Inovação em alimentos: quais as maiores tendências?
0
0

Inovação em alimentos: quais as maiores tendências?

A indústria alimentícia vem sendo intensamente desafiada nos últimos anos.

Inova News
10 min
0
0
Email image

A indústria alimentícia vem sendo intensamente desafiada nos últimos anos. Com o aumento da demanda produtiva frente ao crescimento populacional e a preocupação crescente na qualidade e naturalidade do que é ingerido, o setor se viu obrigado a investir na inovação em alimentos para acompanhar todas essas mudanças e atender esses novos hábitos que, definitivamente, estão remodelando o modo de se pensar nutricionalmente.

Em tempos de fortes mudanças sociais, a transformação digital se tornou uma das maiores aliadas deste segmento, tornando as indústrias mais inteligentes e preparadas para acompanhar as necessidades dos consumidores. Afinal, muito além de aumentar sua produção, foi preciso adaptar o cultivo frente aos novos critérios de seletividade.

A alimentação saudável conquistou a preferência de inúmeras pessoas em suas rotinas. No lugar de produtos industrializados e gordurosos, opções mais sadias e fáceis de serem preparadas se destacaram, influenciadas até mesmo pela alta nos preços em diversos itens.

O setor se viu obrigado a repensar seus processos, investindo em soluções que auxiliassem os produtores a cultivar matérias-primas aderentes a essa qualidade e sustentabilidade. Muito além de adaptar os próprios produtos, foi preciso modernizar os campos de plantio, por meio de tecnologias robustas que garantissem uma colheita constante, volumosa e em condições ideais para atender essa necessidade.

Ao investirem na inovação em alimentos, todo esse processo se tornou muito mais otimizado e assertivo, abrindo espaço para o surgimento de mecanismos e sistemas modernos que trazem cada vez mais benefícios ao setor. Hoje, ficar de fora desse movimento é impensável para qualquer um que deseje prosperar no ramo.

Por isso, neste texto traremos a fundo a importância de investir na inovação alimentícia, as vantagens que essa estratégia traz e as maiores tendências que devem ficar no radar. Veja os tópicos que serão abordados:

  • O que é a inovação em alimentos?
  • Qual a importância da inovação em alimentos?
  • Benefícios da inovação em alimentos;
  • Quais as tendências na inovação em alimentos?
  • Quais os benefícios da ISO de inovação para o setor alimentício?

Boa leitura.

O que é a inovação em alimentos?

A inovação em alimentos consiste no uso de tecnologias, métodos e processos robustos que favoreçam a produção e cultivo dos alimentos, tanto em maior quantidade quanto em melhor qualidade.

Este uso serve para melhorar toda a cadeia de produção, buscando aperfeiçoar cada vez mais os aspectos nutricionais do alimento e, assim, atender o crescente aumento desta nova demanda alimentícia da população ao redor do mundo.

Normalmente, a maioria das empresas do ramo apostam na inovação incremental para este fim. Neste modelo, o foco é melhorar os produtos já existentes, de acordo com os desejos dos consumidores.

Esses ajustes podem ser dos mais simples aos mais complexos, como nas cores, texturas ou sabores do item em si. Em todas, é muito difícil presenciar algum risco para a companhia, o que justifica seu amplo uso no segmento.

Mas, além dela, também é comum presenciar casos de inovação radical nos alimentos, a qual consiste no lançamento de produtos completamente novos dos já ofertados pela marca.

Aqui, as incertezas são maiores, se tratando da aceitação ou não pelos clientes e seu volume de vendas. Contudo, seja qual for o caso, a inovação em alimentos certamente irá aperfeiçoar a qualidade do que é oferecido no mercado, suprindo as necessidades do público e acompanhando as demandas do setor.

Qual a importância da inovação em alimentos?

A população global vem mudando, em ritmo veloz, seus hábitos e preferências alimentares. Opções gordurosas e produtos industrializados estão cada vez mais perdendo espaço para cardápios mais saudáveis, práticos e de qualidade.

Para acompanhar esse movimento, a inovação em alimentos se mostra extremamente importante para auxiliar as empresas do setor no fornecimento de produtos aderentes a tais necessidades.

É com o investimento em mecanismos e tecnologias modernas que é possível otimizar e cadeia produtiva, suportando um cultivo em grandes volumes e criando ambientes propícios para o crescimento de matérias-primas de boa qualidade à saúde da população.

Seja modificando geneticamente os produtos, ou aperfeiçoando os processos de seu cultivo, a inovação em alimentos permite que as marcas supram a necessidade de seu público, além de também proporcionar outros benefícios para todo o ecossistema mundial.

Benefícios da inovação em alimentos

Uma indústria alimentícia inovadora é extremamente vantajosa para os consumidores, o mercado e, até mesmo, o meio ambiente. Afinal, com a inteligência tecnológica aplicada no setor, é possível não apenas ter uma maior eficácia sobre a produção, como também reduzir custos, atrair clientes e ter uma tomada de decisões muito mais assertiva.

Veja em detalhes os benefícios que a inovação em alimentos pode trazer.

Aumento da produtividade

Gerenciar uma safra manualmente exige um trabalho imenso. Em meio a uma demanda crescente, se torna muito difícil atender as necessidades do mercado com qualidade, o que certamente pode comprometer os lucros e prosperidade.

Mas, com a inovação em alimentos, a produtividade dos cultivos é imensamente favorecida. O uso de tecnologias e sistemas que otimizam as plantações permite uma colheita muito mais volumosa e ágil, auxiliando até mesmo a expandir sua área de atuação e atingir novos clientes.

Redução de custos e de desperdícios

Perdas de safras são dificuldades muito comuns enfrentadas pelos produtores. Afinal, qualquer interferência externa pode danificar os produtos e comprometer até mesmo colheitas inteiras.

Com a inovação em alimentos, esses riscos podem ser significativamente reduzidos. Não apenas pelo preparo genético que deixe os alimentos melhor preparados, como também com a criação de ambientes que simulem as ideais para o crescimento de cada produto.

Assim, desperdícios gerados por essas perdas se tornam menos prováveis de ocorrerem, evitando o investimento elevado em plantios que possam sofrer esses danos. Hoje o mercado está repleto de recursos que podem contribuir nesta missão, trazendo resultados muito positivos.

Segurança alimentar

O ajuste da produção viabilizada pela inovação em alimentos permite que os consumidores tenham acesso a produtos com maior qualidade e segurança. Ou seja, adquirirem itens com todos os nutrientes necessários para uma boa alimentação.

Deste modo, as empresas conseguirão atender com maior eficácia este comportamento dos consumidores e a crescente demanda por opções mais saudáveis, adequando os alimentos para que sejam entregues da melhor maneira possível.

Maior visibilidade para a empresa

Os consumidores sempre buscam comprar de empresas com as quais possui maior afinidade e que confie em seus valores. Por isso, aquelas que incorporarem a inovação em sua rotina e entregarem alimentos adequados a essas demandas, certamente irão melhorar sua imagem no mercado e atrair cada vez mais clientes.

Este é um enorme diferencial competitivo que fortalecerá a atração e retenção de interessados na marca, aumentando sua visibilidade no mercado e criando uma relação de empatia entre as partes.

Quais as tendências na inovação em alimentos?

O setor alimentício precisará sempre inovar, buscando alternativas mais sustentáveis e ágeis para acompanhar as demandas dos consumidores. Em meio ainda a fatores externos que possam prejudicar a qualidade do plantio, contar com estes recursos tecnológicos fará toda a diferença para essa missão.

Dentre tantas tendências que vêm despontando no mercado, confira as que estão proporcionando melhores resultados e que certamente irão se destacar ainda mais nos próximos anos:

Cadeias de suprimentos sustentáveis

O gerenciamento de estoques se tornou uma medida extremamente importante de ser investida desde a pandemia.

Com a compra em demanda de muitos devido ao isolamento, foi comum ver produtores que se viram desprevenidos e lidando com problemas de entrega. Ou, ainda, elevando os preços de seus itens e desencadeando grandes desperdícios pelo baixo poder de compra da população.

Desde então, a agilidade e organização nas cadeias de suprimentos ganhou forte relevância, priorizando soluções pautadas na sustentabilidade que evitem tais desperdícios e o maior reaproveitamento possível dos produtos.

Nesse cenário, tecnologias de rastreamento da qualidade dos alimentos ao longo de seu crescimento foram amplamente utilizadas, permitindo que conseguissem aproveitar a maior quantidade possível de produtos e, até mesmo, o aproveitamento de muitos ingredientes que costumavam ser descartados.

Agricultura de precisão graças à inovação em alimentos

Este é um dos maiores avanços proporcionados pela inovação em alimentos.

Com a agricultura de precisão, os produtores conseguem monitorar suas safras a partir de tecnologias robustas aplicadas no campo. Ela colabora fortemente no processo e análise de dados, auxiliando no entendimento das condições ideais para o cultivo dos alimentos.

Além de contribuir para a maior produtividade das fazendas, também reduz fortemente as perdas e descartes, criando uma assertividade de produção importante para o setor.

Alimentos mais nutritivos

A inovação em alimentos é a melhor forma de garantir que a crescente procura por opções mais saudáveis dos consumidores seja atendida.

Até porque, os recursos tecnológicos disponíveis darão suporte para a produção de itens com todos os nutrientes mais adequados, até mesmo explorar manipulações genéticas através da biotecnologia em alimentos para o desenvolvimento de ingredientes mais saudáveis.

Novas fontes de produção

Muito já se tem falado sobre carnes cultivadas em laboratórios à base de plantas, assim como muitos outros produtos desenvolvidos de formas completamente diferentes das usuais. E essa é mais uma conquista proporcionada pela inovação em alimentos.

Para evitar a falta de itens a serem ofertados no mercado e reduzir os impactos ambientais, cada vez mais produtos estão sendo criados em laboratórios, com ingredientes saudáveis e todos os nutrientes necessários para o consumo.

Essa é talvez uma das tendências que mais irá crescer em breve, com grandes promessas de facilitar e otimizar as operações deste setor.

Quais os benefícios da ISO de inovação para o setor alimentício?

A ISO de inovação é uma metodologia de governança destinada a criar boas práticas para gerar inovação em empresas de todos os portes e segmentos. Sua implementação é inteiramente adaptável às necessidades de cada companhia, capaz de promover diversos benefícios para os negócios.

No setor alimentício, esse modelo de governança pode, justamente, auxiliar as empresas a compreenderem sua maturidade de inovação atual e identificar as melhores oportunidades de crescimento do negócio.

Ao invés de determinar o caminho a ser seguido, ela aponta possíveis diretrizes que podem ser trilhadas, cabendo às próprias empresas escolherem o caminho mais adequado para seguirem.

Seja pelo desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos, a ISO de inovação defende que as ideias implementadas precisam gerar valor agregado à marca. Caso contrário, serão consideradas apenas invenções, e não verdadeiras inovações.

Auxiliando as companhias nessa missão, a PALAS desenvolveu uma metodologia própria para desmistificar a linguagem normativa da ISO e da gestão da inovação para leigos. Composta por dez etapas, ela é conduzida cuidadosamente a fim de garantir a conquista dos objetivos desejados.

Para saber mais sobre esse método, é só clicar neste link e descobrir como sua empresa pode implementar a ISO de inovação.

Conclusão

A inovação em alimentos vem crescendo fortemente nos últimos anos, sendo hoje uma ação fundamental para o atendimento às demandas dos consumidores e a redução de perdas das safras.

Mas, muito além de aumentar as vendas do setor, este investimento é um forte aliado no combate aos desperdícios, utilizando tais recursos a favor de uma maior sustentabilidade e segurança alimentar para a população.

Uma indústria de alimentos inteligente é uma tendência que irá se concretizar cada vez mais, indispensável para um melhor aproveitamento dos campos e oferta de ingredientes saudáveis para os consumidores.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira os outros artigos disponíveis em nosso blog.