Fiz uma observação pessoal esses dias quando me peguei traçando uma linha do tempo de imagens com fotos que fiz no decorrer da minha carreira até as últimas dessa semana. Peguei fotos do mesmo segmento e as coloquei lado a lado. Observei uma ...
Fiz uma observação pessoal esses dias quando me peguei traçando uma linha do tempo de imagens com fotos que fiz no decorrer da minha carreira até as últimas dessa semana. Peguei fotos do mesmo segmento e as coloquei lado a lado. Observei uma considerável evolução, como era de se esperar e como acontece com a maioria dos profissionais. Fiquei satisfeito de ter ali, na minha frente, além de um linha do tempo em imagens, histórias - a do fotógrafo que por vezes passou por turbilhões de emoções debruçado no trabalho e na arte - dúvidas, medos, insatisfações, problemas pontuais, mas também alegrias, conquistas pessoais e profissionais, pessoas incríveis pelo caminho; e também histórias escritas, além das para si, para os outros - talvez as mais importantes. | ||
O foco desse trabalho era, de fato fazer essa observação, e como havia ali, na minha frente, uma evolução considerável em vários aspectos no sentido de, à grosso modo ver, no início fotos ruins e atualmente fotos boas, me acendeu a luz que me permitiu uma observação e me trouxe aqui à escrever sobre isso - uma fotografia não é capaz de ser melhorada como outras artes são. | ||
Você pode me questionar: "Philpe, lá no início do seu artigo você escreveu exatamente sobre a observação da evolução da sua carreira". Vou explicar: no caso da fotografia o que evoluiu é a carreira, o fotógrafo, não a foto capturada. Quando um músico compõe uma canção, à medida que o tempo passa, ele pode enquanto a executa inserir um arranjo novo, aumentar um solo de guitarra, incluir novos instrumentos e instrumentistas nas execuções, pode rechear ou retirar elementos. É possível facilmente enxergar isso em todos os níveis de artistas - quem nunca pegou uma música para ouvir e escolheu determinada versão dela!? No cinema isso também pode facilmente ser feito, há por exemplo, duas ou mais versões do mesmo roteiro, os chamados remakes como vemos em "Millennium - Os homens que não amavam as mulheres", também em "O Chacal" e vários outros. Cenas também podem ser imitadas ou repetidas, é um cenário incomum, mas possível. | ||
E por que isso não é possível com a fotografia? Apesar de eu destinar um artigo inteiro apenas para esse tema, essa resposta é bastante óbvia e curta. Andy Warhol já dizia que "a melhor coisa sobre uma fotografia, é que ela não muda mesmo quando as pessoas mudam". É uma citação bastante adequada para o tema, mas tecnicamente ainda é possível ir além: salvo por manipulação digital destrutiva, não é possível inserir ou retirar elementos de uma fotografia após ela ser capturada. Cenário, luz, composição e principalmente a energia e semblante do fotografado (no caso de retratos). | ||
Me lembro de um mentor que tive na fotografia de casamentos, que me viu fotografando e durante a cerimônia eu ficava revisando as fotos na câmera (sempre fotografei com câmera digitais). Ele me chamou um dia e me falou "Philipe, por que você fica revisando as fotos durante o casamento se elas já foram feitas? Não tem como alterar a foto que já foi capturada, então mantenha seu foco em fazer novas fotos, porque o tempo que você está revisando fotos que não mudam você está deixando de fazer novas boas fotos de momentos que se você não registar ninguém vai ver". Aquela foi um grande lição que carrego até hoje, pratico, e além disso tento passar aos meus mentorados e alunos. | ||
Nas rodas de conversa em mesas redondas de fotografia se conta um caso que eu não sei se foi real ou fictício, mas seja como for vale o exemplo: reuniram dez fotógrafos com a mesma cena e o mesmo modelo, sem que soubessem, e pediram que fizessem a foto como quisessem. Nenhum dos dez fotografou tampouco parecido um com o outro. A mensagem que tiro disso é que diferente da música, por exemplo onde pode haver muitos bons covers de canções originais e muitas vezes o cover ser melhor que o original, na fotografia isso não é possível. Mesmo que fosse possível, acredito que seja melhor não. Que a gente tenha a consciência de precisar fazer o melhor, e que a gente se contente com algo imutável. Isso pra mim é apenas um dos vários artifícios e característica que há na fotografia. Enxergar a beleza disso é uma oportunidade única de evolução. | ||
Por último mas não menos importante, apenas um adendo: alguém pode citar que a pintura também não poderia ser alterada ou melhorada, mas considero a fotografia a extensão ou a evolução histórica e técnica da pintura. Elas tem o mesmo propósito histórico. | ||
Espero que este artigo sirva para sua reflexão sobre vários aspectos a se considerar nessa maravilhosa arte que é a fotografia. |