Menos regras, mais possibilidades!
0
0

Menos regras, mais possibilidades!

Eu falo de Educação Financeira todos os dias no Partiu Poupar. Por falar bastante do assunto, também consumo muita informação relacionada a mentalidade, finanças e investimentos.

Partiu Poupar
2 min
0
0

Eu falo de Educação Financeira todos os dias no Partiu Poupar. Por falar bastante do assunto, também consumo muita informação relacionada a mentalidade, finanças e investimentos.

O que eu mais tenho visto recentemente é gente querendo dizer o que você precisa fazer, o que precisa comprar, te julgando porque você fez uma escolha que não é financeiramente adequada, te colocando para baixo e fazendo você se sentir um idiota.

E o pior de tudo, quem faz isso são pessoas que supostamente estão tentando te ajudar a se educar financeiramente. Isso me deixa muito chateado, para não dizer outra coisa.

- O que é melhor: comprar uma casa ou alugar?

- É melhor ter um carro ou andar só com aplicativo?

Pra mim não existe uma resposta certa que vai funcionar para todo mundo. Há muitas variáveis que precisam ser consideradas e vão muito além da parte financeira.

Muita gente tem o sonho de ter um carro e uma casa própria. Por mais que financeiramente possam não ser as melhores opções, quem sou eu para querer questionar os sonhos das pessoas? Não faço e jamais farei isso!

"Ah, mas se você investir o dinheiro, ele vai render muito mais. O carro tem a depreciação, custos e tudo mais."

Sim, tem tudo isso. Mas e se mesmo assim eu quiser o carro?

A parte financeira é só uma das coisas a ser considerada, mas não é a única. É claro que, não faz sentido você comprar sem o devido planejamento, assumindo um compromisso financeiro que você não vai conseguir honrar e acabar gerando dívidas que não conseguirá pagar depois. Mas se o plano for bem feito, não vejo problema nenhum.

É a sua vida, o seu sonho. Não deixe ninguém tirar isso de você!

Para a casa própria, vale a mesma coisa.

"Mas Rafa, se a pessoa morar de aluguel por um período e investir a diferença, ela pode comprar a casa em 10 anos, ao invés de pagar 30 anos de financiamento!".

O raciocínio está perfeito. Mas eu te pergunto: e se a pessoa não se sentir bem morando de aluguel? E se a pessoa não tiver a disciplina para poupar e investir todos os meses ao longo de 10 anos?

Uma pessoa que decide morar de aluguel porque alguém falou que é mais inteligente financeiramente, mas que não consegue poupar nada no período, pode acabar sem dinheiro e sem casa para morar.

O que funciona pra mim, não necessariamente funcionará para você. Por muito tempo, eu achei que morar de aluguel era jogar dinheiro fora. Mas depois de estudar as possibilidades, percebi que para a minha família era a melhor decisão no momento, pois não precisaríamos contrair uma dívida grande e nem nos descapitalizar completamente. Enfim, não existe uma regra!

Por isso, como educador financeiro responsável, procuro entender a situação de cada pessoa para poder ajudar da melhor maneira. Nem sempre a melhor escolha para ela será aquela que é financeiramente mais vantajosa. Estou aqui para mostrar todas as possibilidades e te ajudar a tomar decisões financeiras mais inteligentes, mas nunca para impor nada.

Nem tudo é sobre dinheiro, mas ele sim é muito importante.

Invista na sua educação financeira, isso vai te ajudar a tomar melhores decisões e ter uma qualidade de vida muito melhor.

Conte comigo na sua jornada!

Um abraço,
Rafa