Loading...Loading...
11

Não gaste dinheiro para ganhar dinheiro,... ainda

By Cris Resende

Last update at 04/09/2021

Muita gente confunde administração financeira com riqueza. Por isso tanta gente acredita que se fizer um curso de finanças pessoais vai ficar rico. Doce engano.
Os cursos sobre finanças, todos que estão por ai, ensinam diversas técnicas de como administrar seu dinheiro, ensinam os conceitos, mas não ensinam como de fato gerar riqueza.
O que gera riqueza é o trabalho e somente ele é capaz de modificar a realidade financeira de qualquer pessoa.
É através do trabalho que você gera recursos para, depois administrar, o que é de extrema importância, mas não é a causa do acumulo de riqueza.
A administração do seu dinheiro faz parte das premissas básicas para se conseguir enriquecer. É de extrema importância cuidar bem do dinheiro, pois ele representa seu tempo, seu suor, sua dedicação a melhorar a vida das pessoas e em consequência, o mundo.
Saber como fazer isso de maneira apropriada será crucial num longo prazo, pois os resultados podem ser significativamente diferentes no futuro se você utilizar as técnicas adequadas para gerir seu dinheiro. Em linhas gerais, o resumo te tudo que está disponível é a popular frase: "quem guarda tem, quem não guarda fica sem".
O modo com que você vai fazer isso vai determinar os seus resultados no futuro. Mas de nada adianta você saber de tudo e não possuir a premissa básica de gerar valor através do seu trabalho. Por isso não se iluda com promessas rasas.
Muitos coachs financeiros só fizeram grana ensinando sobre finanças, vendendo cursos dizendo que eles vão deixar as pessoas ricas ensinando como cuidar do dinheiro. Isso muitas vezes leva a frustração pois muitos cursos nem se quer é explicado a origem da riqueza e do dinheiro, o que isso realmente significa, ensina-se somente a teoria, ensina-se somente a cuidar de algo que é apenas uma ideia.
E que utilidade tem um curso que vai te ensinar a operar no mercado financeiro sem que você tenha dinheiro para aplicar? Então, antes de procurar qualquer curso de finanças e aprender os termos e a técnica, potencialize seus ganhos. Ajude mais pessoas, pulverize seu conhecimento e gere valor com ele, em qualquer área que desejar atuar.
Aí sim, depois de ter armazenado uma quantidade de energia suficiente para fazer os primeiros aportes, pense em começar a ouvir alguém pagando por isso. Nesse interim, assista vídeos no youtube, acompanhe pessoas que falam coisas com as quais você concorda, mas resista ao ímpeto de comprar qualquer curso. Desfrute de tudo que seja gratuito, o que é já bastante coisa, dedicando algum tempo diário para isso.
Entender de finanças é investimento de longo prazo e não vai acontecer da noite pro dia. Administração financeira é preservação de patrimônio. Somente. A não ser que você seja um gênio muito dedicado ao assunto, ficar rico investindo não é o que vai acontecer. Muito pelo contrário. Os riscos são grandes para ganhos maiores, tem que saber o que está fazendo, não pode haver erros, caso contrário é o seu dinheiro e o patrimônio da sua família dos filhos que você tem ou que ainda terá, vai para o espaço. Não arrisque se não tem total domínio. 
Existem muito material disponível na internet, muito mesmo. Nela é possível aprender com os melhores do mundo. Encontre-os sempre com os olhos bem abertos a fim de evitar os vendedores de Torre Eiffel. Mas antes de sair a procura dos seu próximo mentor, tenha boas dúvidas. Pesquise sozinho, comece a construir sua base de conhecimento, não chegue cru diante de um expert. Suas chances de falhar serão grandes se assim o fizer. Não importa o preço, caro ou barato, tenha certeza das suas dúvidas e faça boas perguntas. Só assim um curso não será um dinheiro desperdiçado.
Utilizar esse conhecimento é crucial para clarear os conceitos sobre o dinheiro em sua vida. 
Também é se esforçando, estudando sobre o assunto que você vai ganhar mais dinheiro. Nada que vem fácil permanece. Esse é um trabalho de longo prazo que envolve muito mais transpiração do que sorte ou destino.
Se você não está satisfeito com a sua recompensa, tem que analisar bem de perto a maneira que você faz seu trabalho multiplicado pelo número de pessoas que você atende com ele.
Conhecimento é poder e nós temos esse conhecimento humano disponível de maneira absurda. Esse conhecimento deve ser usado para melhorar seu trabalho, evoluir a cada dia e também aprender mais e mais sobre dinheiro.