Não compre uma 50mm!
16
0

Não compre uma 50mm!

Os motivos para NÃO TER uma lente 50mm, mesmo que os blogueiros e YouTubers digam que você deve ter!

Philipe Martins
0 min
16
0

Os motivos para NÃO TER uma lente 50mm, mesmo que os blogueiros e YouTubers digam que você deve ter!

Email image

Desde antes de comprar minha primeira câmera, e antes de começar trabalhar com fotografia, eu ouvia vários fotógrafos recomendando as lentes 50mm. As famosas “cinquentinhas”. Quando comecei cogitar a ideia de comprar um equipamento profissional, estudar e realizar trabalhos profissionais, o que eu mais ouvia nos vídeos do YouTube, e o que mais lia nos fóruns e blogs de fotografia era: “compre uma 50mm”!
Eu preciso discordar! Mas vou discordar com argumentos! Argumentos de quem comprou uma 50mm no primeiro dia da carreira, e continua afirmando ter sido um erro, mesmo que utilize essa lente diariamente até hoje!
Complicado, confuso? Calma, vou explicar.  

Os argumentos a favor da “50tinha”.

Na maioria das vezes quem argumenta a favor da 50mm para iniciantes, diz que:

  • é uma lente clara, de abertura de diafragma 1.8;
  • tem desfoque bonito;
  • o fotógrafo já começa fotografar com uma lente Prime;
  • baixo peso e volume;
  • facilidade de mercado (compra e vende fácil);
  • versátil (pode ser utilizada pra tudo);
  • ótima para ensaios.

Como eu disse, preciso discordar da indicação. Primeiro ponto: não é possível recomendar uma lente sem explicar o que é, tecnicamente, uma coisa chamada Distância Focal. Mas antes de falar tecnicamente sobre o assunto, vamos abordar de onde vem e pra onde vão esses conteúdos. Vamos lá!

Email image

Blogs, YouTube e grupos de Facebook: essas plataformas de conteúdo são utilizadas por diversos fotógrafos, sejam eles profissionais, amadores; de nível avançado ou iniciantes. O ponto chave é que na maioria das vezes aquele conteúdo e informação é destinado a quem está aprendendo, a quem está começando. Aos profissionais e fotógrafos de nível avançado, por muitas vezes, os conteúdos são específicos e a recomendação de equipamentos é rasa, uma vez que o conhecimento e prática para esses profissionais já não depende de informações superficiais. Resumindo: profissionais não “compram ideias de iniciantes”.
Paralelo a isso grande partes dos produtores de conteúdo nessas plataformas não estão, de fato, interessados nos resultados gerados pelos seus expectadores. O interesse, em geral, está no resultado gerado pela produção do seu conteúdo, logo eles entregam a ideia mais fácil de vender. 

Equivocado e errôneo.
Equivocado e errôneo.

Tamanho do sensor: O “X” da questão.

Dificilmente e muito raramente um fotógrafo (brasileiro ou latino) tem condição de começar fotografar com um equipamento DSLR de sensor Full Frame (35mm), e isso fará toda a diferença na escolha da primeira lente. Como a maioria dos fotógrafos começa trabalhar com equipamentos DSLR com sensores APS-c (1.5x ou 1.6x em relacão ao Full Frame de 35mm) a distância focal é a mesma, mas a cobertura da imagem será equivalente a essa multiplicação. Logo, você não terá com uma 50mm fotografando em uma câmera APS-c, a amplitude de visão real de uma 50mm. Vou explicar utilizando a imagem a seguir:

Email image

Como a área de cobertura do sensor APS-c é menor que a área de cobertura do sensor Full Frame (e as lentes são produzidas com sua distância focal equivalente ao sensor Full Frame), uma 50mm “enxerga” em uma câmera APS-c menos do que em uma câmera Full Frame. E isso é um problema? SIM!

Já ficou claro que a maioria dos fotógrafos iniciantes começam com câmeras equipadas com sensor APS-c, subentende-se que seja também pelo fator custo ($), então é provável, na maioria das vezes, que o iniciante não terá condição ($) de comprar uma lente de cada range, por exemplo: uma G.A. (24mm), uma Normal (50mm) e uma Tele (85 ou 135mm). Geralmente o fotógrafo compra apenas uma 50mm. Foi o que fez o cidadão que vos escreve.

Somado ao fator financeiro, temos que observar que em sua maioria os iniciantes não tem um nicho profissional definido. O que quero dizer é que dificilmente alguém começa na fotografia já sabendo qual caminho trilhar. E contrário ao que dizem os blogueiros e YouTubers, uma 50mm não é uma lente para todas as ocasiões! Ela não é nada versátil! Vá por mim!
Como citamos acima, no parágrafo que fiz a referência ao tamanho do sensor, podemos afirmar que uma 50mm equipada em uma câmera APS-c tem a amplitude de visão de mais ou menos 75 a 80mm (depende da marca, Nikon 1.5x e Canon 1.6x); e em ocasiões de registro de grupos de pessoas ou painéis de decoração, por exemplo, uma “50tinha” se torna um grande problema, e não a solução.
Vejamos os exemplos a seguir:

Fotografia de Festas Infantis: muito comum para quem está começando na carreira. OBS.: Esta foto foi feita com uma lente 35mm em uma câmera com sensor Full Frame.
Fotografia de Festas Infantis: muito comum para quem está começando na carreira. OBS.: Esta foto foi feita com uma lente 35mm em uma câmera com sensor Full Frame.

O exemplo ilustra bem uma situação em que uma lente 50mm se torna um problema, pois a amplitude de visão dela é muito restrita. Seria necessário um recuo de aproximadamente 15 metros, e logicamente nenhum salão de festar normal proporciona ao fotógrafo 15 metros de recuo. Imaginem no momento de cantar “Parabéns”, em que o fotógrafo está confinado entre os convidados e com a necessidade de registrar o (a) aniversariante no painel temático juntamente com a decoração.

Quando tratamos de fotos de grupos de pessoas o problema se repete. A 50mm no sensor APS-c “mostra menos” que no Full Frame que em algumas situações já é um problema, é necessário um recuo fora do normal, o que na maioria das vezes o ambiente não propicia ao fotógrafo. É bem difícil fotografar um grupo de 4 ou 5 pessoas, o que não é incomum em eventos, com uma 50mm em uma câmera APS-c.

Mas a 50mm é ruim?

Não! É um ótima lente! Se o fotógrafo pensa em iniciar seus trabalhos e continuar fotografando ensaios, apenas ensaios externos, eu endosso a indicação e reforço! Vai se dar muito bem! Como a distância focal de 50mm se enquadra na categoria de ‘Normal”, o fotógrafo não terá a distorção côncava das Tele, nem a convexa das Grande Angulares; além disso a perspectiva é a mais próxima do olho humano, mesmo em uma câmera de sensor APS-c.

Mas se o fotógrafo pretende atuar em eventos, estúdio, produtos, festas etc, aí sim a 50mm se torna um problema.

Quando adotar a 50mm? Qual o momento ideal?

Cada profissional tem o seu tempo. Cada profissional se desenvolve profissionalmente de uma forma, mas uma coisa é fato: apenas uma 50mm não trará versatilidade à vida de um iniciante.

Particularmente eu recomendo que a 50mm seja adotada quando você se sentir confortável, mas que essa hora seja a partir de quando você já tiver experimentado uma lente Zoom de range versátil, por exemplo 18–55mm, 24–70mm ou 24–120mm. (Mesmo que este fotógrafo seja autor de um artigo sobre lentes fixas, que você pode ler clicando aqui, o início da fotografia é importante que seja feito com uma variável de distâncias focais, para dentre diversos fatores esteja o da formação da identidade e a praticidade no trabalho).

Fotógrafos profissionais e em nível avançado, eu não só recomendo como reforço a ideia de ter sim, e usar muito, uma 50mm! Uso diariamente, mas já são 5 anos com Full Frame. Quando se está equipado com Full Frame, este artigo pode não fazer sentido, por isso em praticamente todos os parágrafos ressaltei e repeti a questão do sensor APS-c. Realmente escrevi o artigo voltado ao público iniciante e que fotografa com câmeras APS-c/DX.