Parecer, Ser e Não se importar!
9
1

Parecer, Ser e Não se importar!

Para introdução a discussão de hoje e um artigo recente que li e que vou compartilhar com todos mas a frente no texto, vou contar uma história de César que mostra que desde que aquela época parecer é fundamental e ser não importa muito, porém...

Rafael Castro
6 min
9
1
Email image

Para introdução a discussão de hoje e um artigo recente que li e que vou compartilhar com todos mas a frente no texto, vou contar uma história de César que mostra que desde que aquela época parecer é fundamental e ser não importa muito, porém se você consegue não se importar a vida ótima.

Em 62 a.C., Pompeia realizou um festival em homenagem a Bona Dea ("boa deusa"), no qual homem nenhum poderia participar, em sua casa. Porém, um jovem patrício chamado Públio Clódio Pulcro conseguiu entrar disfarçado de mulher, aparentemente com o objetivo de seduzi-la. Ele foi pego e processado por sacrilégio. César não apresentou nenhuma evidência contra Clódio no julgamento e ele acabou inocentado. Mesmo assim, César se divorciou de Pompeia, afirmando: "minha esposa não deve estar nem sob suspeita".

Esta frase deu origem a um provérbio, cujo texto é geralmente o seguinte: "À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta".

Estudando a história sempre que li essa passagem a única pergunta que eu me fazia era, o que Pompeia havia feito além de ser trapaceada e divulgar o ocorrido para que o culpado assim pudesse ser pego, processado e punido, na minha humilde visão, e claro como disse no texto anterior se você for um historiador e me contar o que eu não sei ficarei feliz em aprender e repensar a visão que tenho, ela merecia um prêmio por ter cumprido a lei e colaborado com ela.

No entanto ela não levou em consideração a única lei que vale, ontem, hoje e sempre essa regra não escrita que é do conhecimento de todos que se adapta facilmente a nova forma de se comunicar e passa a ressignificar palavras afim que elas tenham seu valor definido por um inconsciente coletivo acéfalo e perigoso, sendo seu julgamento sempre realizado de maneira pública e sem chance de defesa ou de reparação para os acusados, que nesse momento nem precisam mais da condenação, pois nessa legislação eles são policiais, promotores, júri, juiz e carrasco e as penas são definidas por todos ou melhor por ninguém.

Agora você se perguntar que lei é essa que rege o mundo desde seu primeiro dia, simples a Lei da aparência, e você pode discordar veementemente e eu espero que sim, por favor e mande seus argumentos, como disse esse é nosso espaço e verdades absolutas além burras são inexistentes, mas se você tem um instagram você sabe o que eu tô falando.

E não, não estou culpado as redes sociais ela simplesmente trouxeram esse tribunal que existe desde que o mundo é mundo para a palma da sua mão e encurtou as distância eliminando assim as jurisprudências, agora do conforto da sua casa, do tédio da fila ou da falta de sanidade mental em meio a uma pandemia você pode julgar o que é certo e o que é errado em todos os cantos do mundo, como já disse isso não é nem uma novidade e eu trouxe o caso do César para provar que antes de cristo o mundo era o mesmo só que com menos tecnologia.

Mas por que essa reflexão, porque eu li esse artigo publicado na BBC, e depois conferir o artigo cientifico do estudo pois me chamou muita atenção mesmo, porém o estudo é  bem técnico e cansativo então vou compartilhar com vocês a matéria e torço muito para vocês leiam e se possível voltem aqui e me contem se minha reflexão está totalmente errada.

Matéria BBC: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-54350473

Posto todo esse embasamento e as minhas reflexões sobre, faço um pergunta antes de continuarmos, você é uma boa pessoa ou apenas controlado? Ou ainda vive pelo que as outras pessoas pensam de você?

Você pode ficar à vontade para responde para você mesmo, se quiser compartilhar comigo o espaço é seu!

Eu com certeza vou compartilhar um pouco do que eu penso e como eu respondo a essa pergunta na vida, vivendo todos os dias, para mim essa pergunta se responde com uma outra pergunta porém como aprendi assistindo chaves “só os tolos respondem um pergunta com outra pergunta”, então pode me chamar de tolo, mas para mim e essencial e prioritário entender seus parâmetros pois como vou sabe se sou uma boa pessoa se não sei qual a definição de boa pessoa, então preciso saber como é uma boa pessoa?

Vou tomar por parâmetro para esse texto o teste do artigo publicado na BBC, espero mais contribuições e pontos de vistas diferentes, mas a tomar pelo que diz o texto acima indicado a resposta é não, NÂO sou um boa pessoa, na verdade sou uma pessoa que não se importa a começar pela minha aparência, dica não acredite na foto de perfil DE NINGUÉM, menos ainda com que falam sobe mim, agora se o que falam não me importa o que pensam então para mim inexiste.

Agora ou você me acha um mentiroso, ou se identificou e também disse que não se importa com nada e com ninguém, para você que me acha um mentiroso parabéns por que todos nós em algum nível nos importamos de alguma forma temos mães, pais, amigos, mestres e mentores a diferença é a importância que damos para se parece isso ou não, na verdade assim como no texto nós não nos importamos com as regras e muito menos com os pactos sociais que foram instituídos por alguém que não pediu nossa opinião.

E para você que disse que não se importa respira um pouquinho e releia o texto, pode-se que você não entenda mas vai te fazer bem, mas seguindo, tenho medo das pessoas que parecem boas, das pessoas que fazem ação social e das pessoas que perguntam muito se você está bem querem te fazer bem a todo momento.

Pode ser um pré-conceito meu ou uma falta de inteligência, mas sempre me parece que são seres que precisam mostrar que são bons e não querem fazer nada de bom e sim receber uma aprovação e ser afagados no ego sobre quanto bons são!

Quando se faz o bem se faz de luz apagada de preferência para que não saibam nem quem fez pelo menos foi assim que aprendi, por que hoje você pode fazer uma foto com um prato de comida na frente do mendigo e com a luz certa, no horário de mais acesso e com o texto ideal automaticamente você se torna um bastião da proteção de pessoas em situação de rua, quando na verdade foi só a foto e você mesmo comeu e deixo o ser-humano em questão com fome.

Então nesse tribunal sempre vou ser uma péssima pessoa pois esse já é um filtro mais que suficiente para eliminar de perto as pessoas boas, pois como já dizia o provérbio, não basta ser é preciso parecer honesta, com as atualizações necessárias não só é preciso como é mais importante parece tudo que a massa julgue que é pertinente que você seja!

Por isso como já cantava Chico César, e vejam que realmente César sempre sabe das coisa pois comecei com um e finalizo com outro, Deus me proteja de mim e da maldade de gente boa, Da bondade da pessoa ruim, Deus me governe e guarde ilumine e zele assim.

E você é uma boa pessoa?

Rafael Castro.