O cara que estuda 14 horas por dia
0
0

O cara que estuda 14 horas por dia

Isso aconteceu logo após ter sido decretado lockdown e as escolas substituirem as aulas presenciais por "aulas" online.

Arthur Faria
5 min
0
0

Isso aconteceu logo após ter sido decretado lockdown e as escolas substituirem as aulas presenciais por "aulas" online.

Uma aba aberta no Google Meet e outra na Twitch. Eu procurava algo interessante na categoria "Science and Technology" para substituir alguma aula chata sobre rochas metamórficas ou algo parecido. 

Um título chamativo, um cara de jaleco sentado em uma mesa que apoiava um grande carderno vermelho e um gato deitado ao lado, fizeram minha mente explodir de tamanha curiosidade. Eu tinha que clicar, não haviam alternativas.

twitch.tv/yingushi
twitch.tv/yingushi

Não haviam muitas informações sobre ele. Tudo que dizia na descrição do perfil era que depois de 2.5 anos treinando artes marciais na China, ele havia voltado toda sua atenção a um antigo sonho de criança. Lá também constava o cronograma de estudos, que consistia em ser literalmente todos os dias, por 14 horas seguidas. Além disso, ele dizia se dedicar pelo menos 1 hora do dia a exercícios físicos e tentava ao máximo ter uma boa qualidade de sono, dormindo as horas necessária e reduzindo luz azul ao fim do dia.

Era possível perceber que ele era extremamente estratégico em relação aos materiais e métodos de aprendizado. Tinha um cuidado enorme com revisões e conseguia aprender matérias que normalmente levariam um semestre inteiro pra aprender em questão de dias.

Como um cara conseguia estudar por 14 horas todos os dias, se alimentar bem, se preocupar com qualidade de sono e ainda ter tempo pra se exercitar? 

Aquilo tudo era muito curioso para mim... não tinha nada de "normal" naquilo.

Enquanto isso, eu lutava constantemente para concentrar nas minhas míseras aulas online. Tentei acompanhar as aulas de todos os jeitos possíveis, mas eu sempre me sentia sobrecarregado, lotado de muita informação -  era distração demais durante todo tempo e tudo parecia mais interessante que aquilo.

Impossibilitado de concentrar em algo por muito tempo, eu passei acompanhar o maluco de jaleco todos os dias. Literalmente todos os dias... queria descobrir como eu poderia me tornar tão disciplinado e focado como ele. Eu queria ser alguém tão determinado quanto ele. 

Um verdadeiro protagonista de anime  - talvez ele fosse a personificação  perfeita daquele maluco do anime Golden Boy, tirando a taradisse (ou não né, sei lá).

Era realmente inspirador ver alguém tão disciplinado e focado trabalhando pesado.

Você se sente motivado a começar alguma coisa, um projeto, um plano de estudos e começar a usar o tempo na construção de algo bom.

E eu não era o único a me sentir dessa forma. Os viewers aumentavam e alguns poucos também passaram a acompanhar religiosamente a jornada do madman de jaleco. 

A criatividade e disciplina eram o que eu mais admirava nele.

Vez ou outra haviam streams especiais e totalmente bizarras, mas muito, muito criativas. Tipo essa aqui:

Mas o que mais deixava as pessoas que passavam por lá impressionadas e intrigadas, era que ele tinha um objetivo.

Enquanto a maioria esmagadora das pessoas pulam de galho em galho, buscando resultados rápidos... esse cara, estava indo atrás de algo... ele estava dando o suor por um objetivo e disposto a sacrificar muita energia vital para fazer aquilo acontecer.

E o melhor... tudo estava sendo documentado.

Não pense que não estou me incluindo nessa grande parcela de pessoas... eu mais do que ninguém era alguém meio "meh". Vivendo um dia após o outro sem tem muita coisa em mente. Na verdade, eu tinha muitos sonhos. Mas o que eu estava fazendo para atingi-los? - Não muito.

Bom, acontece que também nesse meio tempo, conheci um outro cara chamado Scott H Young, que se desafiou aprender o currículo inteiro do MIT de ciência da computação em 12 meses, no chamado "MIT Challenge".

"MIT Challenge" - Scott H Young
"MIT Challenge" - Scott H Young

Que também me fazia sentir como se eu fosse capaz de aprender qualquer coisa. Que bastava uma abordagem prática, estratégica e baseada em aprender aquilo que se quer fazer, fazendo.

E novamente... tudo foi documentado no seu canal do youtube.

E as técnicas e estratégias de como você também poderia começar um estudo autodirigido para aprender desenhar, falar em público, aprender cálculo ou qualquer outra coisa, foram compiladas em um livro chamado "Ultralearning" ou "Ultra-Aprendizado" em portugûes.

Além das técnicas de revisão, "active recall", estudos, meta-aprendizado e outras paradas insanas, ele  levanta o questionamento se é realmente necessário uma educação formal para se aprender algo com profundidade e traz várias reflexões sobre aprender passivamente x aprender ativamente.

O link do livro pela amazon, caso queira dar uma olhada é esse aqui - https://amzn.to/3vPk7pt

obs: se você comprar por esse link, eu ganho uma miserizinha de comissão hehe

Ele também mantém um blog com dicas de aprendizado, produtividade e como fazer coisas com maior eficiência. 

Você pode tirar suas próprias conclusões em https://www.scotthyoung.com/blog/..

Ta bom, onde quero chegar com isso? 

É simples... da mesma forma que eles documentaram parte da jornada deles, eu também quero documentar a minha. 

Portanto, pretendo escrever sobre o que ando aprendendo, fazendo ou refletindo. Indo atrás de um objetivo final - que não vou revelar por agora... ainda é muito cedo, meu caro leitor.

Aprendi muitas coisas que podem acelerar o processo de aprendizado através de uma abordagem mais prática de ver as coisas. Coisas que pretendo compartilhar aqui.

Também pretendo trazer alguns insights sobre inovação, startups e empreendedorismo sem aquela balela motivacional de guru... 

Sejamos práticos..

Obrigado por ter lido até aqui, espero que sejamos felizes aqui na Pingback.