Educação Financeira pode salvar a sua vida!
0
0

Educação Financeira pode salvar a sua vida!

Em meados de Junho desse ano, 2021, eu comecei a ter sintomas leves de COVID. Nada de mais, só o nariz escorrendo um pouco. Aí pensei "não deve ser nada, isso acontece comigo todos os anos, especialmente quando a temperatura começa a mudar".

Partiu Poupar
3 min
0
0
Email image

Em meados de Junho desse ano, 2021, eu comecei a ter sintomas leves de COVID. Nada de mais, só o nariz escorrendo um pouco. Aí pensei "não deve ser nada, isso acontece comigo todos os anos, especialmente quando a temperatura começa a mudar".

Mas como só se fala no vírus, a minha esposa ficou com uma pulguinha atrás da orelha e sugeriu que eu fizesse o teste para termos certeza. Aqui já começaram os gastos! Nós temos plano de saúde e ele até cobre o teste, mas precisávamos de uma consulta para poder solicitar a guia do exame. E agora, ir no hospital e correr mais riscos ou agendar uma consulta particular?

Por questões de segurança e porque tínhamos condições, optamos pela segunda opção, morreram 180 reais.

Massa! Peguei a guia, agendei o exame e fui. Ô examezinho chato de fazer o tal do PCR, cheguei a lacrimejar hahaha. Mas enfim, era só aguardar o resultado. Pense numa angústia. Por mais que eu "tivesse certeza" de que daria negativo, ainda sim tinha receio de dar positivo.

Final da tarde chegou o resultado: POSITIVO para o maldito vírus.

Coincidentemente, tínhamos um primo internado por causa do vírus e outro que tinha passado mal por algumas semanas. Por causa disso, não tinha como não pensarmos no pior, mesmo sabendo que os meus sintomas eram bem leves. O povo comentava que "piora na segunda semana".

Me isolei imediatamente aqui no meu escritório e minha esposa ficou cuidando de mim (trazendo bastante água e bastante comida) e das crianças. Pensem na loucura, cuidar de duas crianças pequenas, sem poder receber ajuda (ela não sabia se estava ou não com covid também) e sem poder sair de casa. A casa virou um caos.

Seguindo com os gastos, resolvemos contratar uma consulta particular com um médico que tinha cuidado de um amigo meu que tinha ficado bem mal. Mais 400 reais de consulta, vários remédios para comprar, que somados deram mais de 500 reais, exames e vitaminas (+ 180 reais).

Mas e agora, será que a minha esposa estava com o vírus também? Tudo indicava que sim, pois ficamos o tempo juntos, não fazia sentido eu ter pego e ela não. Pois é! Mas graças a Deus, o resultado dela deu negativo (fez 2 exames para confirmar). Menos mal, só o tongo aqui pegou.

Apesar de todo o drama, deu tudo certo. Não tive evolução dos sintomas, nem sequelas, pra mim acabou sendo só uma "gripezinha" mesmo.

Mas, por que eu contei isso tudo?

Fiz isso para te mostrar que, uma vida financeira organizada, pode salvar a sua vida!

Nossa Rafa, mas você tá dramatizando, nem chegou a ir para o hospital, teve sintomas leves. Exato! Mas será que o meu caso não evoluiu porque eu tive a consulta particular e me mediquei ou simplesmente eu peguei uma carga viral baixa? (nem sei se isso existe, mas disseram hahaha) Jamais saberemos! Mas o fato de ter as finanças em ordem, me permitiu fazer o exame, não precisar ir ao hospital e me expor a outras coisas, além de tomar a medicação recomendada e evitar que o quadro evoluísse.

Mas Raaaafa, você foi burro, gastou quase 1500 reais e "nem teve nada". Bom, eu prefiro não brincar com essas coisas. Pode ser que eu nem precisasse de nada, fosse só esperar os sintomas passarem e vida que segue. Mas e se "desse ruim"? Vale a pena correr um baita risco para economizar 1500 reais? Na minha visão, absolutamente não.

Eu tinha condições de pagar pelo tratamento. O problema é que muita gente sequer tem a possibilidade de escolher, pelo fato de ganharem pouco, as finanças estarem desorganizadas, não terem reserva de emergência e tudo mais.

Ter Educação Financeira e organizar as suas finanças é fundamental. Te aproxima dos seus sonhos, te dá mais tranquilidade, mais conforto, mais qualidade de vida e, pode salvar você e as pessoas que você ama.

Não quero que você fique com medo, tá?! Só trouxe esse relato para te fazer refletir e te dar um bom motivo para começar agora mesmo a organizar suas finanças. Cuide de você, cuide das pessoas que você ama. Nunca foi somente sobre dinheiro!

E aí, tamo junto ou não? Estou aqui para te ajudar, conte comigo!

Um abraço,

Rafa.