Loading...Loading...
12

Não deixe que escolham os sonhos por você

By Partiu Poupar

Last update at 07/22/20213 Min.

Todos nós temos sonhos. Alguns que trazemos desde a nossa infância e outros que passamos a desejar depois que já temos uma visão mais clara do que queremos para as nossas vidas.
Comprar uma casa, ter um carro zero, fazer uma viagem internacional, construir uma família, enfim, são muitas opções e nem todas elas dependem de muito dinheiro. Mas como falamos bastante sobre dinheiro por aqui, resolvi trazer uma reflexão baseada em sonhos que exijam o acúmulo de algum capital para se realizarem.
Quais são os seus sonhos? Já pensou nisso?
Se ainda não parou para refletir, pode ser que você só esteja sobrevivendo, vivendo sem muito propósito, pagando os boletos sem saber muito bem o porquê. Por isso, pare tudo AGORA e comece a pensar.
  • O que eu quero fazer?
  • Quais experiências eu quero ter?
  • Quais coisas eu quero comprar?
Reparou que em todas as perguntas eu deixo bem claro que é para pensar naquilo que VOCÊ QUER? Pois é! Mesmo fazendo isso, muita gente acaba se perdendo e deixando que outras pessoas, ou até mesmo a condição financeira, influenciem nos seus sonhos.
Vamos começar pelas pessoas...
Não é por mal que elas fazem isso, mas muitas vezes elas avaliam o seu sonho pela perspectiva delas. Pode ser que para a sua família, buscar uma oportunidade de trabalho no exterior e ficar morando por lá não faça o menor sentido. Mas se é importante para você, isso não pode sair da sua lista de sonhos, eles terão que aceitar.
Vou dar um exemplo.
Eu gosto muito de tênis. Tanto de praticar o esporte, quanto de assistir. Um dos meus sonhos é poder viajar para fora do país e assistir um dos grandes torneios, o Masters 1000, que reúne os principais tenistas do mundo. Para muita gente, isso não tem graça nenhuma, viajar só para ver dois caras batendo em uma bolinha de um lado para o outro, mas é uma vontade MINHA, eu enxergo VALOR nisso. Logo, continuará na minha lista, independente do que os outros pensam.
O legal de fazer esse exercício de pensar nos sonhos é que você passa a julgar menos o que os outros querem, ou pelo menos passa a tentar. Quando uma pessoa fala que quer fazer uma coisa que você não gosta, você torce o nariz e pensa consigo "nossa, que sonho nada a ver", isso é natural. Mas o mais importante é se esforçar para não julgar e, se você realmente tiver consideração pela pessoa, dar a maior força para que ela consiga realizar o que deseja.
Além dessa galera mais próxima, ainda tem o "pessoal dos investimentos" para questionar os seus sonhos. Pois é, infelizmente tem muitos que se dizem Educadores Financeiros, mas que não têm o mínimo de empatia.
Quando o seu sonho é ter um carro zero ou comprar a casa própria, PRONTO! Ferrou de vez!
Vai comprar um carro zero? Sei não hein?!? Sabia que ele deprecia uns 15% logo que tira da concessionária? Vai ter que pagar IPVA, Seguro, Manutenção, vixe, é muito gasto, não vale a pena.
Nossa, vai comprar uma casa? Por que você não mora de aluguel? Você não vai se prender a um lugar, além disso pode investir o dinheiro, ganhar dividendos, ter liberdade de morar em qualquer lugar do mundo e tudo mais.
Já ouviu isso alguma vez?
Eu já ouvi (e li) muitas vezes. E o pior, através de "educadores financeiros". De verdade, isso me incomoda de um jeito absurdo. Tanto que resolvi escrever esse texto para acalmar o seu coração. E o meu também hahaha.
É claro que o ponto de vista financeiro faz sentido e precisa ser considerado nas decisões. Mas não é o único.
Se você tem vontade de comprar um carro zero, se planeje para isso e compre!
Se você tem vontade de comprar uma casa, se planeje para isso e compre!
Ah, Rafa, mas eu só consigo comprar financiado. Não tem problema! Se você fizer o planejamento adequado, pode funcionar, por mais que não seja a melhor opção do ponto de vista financeiro. Em algumas situações, financiar pode ser mais inteligente do que pagar à vista, mas isso é papo para outro momento.
Outro ponto importante: não limite os seus sonhos pela sua condição financeira atual.
Se a sua situação atual não permite comprar a sua casa dos sonhos, que custa 1 milhão, não descarte o sonho. Deixe-o registrado e busque formas de atingir o seu objetivo. Não estou falando que vai ser fácil, mas se você realmente quiser realizar, tenho certeza que terá muita motivação para ir atrás.
Não deixe que os outros escolham os sonhos por você, não esqueça isso. Beleza?
Sigo na luta para realizar os meus sonhos e torcendo para que você consiga realizar todos os seus.
Tamo junto!#humanizacaofinanceira