Entre heróis e vilões.
11
0

Entre heróis e vilões.

Imagine-se em uma seguinte situação; você acorda, toma um banho, se arruma. Dá um beijo na sua família e sai para trabalhar. Durante o seu expediente você é a todo momento achincalhado, confrontado, desrespeitado, não tendo reconhecimento e a...

Rapha passarinho
3 min
11
0

Imagine-se em uma seguinte situação; você acorda, toma um banho, se arruma. Dá um beijo na sua família e sai para trabalhar. Durante o seu expediente você é a todo momento achincalhado, confrontado, desrespeitado, não tendo reconhecimento e apoio de ninguém!! Imagine realizando uma tarefa que pode a qualquer momento ser desfeita pelos seus superiores? Imagine trabalhar em algo aonde você tem todos as suas atitudes questionadas, em jornadas exaustivas, correndo todos os minutos do seu dia risco de morte. Já se imaginou nessa tarefa??? Conseguiria??

Bom meu caro amigo bem-vindo ao mundo dos policiais brasileiros.

Não consigo enxergar nenhuma outra profissão tão maltratada, desrespeitada e mal vista como o policial brasileiro. Não vejo comparativo com nenhum outro país, a forma que a nossa polícia é demonstrada. Tanto nacionalmente como mundialmente.

Constantemente detratada e jogada contra a população por 90% dos órgãos da sociedade,  somado a um judiciário que com suas leis, solta o bandido logo após a sua prisão, e incentiva cada vez mais a impunidade, transformando o policial num mero exugador de gelo, e uma imprensa que só mostra o lado ruim. Nosso país cultua a criminalidade e demoniza a lei.

De verdade meu amigo, ser policial no Brasil é apenas para quem ama é apenas para quem realmente tem vocação. Não vou aqui apenas dizer que tudo são flores porque sabemos que dentro da tropa existem maus profissionais e pessoas totalmente despreparadas para função, mas sabemos também que isso ocorre em todas as outras profissões do mundo.  A grande maioria é composta de gente honesta e que ama profissão, não vejo nada mais nobre do que arriscar a própria vida diariamente contra tudo já citado acima para defender o próximo. Inexplicável como um país com os maiores recordes de assassinatos em números absolutos do mundo, não enaltece a única força capaz de evitar essa barbárie ou pelo menos tentar, mesmo com todas as amarras impostas. Grande parte da culpa por isso, e maior incentivadora da população contra a polícia é a mídia. Temos dezenas de exemplos de ações políciais que foram retratadas de forma ruim e criticadas pelos  "especialistas" e suas matérias sempre em defesa do bandido. Contra tudo isso, ainda somado a um direitos humanos, totalmente favorável a vida dos bandidos e contra as vítimas. Ou seja é tudo contra.

Contrastando com o exemplo americano. 

Ser policial nos Estados Unidos é motivo de orgulho para população, as crianças admiram como heróis os policiais, ser vizinho de um policial americano é  questão de orgulho e respeito mesmo que também exista alguns percalços e também maus profissionais.  Mas no geral são tratados como devem ou seja são tratados como heróis.

Aqui com todos os fatos, temos a receita para um grave problema que o policial brasileiro vive. A tropa está doente!!!!

Literalmente doente, a carga emocional enfrentada por um policial brasileiro, é superior a um trauma ou equiparado a um trauma sofrido em grandes guerras e conflitos armados. O policial brasileiro é constantemente assediado, moral e muitas vezes fisicamente, nunca houve tanto afastamento e suicídio dentre todas as polícias do mundo como a brasileira.

O número é assustador.

Baseado no relatório anual do Fórum Brasileiro de segurança pública divulgado em outubro de 2020, o número de policiais que tiraram a própria vida é maior do que o número de mortos em serviço. De acordo com o relatório no ano de 2019 65 policiais militares e 26 civis cometeram suicídio. Contra 56 militares e 16 civis mortos em serviço. 

É humanamente impossível seres humanos absorverem  uma carga de estresse diário e conseguir realizar o seu trabalho com eficiência. Por isso, vemos diariamente situações de abuso de autoridade, agressões, truculência, violência na abordagem e muitas vezes assassinatos.

Não estou aqui fazendo um juízo de valor e dizendo que todos são bonzinhos, não, sabemos que existem muitas pessoas ruins e maus profissionais nesse meio, mas a grande maioria são de cidadãos honestos que só querem desempenhar o seu papel e por vocação escolheram servir e proteger o próximo mesmo custando a própria vida.

Ser policial deveria ser motivo de orgulho em um país tão carente e violento como o nosso e valorizar a classe pois estão cada vez mais no limite da sanidade.

Então gostaria que esse texto, no fundo, fosse uma homenagem para estas pessoas. E para que elas saibam que mesmo que queiram passar a impressão, e que queiram jogar a população contra, saberem que também a grande maioria ainda a apoia. A você meu muito obrigado, que escolheu ser um herói mesmo pintado de vilão.