Dicas para entrevistas para Frontend developer
70
0

Dicas para entrevistas para Frontend developer

A maioria das pessoas que me segue no instagram (@papodedev) está ainda estudando e se preparando para ingressar no mercado de trabalho como um desenvolvedor.

Isadora Stangarlin
3 min
70
0

A maioria das pessoas que me segue no instagram (@papodedev) está ainda estudando e se preparando para ingressar no mercado de trabalho como um desenvolvedor.

Chegar ao fim da faculdade e achar que não sabe nada, é assustador. Ser reprovado, falhar em um processo seletivo é assustador. Mandar 30 currículos por dia e não ser chamado para nenhum processo é assustador. Mas quase todo mundo passa por isso, você não está sozinho.

Por isso, resolvi escrever aqui as minhas melhores dicas, pra quem está passando ou vai passar por esse momento em breve!

Email image

1. Controle o nervosismo

Bom, todo mundo fica nervoso. Inclusive quem está te entrevistando. Por mais que quem esteja sendo avaliado é você, posso dizer por experiência própria, a gente fica nervoso como entrevistador também. 

Os entrevistadores estão acostumados com pessoas que ficam nervosas, isso é bem comum. Não tem problema dizer: 'Desculpa, é que eu to um pouco nervoso'. As pessoas entendem. Então respire fundo e pense que aquelas pessoas não estão ali pra tentar te pegar no erro, pelo contrário, elas querem muito arrumar um candidato legal, simpático, que esteja disposto a aprender, que seja responsável, etc. 

2. Se prepare com antecedência

Tem coisas que são clichês, mas não custa falar. Preveja algumas perguntas que podem ser feitas e já tenha as respostas em mão pra não ser pego desprevenido. 

  • Quais são seus pontos fracos?
  • Quais seus pontos fortes?
  • Conte uma situação em que você tomou a liderança
  • Conte alguma situação que você teve problemas com alguma pessoa? Como você lidou?

Perguntas desse tipo vão ser feitas, porque a empresa quer saber: como tu te relaciona com as outras pessoas? como tu trabalha em equipe? se tu cumpre com horários e prazos? se tu é organizado ou não? eles podem contar contigo na hora que apertar ou tu vai pular fora? tu consegue trabalhar sob pressão?

3. Mostre interesse pela empresa e em ajudar

Não precisa ser um puxa-saco, mas leia um pouco sobre a empresa. Tenha curiosidade em saber como a empresa trabalha, se mostre interessado.

Acesse o site da empresa, leia sobre ela: missão, visão, valores. Faça seu dever de casa. Geralmente no final das entrevistas os entrevistadores deixam livre pra fazer perguntas: pergunte como é o setor de TI, se os projetos usam metodologias ágeis, etc.. 

É muito legal ver que a pessoa tem realmente interesse. 

4. Não minta

No final, a maioria das empresas busca por um fit. Elas não querem contratar errado, porque custa muito caro treinar uma pessoa, dar errado, demitir e ter que começar tudo de novo. 

E as vezes, a gente não encaixa naquele lugar mesmo. Então não tenha medo de ser sincero. Se tu tem pavor de trabalhar sob pressão, fala! Porque se tu for contratado e o ambiente for assim, tu vai sofrer.

Se tu não sabe alguma coisa, seja sincero. Ninguém sabe tudo. Pior é ficar enrolando tentando provar que tu sabe uma coisa, que nitidamente tu não sabe. Se eles te perguntaram, eles sabem a resposta certa ;)

Uma boa é dizer: 'Olha não tenho certeza, mas é isso ...? se não for, eu não sei'

5. Veja o entrevistador como uma pessoa igual

A gente geralmente fica com medo, sua frio. Mas você já parou pra pensar que ali do outro lado também é uma pessoa? E ela não quer te prejudicar, ela quer conversar e entender se tu tem o perfil adequado, SÓ ISSO. 

E se você falhar, se você gaguejar, se você não souber algo.. qual é o problema? VOCÊ NEM CONHECE AQUELA PESSOA MESMO. PORQUE TER VERGONHA? Você provavelmente nunca mais vai ver ela na vida mesmo kkk 

6. Todas as entrevistas que eu participei foram super legais

Bom, eu só participei de 2 hahaha 

A gente sabe também que o ambiente de TI é diferenciado. Mas as duas entrevistas que eu participei as pessoas foram suuuuuper legais, super tentaram me deixar a vontade, me ajudaram quando eu fiquei nervosa e me deu um branco, falavam coisas pra descontrair e dar risada.

Na nossa cabeça a gente sempre imagina o pior, e vou te dizer.. na realidade é muito mais fácil.