24/11 | Dia da Carmérnère
2
0

24/11 | Dia da Carmérnère

Foi no dia 24/11/1994 que  Jean-Michel Boursiquot (estudioso e pesquisador de vinhas) e Claude Valat (enólogo) descobriram que muitas da videiras chilenas que eram identificadas como Merlot, eram na verdade videiras de Carmèrnère. 

Gabriela
1 min
2
0
Dia 24/11 comemora-se o dia da Carmérnère! Uma uva de paladar peculiar mas que com certeza tem um lugar especial no mundo dos vinhos!
Dia 24/11 comemora-se o dia da Carmérnère! Uma uva de paladar peculiar mas que com certeza tem um lugar especial no mundo dos vinhos!

Foi no dia 24/11/1994 que  Jean-Michel Boursiquot (estudioso e pesquisador de vinhas) e Claude Valat (enólogo) descobriram que muitas das videiras chilenas que eram identificadas como Merlot, eram na verdade videiras de Carmèrnère. 

Esta foi uma descoberta fantástica no mundo dos vinhos, pois até então acreditava-se que a Carmérnère havia sido extinta pela filoxera (uma praga que por volta de 1870 destruiu os vinhedos franceses). 

A Carmèrnère é uma uva de maturação mais lenta (normalmente ela amadurece de 4 a 5 semanas após a Merlot) e o "atraso" na maturação de algumas das videiras de Merlot foi o ponto de partida para descobrirem que na verdade elas produziam a deliciosa Carmérnère!

A Carmérnère é uma uva que gosta de verões longos (justamente por sua maturação tardia) e por isso se adaptou ao terroir chileno como se estivesse em casa!

Ela tende a produzir vinhos com taninos mais leves e uma acidez mais acentuada, e por isso harmoniza muito bem com  carnes de porco, de cordeiro, pato, peru e carnes magras grelhadas, além de molhos à base de coentro, salsinha, hortelã e molho pesto. 

Você já teve a oportunidade de experimentar vinhos produzidos com a Carmérnère? O que achou deles?