Inovação no agro: qual a importância e como implementar?
0
0

Inovação no agro: qual a importância e como implementar?

A agricultura brasileira é protagonista no cenário global, sendo referência na produção e exportação de matérias-primas demandadas por diversos países.

Inova News
8 min
0
0
Email image

A agricultura brasileira é protagonista no cenário global, sendo referência na produção e exportação de matérias-primas demandadas por diversos países. Em um papel essencial para a economia nacional, um dos principais fatores que permite e favorece este desempenho é o investimento crescente da inovação no agro.

Há alguns anos, o setor vem passando por uma intensa transformação tecnológica, por meio da adesão constante de sistemas e ferramentas eficientes, sustentáveis e dinâmicos que otimizam seu desempenho.

Possíveis de serem aplicadas em toda a sua cadeia produtiva, essas soluções inovadoras potencializam as operações no agronegócio, expandindo sua capacidade de atendimento para cada vez mais mercados, reduzindo custos com processos manuais e perdas de safras e, principalmente, permitindo um controle de dados que favoreça a tomada de decisões mais assertiva.

Em uma migração crescente do analógico ao digital, a inovação no agro vem entrando na mira de cada vez mais produtores para uma maior agilidade e sustentabilidade no segmento.

Diante de um movimento essencial para a melhoria contínua do desempenho do setor, traremos neste texto todos os benefícios da inovação no agro e, ainda, como a ISO de inovação pode servir como uma grande aliada nesse processo.

Confira os tópicos que serão abordados:

  • O que é a inovação no agro?
  • Quais os benefícios no agro?
  • Tendências de inovação no agro;
  • ISO de inovação no agro: quais seus benefícios?

Boa leitura.

O que é a inovação no agro?

A inovação no agro diz respeito à implementação de ferramentas, sistemas e métodos que modernizem o setor e otimizem o desempenho de suas atividades.

Podendo ser aplicado do plantio à distribuição dos produtos, este conjunto de ações auxilia fortemente no desenvolvimento do setor, em uma modernização pautada no uso das tecnologias mais robustas do mercado que proporcionam sua maior sustentabilidade, operação e gestão da produção.

Com a pandemia, esta digitalização foi potencializada significativamente, em resposta a uma necessidade de garantir o trabalho dos produtores de maneira mais veloz e eficiente, para que atendessem ao crescimento da demanda sentida.

Uma vez considerado como um dos setores mais vitais para a economia brasileira, a inovação no agro se tornou um forte aliado no crescimento e melhor desempenho deste setor.

Contando com o apoio de softwares e sistemas que trazem uma maior clareza sobre seus processos, os recursos de aperfeiçoamento das práticas de plantio e distribuição são estendidos, viabilizando uma análise de informações mais precisa sobre os resultados atingidos e o que pode ser melhorado.

Em uma perspectiva divulgada pela consultoria 360 Research & Reports, a estimativa é de que o mercado de agricultura digital atinja US$ 8,33 bilhões até 2026, justificado especialmente pelos benefícios que a inovação no agro traz para o destaque do setor.

Quais os benefícios da inovação no agro?

Email image

O crescente investimento da inovação no agro é extremamente importante para seu melhor desempenho, com benefícios que impactam não apenas os produtores, como também os consumidores finais.

Fora a contribuição no atendimento às necessidades do mercado, o uso de mecanismos modernos e seguros permite que os produtores tenham um maior controle sobre seu processo produtivo, adquirindo dados em tempo real sobre a qualidade de suas matérias primas e tomando decisões muito mais assertivas para a toda a cadeia.

Considerando ainda fatores climáticos externos que possam danificar as safras, a inovação no agro também permite a criação de ambientes propícios e melhor adaptados para o crescimento de determinados produtos. Assim, podem cultivá-los em maior quantidade e qualidade, sem riscos de perderem volumes consideráveis devidos a danos incapazes de serem contidos previamente.

Nos últimos anos, inclusive, muitas agtechs estão despontando no mercado, voltadas justamente para identificar o melhor uso de dados a favor da maior produtividade do agronegócio, através de novas tecnologias aplicadas no campo.

Em dados recentes divulgados pelo mapeamento “Radar Agtech Brasil”, hoje o país conta com 1.703 agtechs, quantidade 8% superior na comparação com 2021. Apesar de aparentemente ser pouco expressivo, este já é um grande avanço conquistado graças à inovação no agro, a qual vem viabilizando a aplicação destes recursos em prol da maior sustentabilidade, desempenho e produtividade do setor.

Tendências de inovação no agro

Na busca constante pelos benefícios destacados acima, a inovação no agro vem proporcionando o surgimento de importantes tendências que estão remodelando e redirecionando o setor.

Quando adotadas, cada uma das estratégias abaixo contribuirá imensamente para uma maior produtividade e lucratividade dos produtores, elevando ainda mais seu papel estratégico para a economia nacional.

Confira as principais tendências:

Agricultura de precisão

Uma das maiores aliadas ao agronegócio, a agricultura de precisão defende o uso de ferramentas robustas no setor em prol da diminuição de perdas e maximização de ganhos econômicos e sustentáveis nas lavouras.

A partir da coleta e análise de dados, os produtores conseguem monitorar seus processos com maior precisão e identificar as melhores estratégias de como utilizar a inovação no agro de maneira mais assertiva.

Quando utilizada com inteligência, estes recursos podem beneficiar a irrigação, controle de pragas, fertilização, estudo das condições ideias de cultivos, e muitas outras etapas desta cadeia, obtendo resultados cada vez melhores graças ao apoio desta alta tecnologia no campo.

Produção sustentável

Email image

O Brasil já se tornou líder em produção sustentável, segundo o próprio Ipea.

Propondo a utilização dos recursos naturais de maneira mais racional, essa prática visa a diminuição dos impactos ao meio ambiente, redução de desperdícios e melhor aproveitamento de fontes limpas e renováveis.

Essa conscientização colocada em prática contribui para o maior controle sobre a emissão de gases que comprometam o meio ambiente, reaproveitando os insumos para novas produções e beneficiando, assim, toda a oferta global de alimentos e energia pode ser ajustada e balanceada.

Quanto mais alternativas sustentáveis forem utilizadas na cadeia produtiva, maior será a contribuição ambiental na redução de danos que impactem sua preservação, melhorando a qualidade de vida de todos e gerando efeitos econômicos e sociais positivos.

Melhoramento genético

Essa prática se tornou uma das maiores contribuições da inovação no agro.

Com o melhoramento genético no campo, é possível desenvolver sementes de alto rendimento que proporcione um cultivo mais preparado para germinar e resistir às adversidades que possam danificar seu crescimento.

Fora esse aumento de produção, essa ciência ecologicamente pensável traz uma maior qualidade nos produtos em si, desenvolvendo plantas com características agronômicas desejáveis em prol de características benéficas ao consumo.

Para que estes objetivos sejam atingidos, conta-se com o auxílio da biotecnologia, utilizando marcadores genéticos que ajudam no rastreamento destas características em uma população de plantas.

Inteligência artificial

Os algoritmos gerados a partir da inteligência artificial aplicada no campo são ferramentas valiosas na resolução de problemas.

Capazes de gerar um alto volume de dados e realizar operações em tempo real, este tipo de inovação no agro vem gerando uma verdadeira revolução no setor, atuando em uma ampla frente de processos.

Dentre suas principais possibilidades de investimento, estão a área de diagnósticos e previsibilidade, tratamento de dados recebidos de máquinas agrícolas, projeção de cenários, antecipação de situações indesejáveis e recomendações em tempo real para evitar desperdícios, promovendo uma enorme economia e otimização da produtividade.

ISO de inovação no agro: quais seus benefícios?

Reconhecido e aprovado internacionalmente, a ISO de inovação é uma metodologia capaz de construir um modelo de governança voltado para a inovação nas empresas de todos os portes e segmentos.

Completamente flexível e adaptável conforme as necessidades de cada negócio, essa metodologia é capaz de promover enormes benefícios no agronegócio, auxiliando os produtores a encontrarem os melhores caminhos para atingirem seus objetivos desejados.

Ao estabelecer os padrões a serem adaptados nesta jornada considerando as especificidades e demandas de cada setor, a ISO de inovação no agro favorece o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos de maior valor agregado, permitindo uma tomada de decisões muito mais estratégica e muitas outras vantagens.

No mercado, existem muitas consultorias especializadas no ramo para auxiliar as companhias na implementação deste modelo de governança. Na PALAS, como exemplo, temos uma metodologia própria criada com o objetivo de desmistificar a linguagem normativa da ISO e da gestão da inovação para leigos.

Ela reúne o melhor dos dois universos em um processo simples, fluido e esclarecedor, composta por 10 etapas cuidadosamente elaboradas para garantir a conquista das metas desejadas.

Como resultado destes esforços, a TMG se tornou a primeira empresa do setor no país a conquistar a adotar a ISO de inovação. Quando implementada, a metodologia trouxe ganhos reais ao crescimento do negócio, fortalecendo seus protocolos e definindo verdadeiros padrões para a gestão da inovação.

Conclusão

Em uma aderência cada vez maior das mais completas tecnologias do mercado, a inovação no agro se tornou uma aliada obrigatória para garantir o bom desempenho do setor, assim como o cultivo de produtos de excelente qualidade e seu monitoramento em tempo real para garantir o atendimento à demanda do mercado.

Seja em qual processo for investido, estes recursos podem trazer vantagens excelentes para sua maior produtividade aliada ao menor impacto ambiental. Diversas tendências estão despontando no mercado, oferecendo aplicações muito positivas de serem investidas por todos os produtores.

Com o apoio da ISO de inovação, essa adaptação pode trazer efeitos ainda melhores, a partir de uma metodologia que identifique as janelas de oportunidade a serem exploradas e as ações mais recomendadas para esta conquista.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira os outros conteúdos disponíveis em nosso blog.