Loading...Loading...
0

#Desafio 1 - Minha amada Belford Roxo

By BRUNO NASCIMENTO

Last update 2 weeks ago3 Min.

Um amigo meu me desafiou a escrever sobre o lugar em que eu cresci e eu aceitei. Vamos lá então.
Sim eu sou de "Bel"! Não nasci, mas fui criado aqui. Na verdade estou aqui desde os dois anos de idade. Quando digo isso muitos dos meus amigos que não moram aqui olham pra mim com cara de espanto, as vezes despeito, muitas vezes desprezo, mas na boa não ligo!
Não ligo porque parte da pessoa que sou só é assim porque essa cidade me ensinou desde cedo que a vida não é fácil! Pra mim uma hora é transito rápido sabe? Quando criança tive a oportunidade de brincar em rua de bairro, com um monte de bicho em volta, porco, galinha, bode, boi.... Agora você deve ter dado um sorriso, mas é verdade. Sabe o que é mais interessante nisso? Eu não trocaria minha infância em Bel com a de ninguém na Barra ou Zona Sul, pq sim, eu corri atrás de pipa (só por correr, nunca gostei de soltar), eu joguei gude ou rodei peão, eu joguei pique tudo, pega, lateiro, alto, esconde....
Não ache que eu não vou mencionar a violência, aqui de fato é, mas não em todo o lugar como as pessoas pintam. Como toda cidade no Rio de Janeiro tem os lugares violentos e os não tão violentos assim. Eu dei a sorte de morar em um lugar que não tinha tantos crimes ocorrendo toda hora, não por acaso o primeiro fuzil que vi na vida foi no Rio de Janeiro e não aqui.
Sei que pra quem não é do Rio vai jogar no google Belford Roxo e clicar em notícias, e sim você vai ver que aqui tem bastantes problemas, tráfico, milícias, pobreza... Mas posso te falar o que você não vai ver? Você não vai enxergar o número de pessoas que acordam as 04:00 para pegar um ônibus lotado e ir para o trabalho, que começa as 08:00. Você não vai ver as pessoas que passam as noites de sábado nas praças da região, comendo, bebendo e se divertindo em lugares simples, mas bem aconchegantes. Você não vai ver notícias dos alunos das escolas que dão duro por um "futuro melhor".
Sabe qual é a melhor parte de "Bel"? De longe é quem mora aqui. Hoje minha rua é asfaltada, tenho hospitais por perto, escolas com uma estrutura digna entre outras coisas. Mas o que não mudou no lugar onde vivo é a vontade das pessoas de vencer. Como eu já disse, ninguém quer vir pra cá, mas conheço muitos que não querem sair também!
Já ia esquecendo, o lugarzinho pra ter bicicleta como Belford Roxo, acho que aqui é mais avançado que outros lugares sobre a questão de economia em combustível fóssil!
Enfim, pode parecer absurdo o que vou dizer, mas eu gosto daqui. Aqui eu vivo e vivi as maiores felicidades e decepções da minha vida. Vou ficar aqui pra sempre? Não! Mas tenho vergonha daqui? Nem perto disso!
Como escrevi acima, parte do que sou foi formado assim por causa dessa cidade e tenho orgulho em dizer que sim, sou Belforoxense! 
Não espero que você queira sair correndo pra conhecer minha cidade, na boa, gostar daqui é pra poucos, mas os que gostam nunca esquecem e sempre a tem guardada no fundo do peito!
Se você quiser me desafiar a escrever um texto sobre qualquer coisa ou tema só comentar aqui ou me mandar no Instagram.