Você não precisa investir em ações
0
0

Você não precisa investir em ações

Resolvi trazer esse conteúdo rápido para acalmar o seu coração.

Partiu Poupar
3 min
0
0
Email image

Resolvi trazer esse conteúdo rápido para acalmar o seu coração.

Deixa eu te explicar melhor. Não quero que você simplesmente desconsidere ter ações na sua carteira de investimentos, até porque é algo que eu acredito muito e acho saudável para todos os investidores, independente do perfil. Só quero tirar um pouco dessa pressão que colocam em você todos os dias.

Quem acompanha conteúdos de finanças pela internet, sejam notícias, canais no YouTube, perfis no Instagram, sabe que existe uma pressão para você investir em ações a todo momento.

- Toda hora aparece alguém falando da queda ou da alta do índice bovespa.

- Toda hora aparece alguém falando das top 10 empresas de 2021.

- Toda hora aparece alguém falando das top 5 pagadoras de dividendos.

- Toda hora aparece alguém falando das top 3 oportunidades para 2021.

A indústria vive disso, por isso eles sempre querem que você faça algo: compre, venda, comece!

O problema é que isso vai gerando uma ansiedade absurda e quase que uma necessidade de investir em ações. Afinal, você não pode ficar de fora né? Está todo mundo investindo!

Eu quero que você invista em ações. Acho fundamental para quem quer ter um bom patrimônio no longo prazo, e também acredito que é algo bem acessível. Mas não quero que você faça isso por pressão minha e de ninguém.

Faz sentido você investir quando tiver o devido preparo, tecnicamente falando, se sentir confortável emocionalmente para comprar algo que pode oscilar tanto para cima quanto para baixo, e quando o seu momento financeiro permitir. Este último ponto é o mais importante de todos, na minha opinião.

Por mais que existam ótimas empresas para se investir e o cenário econômico seja propício para tal, só fará sentido se o seu momento financeiro for adequado. Se você ainda estiver na fase da montagem da sua reserva de emergência ou se ainda não conseguir poupar com regularidade, comprar ações pode ser muito arriscado. Isso porque você pode precisar do dinheiro por algum motivo e ser obrigado a vender as suas ações antes do previsto, o que nem sempre será um bom negócio.

Além da parte financeira, tem a questão emocional que é muito forte também. Já recebi mensagens do tipo: "Rafa, eu tenho um pavor só de pensar em ter ações na minha carteira".

A minha resposta é simples: "Beleza! É só não investir!".

Como eu já disse no começo do texto, por mais que eu acredite muito nas ações e estimule as pessoas a investirem parte do seu patrimônio nesses ativos, não acho que seja algo obrigatório. Os investimentos de um modo geral precisam te dar tranquilidade. A partir do momento que houver algum tipo de medo, insegurança ou desconforto, é melhor ligar o sinal de alerta e verificar se você não está correndo mais riscos do que deveria.

Você não vai enriquecer só pelo fato de comprar ações. O que vai te enriquecer de verdade é a sua capacidade de ter cada vez mais dinheiro disponível para investir. É isso que vai fazer a diferença! Tem gente que enriquece investindo somente na renda fixa ou até mesmo sem investir em nenhum produto. Os investimentos estão aí para te ajudar no processo de acumulação de patrimônio, não para serem um peso na sua vida.

Foque no seu trabalho, aumente a sua renda, poupe parte dessa renda e invista naquilo que te deixar confortável (pode ser na própria renda fixa). Ponto.

"Pô, rafa, mas se a pessoa investir em ações poderá ter muito mais grana lá na frente, né?!".

Se ela souber o que está fazendo, sim. Mas de que adianta ter dinheiro e passar o período todo com ansiedade, stress, sem dormir direito e com a saúde debilitada? Pra mim isso não faz nenhum sentido!

Por isso, o que eu te peço é que curta a sua jornada, seja com ou sem ações na sua carteira. Você não precisa investir só porque os outros estão falando que é bom. Pense no que realmente é bom para você. É isso que importa!

Se quiser aprender a investir, conte comigo para te ajudar. Se não quiser, tá tudo bem!

Tamo junto demais!