HIDRATAÇÃO - Qual a importância?
0
0

HIDRATAÇÃO - Qual a importância?

Bruno d'Orleans
2 min
0
0

Manter o corpo sempre hidratado através do consumo de água é importantíssimo para quem faz qualquer exercício físico, e acredite: tem muita gente que acha isso papo furado.

No entanto, durante o treino e a prática de atividade física, ocorre uma perda hídrica natural através do suor. Essa perda acontece em maior proporção em períodos mais quentes, e a falta de hidratação pode acarretar vários problemas. A desidratação provoca alguns prejuízos a saúde e afeta o funcionamento de diversos sistemas relacionados ao metabolismo e ao desempenho físico, dificultando, assim, a termorregulação e provocando uma diminuição no desempenho esportivo.

O suor não só provoca a perda de água, mas também a perda de minerais, levando a um desequilíbrio hidroeletrolítico, que é prejudicial para o desempenho físico, contração muscular e outros fatores que interferem negativamente no seu treino.

Muitos atletas e praticantes de atividade física não ingerem água voluntariamente - antes da sensação de sede, com o objetivo de prevenir a desidratação durante o treino. A sede é considerada um dos primeiros sintomas da desidratação, ou seja, significa que a pessoa já apresentam uma pequena desidratação, que ainda não provoca perda considerável do rendimento físico, mas pode caminhar rapidamente para a queda de desempenho e outros sintomas.

Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), o apropriado é ingerir aproximadamente 500 ml de líquidos duas horas antes da prática de atividades físicas. Durante o exercício, as pessoas devem começar a beber desde o início e em intervalos regulares, em um volume suficiente para repor as perdas pelo suor.

Mas cuidado com o exagero! O consumo de um grande volume de água pode provocar desconfortos gastrointestinais, por isso, a sua tolerância deve ser considerada. Durante o exercício, a reposição deve ser o suficiente para pelo menos manter a hidratação, perdida através do suor e urina.

Email image