Como será o amanhã? responda quem puder...
2
0

Como será o amanhã? responda quem puder...

"Como será o amanhã

Li Porto
4 min
2
0

"Como será o amanhã

Responda quem puder

O que me irá me acontecer

O meu destino será como Deus quiser"  Trecho samba enredo, União da Ilha

Dia 26 de novembro de 2021, pouco menos de 24 horas para o amanhã, e o nosso destino será o que os Deuses da bola quiserem...Jogo único de final do campeonato mais importante do continente Sual-Americano, e estamos sonhando que será a nossa plaquinha cravada na taça, assim como foi em 1981, 2019.

Email image

Hoje despertei com um convite para ir à Igreja de São Judas Tadeu, um convite aletório pois a amiga não fazia a menor idéia do que representa o Padroeiro das causas impossíveis para o rubro negro, mas ela queria companhia e alguém para dividir o combustível, caraminguás reunidos partimos e fui explicando a coincidência. O que será o amanhã? responda quem puder, me diga São Judas.

O futebol é o esporte criado para que se possa ter fé, nenhum outro, especialmente em jogos decisivos, é permitido tanto sonho, devaneio e fé. Ali naquele gramado verde da esperança quase tudo é possível. O amanhã trará dois times que navegam por mares muito diferentes. Um Palmeiras sempre muito preocupado em ser eficiente em seu pragmatismo arquitetado pelo cartesiano Abel Braga, e nosso Flamengo? Um time governado pelo espírito da forja, de buscar ser feliz. Os 11 de 2019, não são exatamente os 11 de 2021, talvez até melhores este ano, mas a forja permanece, o que o timoneiro de 2019 semeou, ainda dá frutos, e, por São Judas Tadeu, todos estão disponíveis para o amanhã.

Será um jogo de futebol, logo, como o jogo dos deuses brincalhões, nem a cigana que lê o destino é capaz de nos garantir quem estará em êxtase ao final do embate, mas, podemos nos permitir sonhar e vislumbrar o cenário por trás da bruma. 

Um Palmeiras concentrado, em marcação forte atrás da linha da bola e buscando acertar ataques rapidos e planejados, especialmente quando conseguir roubar a bola quando o Flamengo estiver em ataque. Obviamente estes momentos irão acontecer, e que seu coração esteja em dia, mas esse é um filme já visto. Nosso Flamengo deve tentar  ter a bola, criar jogadas, fazer sim perde e pressiona e tentar abrir o placar e entender o espaços e ritmos do jogo. Tudo já visto e sabido, de ambas as partes. 

Tirante o plano tático restam os elementos que são tão ou mais importantes, e onde se incluiu até o acaso. Teremos uma maioria considerável de rubro negros, e isso é algo que este time ama ter, e amamos tê-los, uma sintonia mais do que testada e aprovada. A série de duelos entre os dois times tem uma margem favorável ao Rubro Negro, o que gera, de um lado, uma confiança e do outro, certamente, uma mistura de "hoje é dia de mudar isso", com a fadiga de pensar "novamente?" se algo começar a dar errado. Ou seja, no jogo mental, muito importante, tanto quanto aspectos táticos, o mais querido do Brasil tem elementos de maior segurança, além da larga experiência deste time em vários cenários, inclusive adversos.

"A cigana leu o meu destino, eu sonhei

Bola de cristal, jogo de búzios, cartomante

Eu sempre perguntei"

O amanhã terá um destino de quem tiver mais cabeça, mais inteligência e rapidez de se adaptar aos diversos cenários de jogo dentro do jogo, abrir o placar, superar alguma falha, responder a movimentos táticos e tiver um coração que seja de melhor agrado aos deuses do futebol. Quem será? responda quem puder, mas, no meu jogo, nosso Flamengo reúne as melhores oferendas ao olimpo dos campeões.

"E vai chegando o amanhecer

Leia a mensagem zodiacal

E o realejo diz que eu serei feliz

Sempre feliz" 

Seremos felizes.

Email image