Ter filhos prejudica as suas finanças?
20
0

Ter filhos prejudica as suas finanças?

Essa semana eu estava fazendo uma consultoria com uma pessoa e ela me contou que está grávida. Isso estava deixando ela preocupada, principalmente pelo fato das suas finanças não estarem totalmente em ordem. Em contrapartida, ela estava muito...

Partiu Poupar
3 min
20
0
Email image

Essa semana eu estava fazendo uma consultoria com uma pessoa e ela me contou que está grávida. Isso estava deixando ela preocupada, principalmente pelo fato das suas finanças não estarem totalmente em ordem. Em contrapartida, ela estava muito animada com a possibilidade de ser mãe.

Isso me fez refletir e escrever esse texto aqui.

É claro que os filhos vão aumentar os seus gastos, mas se você ficar pensando somente na parte financeira, nunca terá filhos e pode ser que se arrependa lá na frente. Talvez você não queira ter filhos, e tá tudo bem! (mas eu continuo achando uma experiência incrível) Mas mesmo assim, te convido a seguir aqui comigo porque a reflexão poderá ser aplicada em outras áreas da sua vida também.

Então vamos lá, eu falei pra você não ficar pensando somente na parte financeira, certo?! Mas isso não significa que você não deve se organizar financeiramente e se planejar minimamente. O problema é quando as pessoas ficam esperando o MOMENTO IDEAL. Me desculpe a sinceridade, mas o momento ideal NUNCA VAI CHEGAR.

Você sempre terá uma conta para pagar, uma viagem para fazer, uma crise no meio do caminho, alguém precisando de ajuda, um estudo para terminar. Esqueça essa ideia de momento ideal. Isso vale tanto para os filhos, quanto para os demais planos que você tem para a sua vida, inclusive a ideia de começar a investir.

Há coisas que você só irá descobrir quando viver aquela experiência. Não adianta eu ficar escrevendo por horas e horas aqui, tentando descrever como é a sensação de ser pai, é só vivenciando que você entenderá o meu lado. A vida começa a mudar já na gravidez. A gente tem novas preocupações, motivações e reunimos forças que só surgem por causa dos filhos.

Comigo foi assim!

Eu só despertei para os investimentos quando a minha esposa engravidou. Antes disso, eu até tinha as finanças sob controle, mas ainda gastava com muita coisa que não fazia sentido e deixava o meu dinheiro todo na poupança.

Talvez se a minha esposa não tivesse engravidado e eu não tivesse me preocupado com a parte dos investimentos para o nosso futuro, o Partiu Poupar nem existisse hoje. Louco né?!

Com a chegada da Bea, entendi que os melhores momentos da vida não são pagos pelo dinheiro. Ouvir um "papai", um "te amo", receber um abraço, um sorriso, isso definitivamente não tem preço e me dá uma motivação absurda para seguir trabalhando e buscando dar o melhor que eu puder para as crianças (sim agora são dois, temos o Gabriel também).

Os gastos de fato aumentam, mas a sua motivação para trabalhar mais e ganhar mais dinheiro aumenta muuuuito mais. Evoluí muito nesses últimos anos e devo isso às crianças. Está sendo cada dia mais incrível!

Não estou aqui para te motivar a ter filhos. Só quero te mostrar que não adianta ficar planejando eternamente e não agir. Tome uma atitude, vá em frente. Se der errado, recalcule a rota e tente novamente.

Mas se quiser viver a experiência de ser pai ou mãe, só vai! Tenho certeza que você não irá se arrepender!

Tamo junto!