E A Sua Casa É...
0
0

E A Sua Casa É...

No universo mágico, existiu um menino que é chamado de "O Menino que Sobreviveu" pois, após um ataque de Você-Sabe-Quem, sobreviveu derrotando o Lorde das Trevas e sendo resgatado por um senhor de óculos de lua com um nariz torto chamado Alvo...

Vinicius Raeder
4 min
0
0
"Difícil. Muito difícil. Tem muita coragem, estou vendo. Uma mente nada má também. Tem talento, se tem. E uma sede de provar seu valor. Mas onde vou colocá-lo?" 
"Difícil. Muito difícil. Tem muita coragem, estou vendo. Uma mente nada má também. Tem talento, se tem. E uma sede de provar seu valor. Mas onde vou colocá-lo?" 

No universo mágico, existiu um menino que é chamado de "O Menino que Sobreviveu" pois, após um ataque de Você-Sabe-Quem, sobreviveu derrotando o Lorde das Trevas e sendo resgatado por um senhor de óculos de lua com um nariz torto chamado Alvo Dumbledore, uma senhora que se transforma em gato chamada Minerva McGonagall e pelo meio gigante Rubius Hagrid e deixado na casa de seus tios "trouxas" Dursley. 11 anos após esse acontecido, esse garoto descobre que é um bruxo e que seria enviado para uma escola chamada Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts e que lá aprenderia tudo sobre  o universo da Magia e que teria muitas aventuras durante os próximos 7 anos. O nome do garoto é Harry Potter.

Quando Harry chega em Hogwarts, junto com Ronald Weasley e Hermione Granger, antes de entrar no Salão Principal da escola, ele descobre que passará por um processo de Seleção para saber para qual casa irá integrar, sendo elas Grifinória, Corvinal, Lufa- Lufa e Sonserina e que, a partir dessa seleção, ele permanecerá nessa casa onde os alunos conviverão juntos não só durante o ano letivo, mas durante o tempo que permanecerão em Hogwarts, sendo que cada vez que um aluno se destaca, ou faça algum ato grandioso a Casa ganhará pontos e, caso o aluno cometa alguma infração as regras da escola, a Casa perderá pontos . Quando os novatos alunos entram no Salão, descobrem que o processo será feito pelo Chapéu Seletor, um objeto mágico criado pelos Fundadores para definir em qual casa o aluno irá, baseado em suas características, valores e objetivos. O Chapéu anuncia a sua escolha e o aluno se dirige até seus companheiros de Casa.

Nas Organizações, no mundo dos trouxas, existe essa separação dos setores como as Casas de Hogwarts?

Se pensarmos em um contexto amplo, não existe um setor que seja mais importante do que o outro dentro da organização, uma vez que todos devem estar alinhados para que o Planejamento Estratégico da empresa seja colocado em prática, fazendo que a mesma consiga atingir seus objetivos, porém cada setor também pode possuir a sua independência para atingir os resultados pretendidos. Competição entre setores pode ser uma boa forma de estimular o crescimento da empresa. Bons lideres sabem fazer com que seus liderados, através de estímulos, melhorem seus resultados, fazendo com que os outros setores percebam que precisam acompanhar o ritmo de crescimento para que o todo possa crescer juntos. Além disso, pode ser estimulado competição entre os próprios colaboradores daquele setor, feita de forma sadia, para que todos possam ter destaque não somente perante seus companheiros de trabalho, mas perante a empresa como um todo. 

Como nas Casas, os setores também dependem de que os colaboradores trabalhem como uma equipe, apesar de terem que demostrar resultados individuais, uma vez que, para superar os outros setores, os resultados coletivos dependem dos esforços de todos, desde os talentos que se destacam de forma mais natural, até os que precisam aprimorar suas habilidades, ou suas competências, para que obtenha os mesmos resultados. Outro fator que pode ser levantado são os colaboradores que, por vezes, são taxados de loucos, ou incompetentes, e que, em uma situação que precisa de alguém com uma visão diferente da que todos estão tendo, pode fazer com que seja observado um ponto que irá fazer a empresa atingir as suas metas. E ainda existem os talentos que se destacam em setores que são considerados inferiores e que demostram que são capazes de ter um conhecimento que irá demostrar um potencial maior do que a maioria das pessoas os julgam.

Um ponto interessante, também, é que os setores podem ter rivalidade entre si, seja por causa de uma tarefa ou pelos resultados apresentados, cabendo aos seus gestores não deixar que essa rivalidade atrapalhe o desempenho da empresa e, caso os setores dependam de colaboração conjunta, isso faça com que possam trabalhar da melhor forma possível.

Em Hogwarts, os alunos no final do ano letivo e todos os resultados são apurados, se reúnem para ver qual Casa ganhou a maior quantidade de pontos e, assim, ganhar a Taça das Casas. Nas Organizações, a Taça que é levantada é o resultado positivo dos setores trabalhando e trazendo os resultados necessários para a empresa tenha lucros maiores. Neste mundo, o resultado será celebrado por todos e, caso for, poderá ter mais 10 pontos creditados no final, não no placar final, mas no salário do colaborador.