Quais métricas utilizar para entender se estou com um negócio bom ou não na minha mão?
0
0

Quais métricas utilizar para entender se estou com um negócio bom ou não na minha mão?

Dr. Peu
0 min
0
0

Essa era uma das perguntas que mais martelavam na minha cabeça quando abri minha primeira empresa. Eu abri a empresa sem entender absolutamente nada de gestão...e rapidamente me vi afogado diante de tanta coisa que eu precisava avaliar e tantas decisões difíceis eu precisava tomar no escuro.

Até que um dia alguém me contou sobre dois indicadores super simples e que me ajudaram a organizar muito minha cabeça e a tomar decisões de negócio com muito, mas muito mais propriedade. Me ajudou a sempre entender a qualidade do negócio que estou rodando, se está realmente viável ou se estou só perdendo meu tempo na direção errada.

Essas 2 métricas são o CAC (Costumer Aquisition Cost) e o LTV (Lifetime Value).

"Ta bom, Peu...vc soltou esses nomes em inglês aí agora explica como funciona esse negócio..."

Explico sim...vamos por partes.

Primeiro entenda o CAC:

O CAC é o quanto custa para sua empresa adiquirir um novo cliente, ou seja, quanto vocês gastaram numa determinada campanha, incluindo todos os custos enviolvidos no processo da venda (investimento em tráfego pago, salário de vendedor, deslocamentos realizados, custo de papelaria etc), dividido pelo número de clientes que vocês conseguiram com esse processo.

Gosto muito dessa métrica, porque ela me fez entender, que na verdade as empresas compram seus clientes...o CAC é o preço dessa compra. Esse preço vai te ajudar a entender se o preço do produto que você vendeu a esse cliente faz sentido ou não.

Ficou claro? Se não ficou, te garanto que vai ficar até o fim deste email.

Então vamos agora entender o LTV e sua importância:

O LTV te conta quanto de dinheiro o seu cliente deixa na sua empresa até ele deixar de ser seu cliente. Vou te dar um exemplo pra você entender melhor.

Imagine uma escola de Ensino Médio cuja mensalidade seja 1000 reais. Nessa escola o aluno vai estudar por 3 anos, pagando o correspondente a 36 mensalidades, e depois esse aluno deixa de ser cliente dessa empresa, a não ser que ela tenha um negócio no Ensino Superior também.

Sendo assim...o LTV desse cliente típico dessa escola é de 1000 x 36 = 36000 reais.

Agora voltemos ao CAC...

Agora ficou fácil demais entender se essa escola está minimamente viável ou não. Uma escola que é um negócio saudável tem um CAC muito menor que seu 36000 reais que é seu LTV.....se estiver igual ou maior, certamente ela precisa de sérios ajustes no processo ou ela irá a falência em algum momento.

Existem negócios que fogem a essa regra? Com certeza! E eles necessitam de injeção grande de capital de investidores para continuar funcionando mesmo com CAC maior que o LTV nesse momento do negócio, esperando que esse CAC vá cair numa próxima fase desse negócio. Mas acho que ficou claro pra você que esse é um negócio de risco altíssimo e que pode virar pó a qualquer momento se as espectativas não se cumprirem.

E ai?

Curtiu aprender isso?

Me conte o que você achou lá no meu instagram::@peu_caldeira

Vou curtir demais saber o que você está achando do Insight da Semana e tirar quaisquer outras dúvidas que você tiver.

Um forte abraço e até semana que vem.

Only SubscribersTo access all content, you must subscribe to the Blog do Dr. Peu blog. You can also become a subscriber and have access to exclusive content.
We committed not to send spam and to respect the LGPD. Cancel whenever you want.