Pare de ler livro bosta sobre finanças pessoais
98
0

Pare de ler livro bosta sobre finanças pessoais

Dr. Peu
0 min
98
0

Foi um longo caminho até eu encontrar o livro A FILOSOFIA BASTTER.COM. Passei por um monte de livro inútil até encontrar esse e espero que essa resenha encurte seu caminho até o primeiro aporte em renda variável.

Email image

Na realidade, nem foi tão longo assim. Acredito que algumas pessoas passam muito mais tempo rodando em círculos e perdendo dinheiro. Mas minha história foi a seguinte...

No segundo semestre de 2016 eu li o livro Pai Rico, Pai Pobre, do Robert T. Kyiosaki, uma obra muito foda, que nos ajuda a moldar uma mentalidade de prosperidade financeira. O Robert fala de alguns valores que são fundamentais para começar a pensar em ficar rico. No entanto, é um livro que na hora do "vamo ver...preciso investir meu dinheiro, o que eu faço?" não resolve meu problema. É um bom livro para abrir a mente, para provar o ponto de que ser rico é bom e é possível, mas a partir desse ponto, mais estudos são necessários.

Aí surgiu o questionamento. Quero investir meu dinheiro, acredito muito na iniciativa privada, deixar tudo em renda fixa parece bobagem, quero empreender e investir em ações...mas como é que eu faço isso?

Então fui procurar outros livros para complementar esse conhecimento e descobri um fato interessante:

Existem 2 tipos de livros muito comuns sobre finanças pessoais:

1 - Livros que trabalham a mesma mentalidade do Pai Rico e Pai Pobre, mas não passam disso;

2 - Livros cheios de tecnicismos, muitos que não resolvem em nada a vida do pequeno investidor amador.

Poucos são os livros escritos verdadeiramente pensando na prosperidade do cara que vive de seu trabalho, rala muito e quer apenas ter um jeito seguro e rentável de acumular patrimônio, sem ter que passar horas na frente de um computador observando oscilações da bolsa, sem risco de perder todo o seu dinheiro e também a paz familiar. O livro do Bastter é um desses poucos e, por isso, é sobre ele que quero falar hoje.


Mas antes preciso te fazer algumas perguntas. Se sua resposta for sim para qualquer uma delas, você pode parar de ler esse texto e ir gastar seu tempo com qualquer outra bobagem que você considere mais relevante. Combinado?

- Você quer enriquecer rápido com a bolsa de valores? Tipo acertar a nova Magalu e múltiplicar seus mil reais um milhão de vezes?

- Você acha legal demais fazer daytrade e acredita que o jeito certo de investir na bolsa é fazendo análise de cotação?

- Você tem preguiça de estudar sobre dinheiro?

- Você acha que rico é tudo burguês safado e por isso fez voto de pobreza?

- Você se acha o mais espertão que vai acertar as distorções do mercado enquanto trabalha com outra coisa 40 horas por semana?

Lembre-se do combinado...se você respondeu sim para qualquer uma das 5 perguntas acima, não quero você lendo minha resenha.  Se ler a resenha ou o livro e não gostar do que está por vir, problema é seu, eu te avisei.


O Bastter é o codinome de um médico chamado Maurício Hissa. Esse cara, nos primeiros anos do século XXI, resolveu criar um site, tipo um fórum para quem investe em renda variável, que ficou famoso lá no início por ser um especialista em opções. Esse site cresceu muito, nesse meio tempo o Bastter se lascou investindo em opções e resolveu mudar o seu estilo de investimento e também o foco de seu site. A coisa foi dando certo, ele largou a medicina e hoje é um dos maiores formadores de opinião do Brasil sobre finanças pessoais.

Os conhecimentos adquiridos nessa rota tortuosa, a partir de muita exposição a risco e discussões com pessoas em seu próprio fórum virou um livro chamado A Filosofia Bastter.com. Um manual muito simples e objetivo que ensina o pequeno investidor amador a organizar seu pensamento na hora de investir.


Abaixo compartilharei  10 lições que aprendi com o Bastter:

Lembrando que se você respondeu SIM lá em cima ainda dá tempo de parar de ler agora.

1 - Nunca se esqueça que você é burro! Não queira ser o esperto que acerta a hora exata de investir numa empresa que todo mundo acha que vai falir, mas na verdade só você sabe que vai virar a melhor empresa do mundo no próximo mês. (Um beijo pra quem está comprado em Oibr3)

2 - Não invista baseando-se em notícias ou cotações. Foque no balanço, na demostração de resultados da empresa.

3 - Preço não importa! No longo prazo os mercados sempre tendem a crescer e suas ações a se valorizar, desde que sejam boas empresas. Essa regra só é rompida num universo apocalíptico, ou em países comunistas, mas aí a bolsa de valores será o menor de seus problemas.

4 - Diversificação é tudo e é a fonte de qualquer paz. Ninguém perde sono se tiver ações de uma empresa que quebrou hoje se menos de 2 por cento de seu dinheiro estiver investido nela. Por outro lado, se ela for sua grande aposta e você tiver alocado metade de seu dinheiro suado nela, você não terá paz nem mesmo se ela estiver lucrando muito, basta uma pequena perturbação no equilíbrio, para sua insônia te dominar.

5 - Empresa boa, é empresa que tem aumento de lucro consistente, mantém dívida equilibrada, não apresenta rolo evidente, que tem bastante gente negociando ela e que tem seu capital bastante pulverizado. Entre outras coisas que você vai aprender detalhadamente no livro.

6 - Quem tem dívida não tem que ficar cozinhando o cérebro em mercado de ações. Quem tem dívida precisa primeiro pagar a dívida, montar uma reserva de emergência, para só então pensar em algo a mais.

7 - Patrimônio não se gira, patrimônio se acumula. Todas as vezes que você decide vender algum ativo, parte de seu dinheiro fica com a corretora na forma de taxa ou com o governo na forma de impostos, portanto, pense 2 vezes antes de entrar em pânico e vender no fundo, ou querer liquidar porque a ação ficou cara.

8 - O que enriquece não é rentabilidade do investimento, geralmente quanto maior a taxa, muito maior o risco. O que te enriquece é o tempo que o seu dinheiro passa investido em bons ativos e o tamanho de seu aporte, que só será decente se você tiver atenção especial ao seu trabalho.

9 - Ninguém te deve nada, se você perdeu dinheiro, a culpa é sua. Finanças pessoais é território extremamente íntimo, por isso é preciso que você saiba o que fazer com o seu dinheiro, não delegar para qualquer outra pessoa, mesmo que para um especialista. Para isso, estudar é importante.

10 - Mais uma vez nunca se esqueça que você é burro. Portanto, comece devagar e nunca faça movimentos bruscos. Compre ativos, ou venda sempre aos poucos para evitar fazer cagada muito grande.


Não sou digital influencer de finanças, então não acredite em mim. Vai lá estudar alguma coisa com sua conta em risco. Considero o Bastter uma boa referência inicial. Com os ensinamentos dele posso focar na minha profissão de médico e aos poucos construir minha liberdade financeira. Não passo de um iniciante no assunto, mas quis fazer com você o que gostaria que alguém fizesse comigo quando eu estava começando a pensar em investimentos. Quis te direcionar para uma fonte mais confiável, distante da picaretagem abundante nesse mercado.

Desejo a você um caminho próspero e sereno.

Se você lembrou de alguém que também precisa ler um livro assim, encaminhe essa resenha para esse amigo.

Um forte abraço e até a próxima!