GPS Financeiro
30
0

GPS Financeiro

Muito se fala sobre uma série de ações que precisamos fazer pra organizar as nossas finanças. E um dos pontos de partida é você entender quanto você ganha e quanto você gasta. Mas isso demanda um certo esforço. A menos que você tenha uma “mem...

Partiu Poupar
4 min
30
0
Email image

Muito se fala sobre uma série de ações que precisamos fazer pra organizar as nossas finanças. E um dos pontos de partida é você entender quanto você ganha e quanto você gasta. Mas isso demanda um certo esforço. A menos que você tenha uma “memória de elefante” — se não conhece essa expressão, segura aí que já te falo — você precisa minimamente fazer uma análise do que está acontecendo na sua conta.

Mas beleza, e o que isso tem a ver com GPS? Pois é, vamos tentar fazer um comparativo aqui.

Imagina que você mudou pra uma cidade nova e vai começar um novo trabalho ou sair pra visitar a região. Ainda não tem o conhecimento necessário pra saber o melhor caminho de casa até o trabalho, os atalhos, o melhor asfalto, o trajeto mais rápido, o mais seguro. Por conta disso, geralmente utilizamos o GPS pra nos auxiliar por um período, até que tenhamos a confiança necessária pra tomar as nossas decisões sozinhos.

“Ah Ferpa, mas isso não se aplica pra todo mundo. E quem não tem carro, ou trabalha de casa, ou vai de bike?” Mas credo, relaxa… é só um exemplo.

Voltando…

Você decidiu mudar, agora você está em um ponto A e precisa chegar em um ponto B, e o GPS vai te ajudar nessa jornada. Mas é você quem precisa informar ao aplicativo onde você está e onde quer chegar, certo? O fato de você precisar entender suas finanças, é bem parecido com este cenário.

Você está no ponto A, que é sua realidade hoje. Dificuldade para quitar dívidas ou, contas em dia mas não sobra dinheiro pra nada, seja pra arrumar o carro, fazer uma viagem, trocar ou comprar algo pra você ou casa. Alguma coisa precisa ser feita, concorda?

E por onde começar?

Você precisa entender basicamente duas coisas:

1. Onde você está?

Saber quanto você ganha, de verdade, quanto cai na sua conta, o dinheiro, o glorioso, a bufunfa, o faz-me-rir. Aquele que você tem liberdade de movimentar e não um valor aproximado de um contrato ou que está registrado na carteira de trabalho pra quem é CLT.

Precisa saber também quanto você gasta. Quanto você tem em despesas fixas, contas da casa, do carro, prestações, gastos com mercado, alimentação, lazer, cafézin, chocolatin, cigarrin, presentin… Enfim, tudo que sai da sua conta precisa ser registrado por um tempo.

Não precisa fazer isso pro resto da vida, a menos que você queira. Tem gente que já dirige a muito tempo, conhece a cidade como a palma da mão e ainda assim usa o GPS pra fazer alguma manobra no meio do caminho, se assim achar necessário. O mesmo vale para as finanças.

E como você vai fazer isso? Aí biridim, só depende de você. Tem muitos aplicativos de controle financeiro, alguns já até integram automaticamente com a sua conta bancária, tem planilhas no computador, tem caderninho, tem quadro branco. Enfim, o que ficar mais fácil e prático pra você. No começo é foda mesmo, mas é necessário e já já acostuma. Tenha em mente que é por tempo limitado, isso ajuda.

Preciso anotar tudo mesmo? Pois olha…

Imagina que você está levando na caçamba vários galões cheios de água do seu ponto A ao seu ponto B, quanto mais detalhes você tiver do trajeto, maior a probabilidade dos galões chegarem cheios e em segurança no destino. Você pode optar por atalhos, caminhos mais curtos, mas isso pode acabar virando ou transbordando a água dos galões e talvez seu objetivo não seja atingido por completo.

Tá errado? De forma alguma, quem sou eu pra dizer o que é certo e errado pra você, mas tenha ciência que isso pode acontecer.

2. Onde você quer chegar?

Agora vem a parte legal. Qual é seu objetivo? Organizar as contas? Fazer uma viagem? Trocar de carro? Reformar a casa? Começar a investir?

Chegou a hora de analisar todos os gastos que você anotou e identificar dentro desse relatório o que é importante, o que é essencial e o que você pode pensar em alternativas pra diminuir o custo. Para assim, começar a mirar no seu objetivo. Não vou entrar em detalhes sobre isso aqui, mas em breve falaremos sobre continuar gastando menos.

Com base nisso, você pode identificar agora que manobras pode fazer, pra conseguir chegar no seu destino.

Combinado?

Tudo isso só pra tentar mostrar o quão importante é saber quanto gasta e quanto ganha todo mês =)

Mas e o elefante? Bem lembrado!

Email image

Os elefantes têm uma capacidade de armazenamento de memória surpreendente. Não vou entrar na parte científica (até porque eu não sei nada disso), mas basicamente, esses animais caminham em manadas por muitos e muitos quilómetros em busca de água e comida. Em épocas de seca, a líder que geralmente é a fêmea mais velha — a matriarca — tem como uma de suas funções memorizar onde encontrar água e comida nessas épocas pra garantir o bem-estar da turma toda. Por isso usamos o termo “Memória de Elefante”.

Fonte: rede mundial de computadores (vulgo, Internet), Discovery, Youtube, e por aí vai…

Fechado? Estamos juntos nessa. Boraaaa.

Ferpa.