou região onde mora, eu mesma ofereci a um serviço local um projeto que criei na faculdade para locação de veículos e deu muito certo, com isso consegui ter a experiência de criar um ambiente de acordo com as necessidades do cliente e implementar um sistema de gerenciamento de banco de dados do zero, com direito a ETL de dados e migração de bases antigas. Isso permitirá que você ganhe experiência, teste seu conhecimento e construa seu portfólio de projetos - o que será altamente benéfico quando você começar a se candidatar ao seu primeiro cargo em tempo integral. Falo isso por experiência própria.

Uma carreira emocionante te espera!

Essa é só uma carreira dentro de tantas ramificações na área de tecnologia da informação e lembrando que estamos abordando uma área que já é extremamente importante e que só vem em ascensão, as possibilidades quando citando dados são enorme e ainda podemos esperar carreiras novas surgindo dentre tanta coisa empolgante acontecendo na nossa área.

Espera-se que desenvolvedores de bancos de dados qualificados continuem em alta demanda nos próximos anos. Além disso, a função fornece experiência essencial para avançar para posições mais seniores - como administrador de banco de dados, arquiteto de dados, cientista de dados e gerente de TI ou de projeto. Quanto mais habilidoso e qualificado você se tornar, mais longe você irá... Só vai depender da sua disposição e disponibilidade.