4 minutos. Tudo se resume a isso?
0
0

4 minutos. Tudo se resume a isso?

4 minutos. Será que realmente só foi por 4 minutos?

João Paulo Nidelxev
3 min
0
0

4 minutos. Será que realmente só foi por 4 minutos?

Nas quartas, uma Croácia que jogava de igual para igual com seu adversário. Na semi, uma Croácia que, mesmo sendo pouco ameaçada, não conseguiu executar ao menos uma jogada no primeiro tempo, e por mais que teve um segundo tempo um pouco melhor, não conseguiu fazer 1/3 do que fez contra o Brasil.

No papel, o elenco brasileiro parecia ser muito superior ao argentino. Mas na prática, a seleção que eliminou o Brasil perdeu para os hermanos por 3x0. E mais do que isso, a Argentina precisou de 38 minutos para fazer o que os comandados de Tite não conseguiram em 120. Teria sido falta de sorte? Falta de humildade? Falta de bom senso por parte dos 10 (em especial Fred) que estavam em campo após o belo (e, naquele momento, já inesperado) gol de Neymar?

É claro, temos que jogo analisar a jogo. Mas esses 2 resultados me fizeram pensar na possibilidade, que até então era real, de um Brasil e Argentina em uma semifinal de copa do mundo. Como o Brasil se portaria frente ao time de Scaloni? Duas favoritas com altos e baixos durante a copa. De um lado o melhor técnico de seu país, com bons resultados na competição (mesmo sem muito brilho); Porém contestáveis, principalmente pela insistência em algumas peças do elenco que claramente não se encaixaram bem. Do outro, um novato que está disputando sua primeira copa como comandante, onde viu sua invencibilidade, que vinha sendo construída desde 2019 e se tornou a 2° maior da história dentre todas as seleções, ruir frente à uma desconhecida e aguerrida Arábia Saudita. Derrota essa que serviu de lição, que o obrigou a testar novas peças na equipe, como Mac Allister, que apesar de ter  nome com pronúncia um tanto quanto inglesa (aliás, logo de onde), tem uma raça que não se deixa enganar.

Bom, apesar dos pontos levantados aqui, seria obviamente muito difícil precisar o finalista que sairia desse que é o maior clássico na história do futebol. Não tem essa de que a derrota para a seleção croata foi para "nos livrarmos de um mal maior". Clássico é clássico, e se tem uma coisa que não podemos fazer nesse caso, é apontar um favorito. E os que acompanham o futebol brasileiro sabem bem do que estou falando.

O fato é que, nem tivemos a capacidade de chegar a esse clássico. Mais uma vez fomos eliminados por uma seleção europeia (como acontece há 20 anos), e pela segunda vez consecutiva, por uma que não é campeã mundial (e vale ressaltar, jogando de maneira medíocre). Como explicar isso? existem tantas possíveis explicações para tantos acontecimentos, que nem caberiam aqui. De quem foi a culpa? Existem tantos possíveis culpados para tantos acontecimentos, que também deixariam o que já está grande, maior ainda.

A copa ainda não acabou. Mas, como brasileiros, já temos que pensar nos próximos 3 anos e meio. O ciclo terá um período menor, a renovação, muito provavelmente não será tão grande. Que pelo menos se renove a raça, a união e a vontade de ganhar, e a arrogância dentro de campo seja deixada de lado. Somos penta, mas não graças a soberba. Somos o que somos pela capacidade no 11 contra 11. Capacidade essa (ou a falta dela), que vem sendo responsável por eliminações um tanto quanto precoces em Copas, considerando a qualidade do elenco.