Ser ou estar acima da média.
4
0

Ser ou estar acima da média.

Eu sou acima da média.

Randall Neto
4 min
4
0
Email image

Eu sou acima da média.

Ué...

Isso significa, em uma primeira análise, apenas que a média é muito baixa.

Quem deu a letra, com a sutileza de sempre, foi o meu Coroa: "Você é acima da média não por ter feito alguma coisa, mas por ter nascido numa casa com mais de dois mil livros na estante".

Meu pai tinha essa coisa dos muitos livros na estante pra minimizar o Chico.

Como se ele não fizesse "mais do que a obrigação".

Quem fascinava o meu pai era o Cartola... morro, lavador de carro...

Aliás, o Cartola usa "cavaste" do jeito certo, enquanto o Cazuza, mete um "S" desnecessário ao final. Na verdade, um s que é meio "x", meio "sh" com uns "is" no meio, algo como "Cavaishshshshteshshshshshshshshs com teushshshshshs péishshsh..."

Cazuza... Zona Sul, Posto 9, aplaudia por do sol, estudou no Santo Inácio, morava numa Cobertura...

Também acima da média, mas também no rumo do "mais que a obrigação".

Seth Godin diz que somos a média das 5 pessoas que nos rodeiam. Coaches costumam dizer para a gente trocar de roda quando percebermos que somos os mais inteligentes da roda... coaches muito fuleiros que escutaram o áudio book de uma versão mal traduzida de alguma coisa costumam dizer para não andar com quem tá quebrado...

Quando se resume tudo a dinheiro a conversa fica ruim. Quando se despreza o dinheiro como indicador, em absoluto, fica ruim igual.

Vale pra livros que leu, lugares pra onde viajou, gosto musical, opinião sobre o Pequi e a Groselha e assim por diante.

Gosto de conviver com gente burra? Tenho dificuldade. Mas quando é uma burrice coerente com o ponto de partida do cabôco, sou só empatia, amor e compaixão e até danço alguma música do Tiaguinho e comento Devóice, se for o caso. Burrice de gente que estudou em colégio particular e comeu mais de 30 danoninhos na vida, tendo a não tolerar.

Gente inteligente não é quem conversa sobre tudo, mas quem consegue levar uma prosa sobre o NADA. Gente burra tem opinião sobre tudo e nunca, jamais, em tempo algum, vai mudar de ideia.

Outro dia, numa reunião geral, uma amiga minha foi elogiada de forma exagerada e anti-sagitariana pelo Grão Vizir dos Sagitarianos e dois dias antes, rasgávamos seda mutuamente um pro outro e eu falei que acho "ok a gente se elogiar e dizer um pro outro que a gente é isso e aquilo... me assusta quando vem gente muito fora da curva e me elogia, diz que eu sou inteligente ou algo assim..."

Pessoas acima da média. Como conviver com elas... como se aproveitar do convívio com elas. Como se tornar acima da média.

Como não cair vítima e réu da sentença do Fernando/Alberto: "Arre, estou farto de semideuses".

Eu costumo usar de exemplo e parâmetro o dia que joguei Master com o Marcos, um amigo do meu tio que acertava tudo. Terminou o jogo, fui perguntar: "Cara, como faz pra saber isso tudo?".

E uns anos depois, quando fui jogar com a turma de uma menina que comecei a namorar, não com uma performance tipo da do Marcos, mas ainda assim, ACIMA DA MÉDIA, ouvi da maioria: "Nossa, que chato... deve ficar em casa decorando o jogo, só pra ganhar, impossível saber isso tudo..."

Acho inclusive que é mais confortável. Ouvi também que o jogo não era pra acertar as respostas, era pra dar risada das respostas esdrúxulas das pessoas... ok. Sigo jogando do jeito errado, fazer o quê?

O bom de ser "assim" é quando você encontra alguém que também é assim.

E você consegue conversar horas sobre o NADA. Sobre tudo. Sobre o que precisa ser dito e sobre o jeito mais eficiente de se dizer isso.

Uma hora, você é atraído por esse tipo de gente... no trabalho, entre os pais dos amigos dos seus filhos, em todo lugar.

O processo de evoluir é deixar gente pra trás e colocar gente nova no vagão. E recolocar gente que também evoluiu. Que mudou de ideia.

Como disse o Michael Jordan ao se reunir com os seus companheiros de time pela última vez como jogador:

"Devemos agradecer pelo passado. Aproveitar o presente. Dar um jeito de fazer tudo acabar bem".

Isso é estar acima da média, inclusive!